Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 29 de julho de 2011

AMIGOS DA PALAVRA

Sim Senhor, eu creio firmemente. (Jo 11, 19-27)

Podemos acreditar, sem nenhum medo, na vida que Deus nos dá. Diante dEle todo o negativo perde a sua força. Em Deus tudo é vida, tudo é amor. Viver a vontade de Deus é estar aberto ao seu amor. Diante dos acontecimentos do dia, escolha a vontade de Deus. Creia que tudo é por amor, mesmo a dor. Quem crê nEle não será decepcionado.

EVANGELHO DIÁRIO

SANTO DO DIA: Santa Marta; São Lázaro; Bem-aventurado Urbano II, Papa e Confessor

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 11,19-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá". 23Respondeu-lhe Jesus: "Teu irmão ressuscitará". 24Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia". 25Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?" 27Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".

- Palavra da Salvação.
- Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,38-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' 41O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.'

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por Beato John Henry Newman (1801-1890)
Teólogo, Fundador do Oratório em Inglaterra - Sermão «The Tears of Christ at the Grave of Lazarus»

Marta respondeu-Lhe: «Sim, ó Senhor; eu creio»

Cristo veio ressuscitar Lázaro, mas o impacto desse milagre tornou-se a causa imediata da Sua prisão e crucifixão (cf. Jo 11,46ss.). [...] Ele bem sentia que Lázaro voltava à vida pelo preço do Seu próprio sacrifício; sentia-Se descer ao túmulo de onde tinha de tirar o amigo; sentia que Lázaro tinha de viver e que Ele próprio tinha de morrer. As aparências inverter-se-iam: haveria um festim em casa de Marta (cf. Jo 12,1ss.), mas a última Páscoa de tristeza caber-Lhe-ia a Ele. E Jesus sabia que aceitava totalmente essa inversão: Ele tinha vindo do seio de Seu Pai para resgatar com o Seu sangue todo o pecado dos homens e assim fazer sair do túmulo todos os crentes, como fez com Seu amigo Lázaro ? fazê-los voltar à vida, não durante algum tempo, mas para sempre. [...]

Face à amplitude do que pretendia fazer nesse acto de misericórdia único, Jesus disse a Marta: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em Mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em Mim não morrerá para sempre.» Façamos nossas estas palavras de consolo, quer face à nossa própria morte, quer face à dos nossos amigos: onde houver fé em Cristo, aí estará Ele em pessoa. «Crês nisto?», perguntou Ele a Marta. Quando um coração pode responder como Marta: «Sim, creio», nele Cristo torna-se misericordiosamente presente. Ainda que invisível, Ele está lá, mesmo junto de um leito de morte ou de um túmulo, sejamos nós que agonizamos ou sejam os nossos entes queridos. Que o Seu nome seja bendito! Nada nos pode tirar essa consolação. Pela Sua graça, temos tanta certeza de que Ele está lá com todo o Seu amor como se O víssemos. Depois da nossa experiência do que aconteceu a Lázaro, não duvidaremos um instante sequer de que Ele está cheio de atenções para connosco e de que está ao nosso lado.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

HOJE... ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Hoje, dia 28 de julho, como de costume, vamos nos unir para adorar a Jesus Sacramentado. Como vimos em posts anteriores, Adorar a Deus é reconhecê-lo com Deus.

Então, hoje às 19h00min, na Igreja de São Francisco de Assis, vamos nos unir para Glorificar a Jesus.

Grato por a sua presença…

Coord. Júnior

AMIGOS DA PALAVRA

Tirar do tesouro do coração coisas novas e velhas. (Mt 13, 47-53)

Teu passado deve servir hoje para a glória de Deus. Você sabe o quanto Deus agiu na sua vida durante esse tempo. O que foi errado deve servir para lhe ajudar a ser melhor. Viva bem o momento presente na certeza que um passado redimido por Deus, ajuda a muitos. Se não entregou seu passado a Ele, ainda está em tempo. Uma boa confissão é fundamental. A sabedoria que existe em você brilhará para todos.

EVANGELHO DIÁRIO

SANTO DO DIA: São Vitor I, Papa; São Sansão - Século VI

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,47-53
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?' Eles responderam: 'Sim.' 52Então Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.' 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor



Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Catarina de Sena (1347-1380)
Terceira Dominicana, Doutora da Igreja, co-Padroeira da Europa - Diálogo, cap. 39

«Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida» (Jo 3,36)

[Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer:] No dia do juízo final, quando o Verbo, Meu Filho, revestido da Minha majestade, vier julgar o mundo com o Seu poder divino, não virá como aquele pobre miserável que era quando nasceu do seio da Virgem, num estábulo, no meio dos animais, ou como morreu entre dois ladrões. Nessa altura o Meu poder estava escondido n'Ele; como homem, deixei-O sofrer penas e tormentos. Não é que a Minha natureza divina estivesse separada da natureza humana, mas deixei-O sofrer como homem para expiar os vossos pecados. Não, não é assim que Ele virá no momento supremo: Ele virá com todo o Seu poder e todo o esplendor da Sua própria pessoa. [...]

Aos justos, inspirará um temor respeitoso e, ao mesmo tempo, um grande júbilo. Não é que a Sua face mude: a Sua face é imutável, em virtude da natureza divina, porque Ele é um coMigo; e, em virtude da natureza humana, a Sua face é igualmente imutável, uma vez que assumiu a glória da ressurreição. Ele parecerá terrível aos olhos dos condenados, porque os pecadores vê-Lo-ão com o olhar de medo e perturbação que têm dentro de si próprios.

Não é isso que se passa com a visão doente? No sol brilhante vê apenas trevas, enquanto o olho são vê nele a luz. Não é que a luz tenha algum defeito; não é o sol que muda. O defeito está no olho do cego. É assim que os condenados verão o Meu Filho: entre trevas, ódio e confusão. Será por culpa da sua própria enfermidade e não por causa da Minha majestade divina, com a qual o Meu Filho aparecerá para julgar o mundo.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

AMIGOS DA PALAVRA

Buscar os tesouros de Deus. (Mt 13, 44-46)

Viver esta vida em função do Reino de Deus é o maior investimento que alguém pode fazer. Na vida experimentamos pequenas riquezas e algumas pérolas. Mas existe uma riqueza imensa e muito mais valiosa que Deus quer entregar para quem é capaz de se entregar todo a Ele. Tenha coragem... você é capaz de gestos grandiosos. Basta amar.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

AMIGOS DA PALAVRA

Ver Jesus. (Jo 20,1-2.11-18 )

Quem procura ver Jesus sempre o encontra. É Ele quem está naquela pessoa que você encontrará hoje, em quem senta ao seu lado. É Ele naquela pessoa antipática, nas dificuldades que surgirão, num trabalho difícil a ser feito... assim como Madalena, procure por Jesus como Senhor de sua vida. Quem ouve a Palavra e põe em prática vê Jesus. E O vê sempre.

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Igreja Católica é uma Igreja cristã colocada sob a autoridade suprema do papa, bispo de Roma. Seu objectivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o evangelho de Jesus Cristo. Ela não pensa como uma Igreja entre outras mas como a Igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens, o termo "católico" significa com efeito universal em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia e do Novo Testamento, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida à seus fiéis inspirada no evangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo código de direito canónico, ela se compõe, outra sua própria estrutura, de vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas.

No início dos anos 1990, a Igreja Católica contava aproximadamente 928,5 milhões de membros (seja 17,7 p. 100 da população mundial), principalmente na Europa e na América latina mas também noutras regiões do mundo. Sua influência na história do pensamento bem como sobre a história da arte é considerável, notadamente na Europa. Chama-se também a Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana.

NOSSA CELEBRAÇÃO DE SÁBADO


AVISO CONVITE

O Grupo de Orações Terço dos Homens “Mãe Rainha”, convida todo povo de Deus, para participarem da celebração do terço deste sábado dia 23 de julho do corrente ano, às 19h00min na residência do Sr. Cosmo Santana da Silva, situado a Rua Pedro Santana – s/n, vizinho a Igreja de São Francisco de Assis.

E você é nosso convidado todo especial.

Venha e chame mais um irmão para juntos rezarmos por Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe Maria Santíssima.

Contamos com a sua presença.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

LADAINHA DO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS



Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.


R/. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.


R/. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.


Deus Filho, Redentor do mundo,


Deus Espírito Santo,Santíssima Trindade, que sois um só Deus,


Sangue de Cristo, do Unigênito do Padre Eterno, salvai-nos.


Sangue de Cristo, do Verbo de Deus Encarnado,

Sangue de Cristo, do Novo e Eterno Testamento,

Sangue de Cristo, a correr, na agonia, sobre a terra,

Sangue de Cristo, a verter na flagelação,

Sangue de Cristo, a manar na coroação de espinhos,

Sangue de Cristo, derramado na Cruz,
Sangue de Cristo, preço de nossa salvação,

Sangue de Cristo, sem o qual não há remissão,

Sangue de Cristo, bebida e purificação das almas na Eucaristia,

Sangue de Cristo, rio de misericórdia,

Sangue de Cristo, vencedor dos demônios,

Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires,

Sangue de Cristo, virtude dos confessores,

Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens,

Sangue de Cristo, ânimo dos periclitantes,

Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham,

Sangue de Cristo, lenitivo para as lágrimas,

Sangue de Cristo, esperança dos penitentes,

Sangue de Cristo, consolação dos agonizantes,

Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações,

Sangue de Cristo, penhor de vida eterna,

Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório,

Sangue de Cristo, digníssimo de toda glória e honra,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

R/. perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

R/. atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

R/. tende piedade de nós.
V/. Remistes-nos, Senhor, no vosso Sangue,

R/. e fizestes de nós um reino para o nosso Deus.


Oremos. Deus onipotente e eterno, que constituístes vosso Filho Unigênito Redentor do mundo e quisestes ser aplacado pelo seu Sangue, concedei, nós Vo-lo pedimos, que de tal modo veneremos o preço da nossa salvação e por sua virtude sejamos defendidos na terra contra os males da vida presente, que nos seja dado usufruir perpetuamente das alegrias celestiais. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém.





terça-feira, 19 de julho de 2011

Os grandes privilégios do Escapulário

No dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock suplicava a Nossa Senhora ajuda para resolver um problema da Ordem Carmelitana, da qual era o Prior Geral. Enquanto ele rezava, a Virgem apareceu- lhe, trazendo o Escapulário nas mãos, e disse essas confortadoras palavras: "Filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do Inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre".
A Igreja assumiu o Escapulário e fez dele uma das devoções mais difundidas entre o povo de Deus.
Em nossa época de superstições, não é supérfluo esclarecer que o Escapulário está longe de ser um sinal "mágico" de salvação. Não é uma espécie de amuleto cujo uso nos dispensa das exigências da vida cristã. Não basta, portanto, carregá-lo ao pescoço e dizer: "Estou salvo!"
É verdade que Nossa Senhora não pôs condição alguma ao fazer sua promessa. Simplesmente afirma: "Quem morrer com o Escapulário não padecerá o fogo do inferno". Não obstante, para beneficiar-se deste privilégio, é preciso usar o Escapulário com reta intenção. Neste caso, se na hora da morte a pessoa estiver em estado de pecado, Nossa Senhora providenciará, de alguma forma, que ela se arrependa e receba os sacramentos. E nisto a misericórdia da Mãe de Deus se mostra verdadeiramente insondável!
Alguns exemplos atestam de modo eloqüente esta verdade.
Viajando de automóvel em companhia de um bispo, o autor deste artigo viu uma mulher entrar distraída na rodovia e ser esmagada por uma enorme carreta cujo motorista não teve tempo de frear. O bispo mandou parar o automóvel, desceu apressadamente, deu a absolvição sacramental e ministrou a unção dos enfermos à mulher agonizante. Depois comentou comovido: "Ela estava com o Escapulário do Carmo. Certamente foi Nossa Senhora quem providenciou que um bispo estivesse passando por aqui, justo neste momento!"
Um caso diferente - narrado por Dom Marcos Barbosa na obra "O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo" - se passou na Inglaterra. Na hora da morte, um cavaleiro conhecido por sua grande impiedade, em vez de pedir a Deus perdão de seus pecados, blasfemava dizendo: "Quero o inferno e o diabo!" Os presentes, horrorizados, chamaram São Simão Stock, o qual tomou o Escapulário e estendeu- o sobre o blasfemador. Imediatamente este se arrependeu e pediu os sacramentos. Segundo antiga e piedosa tradição, a Santíssima Virgem, aparecendo ao Papa João XXII, prometeu livrar do Purgatório, no primeiro sábado após a morte, todos os que portarem devotamente o Escapulário. Este é o chamado "privilégio sabatino". Para se beneficiar dele é preciso manter a castidade segundo o próprio estado, recitar o Pequeno Ofício da Imaculada ou rezar um terço todos os dias.
E mais: cada vez que o devoto beijar o Escapulário com piedade, fazendo um pedido à Santíssima Virgem, recebe uma indulgência parcial, isto é, a remissão de uma parte das penas que devia cumprir no Purgatório.
Quem usa o Escapulário pode beneficiar-se também de indulgência plenária (remissão de todas as penas do Purgatório) no dia em que o recebe, na festa de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho; de Santo Elias, 20 de julho; Santa Terezinha, 1º de outubro; dos santos carmelitas, 14 de novembro; São João da Cruz, 14 de dezembro; São Simão Stock, 16 de maio

quinta-feira, 14 de julho de 2011

FAÇA SEU PEDIDO A MARIA E PEÇA A GRAÇA QUE DESEJA

NOVENA DA RAINHA DA PAZ

Santa Maria, Mãe de Deus, nós vos proclamamos
a Rainha da Paz,porque recebestes de Jesus o dom da Paz,
quando no Cenáculo, com os discípulos, recebestes o Espírito Santo.
Sois de fato Rainha da Paz, porque sempre cultivastes a bem-aventurança de Jesus:
Felizes os que constroem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Rogai ao Pai que nos envie, por meio de Jesus, o seu Espírito de Paz.
Que este nos ensine a obediência à lei de Deus, a adesão à Sua vontade, o amor aos irmãos,
base para que haja nas famílias e na sociedade, o reino de justiça de amor e paz que Jesus deseja.
Rogai a Jesus por mim nesta hora difícil que atravesso.Alcançai de Jesus para mim este meu insistente pedido.

(Fale com Maria e peça a graça que deseja).Sei que devo produzir frutos de vida e santidade.
Devo ser atuante na Igreja de Jesus.Procurarei trabalhar pelo Reino de Jesus, na sua Igreja.
Buscarei sempre a minha conversão pessoal,pela oração, pela leitura da Bíblia,
pelo jejum, pela confissão mensal para alcançar a paz.

Santa Maria, Rainha da Paz, rogai, por nós. (Dom Ávila, 1995)

CELEBRAÇÃO DE HOJE É NA COMUNIDADE BOQUEIRÃO

Salve Maria!

Hoje quinta - feira dia 14 de julho do corrente ano às 18h30min nossa celebração é na comunidade Boqueirão, Capela de Nossa Senhora da Conceição.

E fica o convite a doto povo de Deus que queirão participar desta renovação da fé.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

TERÇO DOS HOMENS TAMBÉM É INFORMAÇÃO

Reunidos na Casa da Mãe Aparecida

Neste mês aconteceu a III Romaria Nacional do Terço dos Homens, no Santuário Nacional de Aparecida - e reunio mais de 6 mil homens de todo o Brasil reunidos em oração, amor e fé.

O som grave e contagiante das vozes masculinas em oração, cântico e louvor emocionou a todos, pricipalmente àqueles que têm como prática semanal a reza do Terço em suas comunidades. O clima do encontro dos homens foi de muita fé, alegria e gratidão pelas bênçãos de Deus e a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.


O movimento Terço dos Homens é inspirado na Palavra de Jesus: "Vigiai e orai" (Mt 26,41) e tem como principal objetivo promover o encontro de homens de todas as idades para a oração, fortalecimento da fé, vivência cristã e a devoção a Nossa Senhora dentro da família, da comunidade e da Igreja. São muitos os frutos e os testemunhops desse movimento.




E a IV Romaria do Terço dos Homens será realizada no dia 19 de maio de 2012. Esperamos por vocês!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

OS SETE PECADOS CAPITAIS - A SOBERBA

A soberba é o pior de todos os pecados capitais. É o sentimento que leva a pessoa a querer prescindir de Deus e gozar a felicidade, independentemente das divinas disposições. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência e ao pecado original.
Por outro lado, a humildade, o oposto da soberba, é grande virtude, a que mais caracterizou Nosso Senhor Jesus Cristo – “Vinde a mim todos os que trabalhais e eu vos aliviarei (….); aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas” (Mt 11,29) – e também marcou a vida de Nossa Senhora, “a escrava do Senhor” (Lc 1, 38), bem como a de todos os santos da Igreja.
São Vicente de Paulo ensinava que o demônio não pode nada contra uma alma humilde, de vez que sendo ele soberbo, não tem como derrotar a humildade. Por isso, por essa virtude ele foi vencido por Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora, São José, São Miguel e todos os santos.
A soberba consiste na pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens e de suas próprias qualidades. Esquece de que tudo de bom que possui lhe vem por mercê de Deus, como disse São Tiago: “Toda a dádiva excelente e todo dom perfeito vêm do alto e descente do Pai das luzes” (Tg 1,17).
O soberbo se esquece que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus, e que, portanto, Dele depende em tudo. Como disse Santa Catarina de Sena, a pessoa soberba “rouba a glória de Deus”, pois quer para si as homenagens e os aplausos devidos somente a Deus. São Paulo lembra aos coríntios que “não que sejamos capazes por nós mesmos de algum pensamento (sobrenaturalmente bom), como vindo de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus”(2 Cor 3,5). Aos romanos ele disse: “Não queirais ser sábios aos vossos olhos” (Rm 12,16). Aos gálatas: “Porque se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana” (Gl 6, 3).
Da soberba decorrem muitos outros vícios: vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, auto-suficiência, amor próprio, exibicionismo, egocentrismo, etc.
A soberba é, pois, o oposto da humildade. São Leão Magno, Papa e doutor da Igreja, disse que: “A vitória do Salvador dominando o demônio e o mundo, foi iniciada na humildade e consumada na humildade!”
Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram “ser como deuses” (Gen 3,5); Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo Deus, fez-se criatura. Da manjedoura à cruz, no Calvário, toda a sua vida foi na humildade e na obediência. Por isso afirmou que, no Reino de Deus, os últimos serão os primeiros e quem se exaltar será humilhado. Façamos como Santa Teresinha do Menino de Jesus que procurava o último lugar…

ORAÇÃO PARA OBTER A OBEDIÊNCIA

Ó Jesus, que fostes obediente até a morte e morte de Cruz, fazei que eu obedeça de boa vontade aos meus pais e superiores.
Quero lhe obedecer em tudo para vos agradar e imitar a vossa admirável obediência a Maria, a José e até aos vossos algozes.
Consagração
Deus e Senhor meu, consagro-me todo a vós. Tomais, portanto, posse da minha alma, do meu corpo, dos meus sentidos, das minhas faculdades, da minha vontade, da minha liberdade, enfim do meu ser todo.
Vós sois o único bem, o único amável; sede, pois, o meu único amor.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aprendendo a ser humilde com Nosso Senhor Jesus Cristo

Nosso Senhor Jesus Cristo quando lavou os pés dos Apóstolos, convidou-nos à humildade em nossas atitudes perante nossos semelhantes. Os valores de Deus são diversos de muitos outros valores que podemos observar em nossa vida diária. A preocupação em se mostrar maior diante das pessoas, humilhando-as e querendo parecer a elas que temos e somos mais capazes, não significa virtude e nem é agradável a Deus.
Se Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo Deus, estando presente junto ao Pai desde toda a eternidade, humilhou-se, enquanto filho obediente, por amor a nós, e assumiu a condição humana, simples e pobre, como poderemos nós vangloriarmo-nos em face da inferioridade dos outros?
Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou-nos a humildade e a misericórdia, ao procurar os pecadores, perdoando-os – desde que quisessem abandonar os pecados – aceitando-os como filhos muito amados, e mostrando a eles que em Deus encontrariam força pra recomeçar uma nova vida!
Peçamos a Deus a graça de reconhecer que entre todos nós, aquele que for o menor, assumindo a humildade de pedir perdão e querer viver segundo os Mandamentos da Lei de Deus, esse será muito amado e abençoado por Deus e ajudado por Nossa Senhora.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Escolhas Responsáveis

Todos os dias temos muitas oportunidades de fazerescolhas responsáveis, tomar decisões sensatas.Essas escolhas e decisões vão moldar o que nós seremos.Nossa identidade é fortalecida toda vezque tomamos uma atitude pensada.Cada opção que fazemos dá mais consistência à nossaidentidade, as escolhas garantem nossa integridade.Nossa vida pode ser moldada por nós.Basta querermos.

terça-feira, 5 de julho de 2011

A NOSSA CASA PERMANENTE É A DO CÉU


Evangelho segundo S. Mateus 8,18-22: “Vendo-se, pois, Jesus rodeado por uma grande multidão, ordenou que passassem para a outra margem do lago. E, aproximando-se um escriba, disse-lhe: Mestre, eu seguir-te-ei, para onde quer que fores. E Jesus disse-lhe: As raposas têm suas covas, e as aves do céu os seus ninhos; porém o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E um outro dos seus discípulos disse-lhe: Senhor, deixa-me primeiro ir sepultar meu pai. Mas Jesus disse-lhe: Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

A Igreja, fiel à missão dada aos apóstolos, faz-se presente em todo o mundo para batizar e ensinar o amor a Deus e ao próximo, a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Segue o comentário a esse trecho do Evangelho, feito por Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787),bispo e doutor da Igreja (8º Discurso para a novena de Natal):
“O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
Deus é a Sua própria riqueza, porque é o bem infinito. [...] Este Deus tão rico fez-Se pobre ao tornar-Se homem, a fim de nos enriquecer a nós, miseráveis pecadores. É o ensinamento muito claro do apóstolo São Paulo: «De tão rico que era, Jesus tornou-Se pobre para vos tornar ricos pela Sua pobreza» (2Co 8,9). Como?! Um Deus [...] chegar ao ponto de Se tornar pobre? Com que intenção? Tentemos compreendê-la:
Os bens terrenos não passam de terra e lama; todavia esta lama cega de tal modo os homens, que eles deixam de discernir os verdadeiros bens. Antes da vinda de Jesus Cristo, o mundo estava repleto de trevas, porque cheio de pecados: «Toda a carne havia pervertido a sua conduta» (Gn 6,12). Ou seja: os homens tinham obscurecido em si a lei natural no seu espírito gravada por Deus; viviam como animais, preocupados apenas em obter prazeres e bens terrenos, e totalmente indiferentes aos bens eternos. Foi por um efeito da misericórdia divina que o Filho de Deus veio dissipar essas profundas trevas: «Sobre aqueles que habitavam a região da sombra da morte, uma luz resplandeceu» (Is 9,1). [...]
“Mas este divino mestre quis instruir-nos não apenas pela palavra, mas também, e, sobretudo, pelos exemplos da Sua vida. «A pobreza», afirma São Bernardo, «estava ausente do céu; encontrava-se apenas na Terra. Infelizmente o homem não conhecia o seu preço e, à partida, não a procurava. Para torná-la preciosa aos nossos olhos e digna de todos os nossos desejos, que fez o Filho de Deus? Desceu do céu à Terra e escolheu-a como companheira de toda a Sua vida.»
Assim ao refletir sobre o evangelho de São Mateus e a homilia de Santo Afonso de Ligório, peçamos a Deus um coração de carne semelhante ao de Nosso Senhor Jesus Cristo, do qual saiam raios de amor e misericórdia para todos.
Quando uma pessoa, sem nenhuma hipocrisia religiosa, consegue ver Deus como é, ela então se restaura pela ação da graça redentora. Temos que pedir a Nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de sua Mãe Santíssima, que nos transforme e que sejamos instrumentos da Providência para que haja mais autênticos seguidores Dele.
Agradeçamos a Nossa Senhora por tudo quanto Ela obtém para nós, sem nosso merecimento, e peçamos que o Reino de Cristo venha a nós o quanto antes. Amém.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O QUE ENSINA O CATECISMO DA OGREJA CATÓLICA

Diz o nosso Catecismo que: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem “tal como ele é” (1Jo 3,2), face a face: (1Cor 13, 12; Ap 22, 4)”. (§1023)Jesus deixou claro: “o meu Reino não é deste mundo” (Jo 18,36), e falou muito do Céu: “De que vale o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a vida eterna” (Mc 18,36); “ajuntai tesouros no Céu onde a traça e o ladrão não entram…” (Mt 6,20); “os justos resplandecem no Céu” ( Mt 13, 43). Ao moço rico Jesus disse: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, e dá aos pobres, terás um tesouro no Céu” (Mt 18,21).

TERÇO DOS HOMENS DE SANTA CRUZ REALIZA VIGÍLIA NO PRIXIMO DIA 16/07/2011

ARQUIDIOCESE DE NATAL
COORDENAÇÃO DIOCESANA DO MOVIMENTO DO TERÇO DOS HOMENS
Vigília
Do Terço dos Homens com participação da Família na Cidade de Santa Cruz/RN. Que será realizado as 19:30 h do Sábado dia 16/07/2011 às 06:00 h do Domingo.
Programação
19:30 – Procissão (Saindo da Rua Padre Cícero Romão, no bairro Paraíso em direção ao Santuário de Santa Rita de Cássia)
20:00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
21:00 – Lanche
21:30 – Palestra com Padre Vicente sobre Santa Rita de Cássia
22:00 – Louvor
23:00 – Testemunhos
01:00 – Dinâmica
01:30 – Contato com Jesus
02:30 – Testemunhos
03:30 – Palestra “Vós Tornareis Pescadores de Homens”. 1º Secretário: João Claudio
04:30 – Santo Terço dos Homens
05:30 – Considerações Finais e Avisos
06:00 – Café da Manhã Partilhado

Para confirmar sua participação, ligue para o telefone: (84) 9907-3743: falar com o 2° secretario da coordenação diocesana – Manoel Adelino