Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Artigo: Coroa do Advento

Ela é tão simples quanto bonita: um círculo feito de ramos verdes, geralmente de ciprestes ou cedros. Nele coloca-se uma fita vermelha longa que, ao mesmo tempo enfeita e mantém presos à haste circular os ramos. Quatro velas de cores variadas completam uma bela guirlanda que, nos países cristãos, orna e marca há séculos a época do advento.
A esta guirlanda dá-se o nome de Coroa do Advento.
Um antigo costume piedoso
Nos domingos de Advento, existe o piedoso costume de as famílias e as comunidades católicas se reunirem em torno de uma coroa para rezar.
A "liturgia da coroa", como é conhecida esta oração, realiza-se de um modo muito simples. Todos os participantes da oração colocam-se em torno daquela guirlanda enfeitada e a cerimônia tem início, Em cada uma das quatro semanas do advento acende-se uma nova vela, até que todas sejam acesas.
O acender das velas é sempre acompanhado com um canto. Logo em seguida, lê-se uma passagem das Sagradas Escrituras que seja própria para o tempo do Advento e é feita uma pequena meditação. Depois disso é que são realizadas algumas orações e são feitos alguns louvores para encerrar a cerimônia. Geralmente a guirlanda da coroa, bem como as velas são bentas por um sacerdote.
Origem
A Coroa de Advento tem sua origem na Europa. No inverno, seus ainda bárbaros habitantes acendiam algumas velas que representavam a luz do Sol. Assim, eles afirmavam a esperança que tinham de que a luz e o calor do astro-rei voltaria a brilhar sobre eles e aquecê-los. Com o desejo de evangelizar aquelas almas, os primeiros missionários católicos que lá chegaram quiseram, a partir dos costumes dos da terra, ensinar-lhes a Fé e conduzi-los para Jesus Cristo. Foi assim que, criaram a "coroa do advento", carregada de símbolos, ensinamentos e lições de vida.
A forma circular
O círculo não tem princípio, nem fim. É interpretado como sinal do amor de Deus que é eterno: sem princípio e sem fim. O círculo simboliza também o amor do homem a Deus e ao próximo que nunca deve chegar ao fim, se acabar. O círculo ainda traz a ideia de um "elo de união" que liga Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".
Ramos verdes
Verde é a cor que representa a esperança, a vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida terrena. Os ramos verdes lembram as bênçãos que sobre os homens foram derramadas por Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua primeira vinda entre nós e que, agora, com uma esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na segunda e definitiva volta dEle.
Quatro velas
O advento tem quatro semanas, cada vela colocada na coroa simboliza uma dessas quatro semanas. No início a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiência de escuridão do pecado.
À medida em que vamos nos aproximando do natal, a cada semana do Advento, uma nova vela vai sendo acesa, representando cada uma delas uma aproximação mais iminente da chegada até nós daquele que é a luz desse mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é quem dissipa toda escuridão, é quem traz aos nossos corações a reconciliação tão esperada entre nós e Deus e, por amor a Ele, a "paz na Terra entre os homens de boa vontade".
Com esse tempo de preparação, quer a Igreja ensinar-nos que a vida neste vale de lágrimas é um imenso advento e, se vivermos bem, isto é, de acordo com a Lei de Deus, Jesus Cristo será nossa recompensa e nos reservará no Céu um belo lugar, como está escrito: "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam" (1Cor 2, 9). (JSG)

EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: Santo André, Apóstolo; São Cutberto Mayne, presbítero e mártir
Primeira Leitura:Romanos 10,9-18
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 9Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: "Todo aquele que nele crer não ficará confundido". 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: "Quão belos são os pés dos que anunciam o bem". 16Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: "Senhor, quem acreditou em nossa pregação?" 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois "a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo 18
Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
R: Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
R: Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4,18-22
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.' 20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por Liturgia bizantina
Vésperas de 30 de Novembro, Festa de Santo André, o Protóclito
«Vinde Comigo e Eu farei de vós pescadores de homens»
Quando ouviste a voz do Precursor [...], quando o Verbo Se fez carne e trouxe à terra a Boa Nova da salvação, vieste a seguir colocar-te na Sua companhia e ofereceste-te como primícias, como primeira oferenda, Àquele que de imediato deste a conhecer e que apontaste a teu irmão como o nosso Deus (Jo 1,35-42). Roga-Lhe que salve e ilumine as nossas almas [...], André, irmão do corifeu dos apóstolos.
Com a linha da pregação e o anzol da fé, deixaste a pesca do peixe pela pesca dos homens e afastaste do abismo do erro todos os povos; a tua voz ressoa por toda a terra. Vem instruir e iluminar todos aqueles que celebram a tua benigna memória, André, o primeiro a ser chamado [Protóclito] entre os discípulos.
Senhor, imitou a Tua Paixão aquele que Te seguiu igualmente na morte e, pela cruz, pescou do abismo da ignorância aqueles que por lá vagueavam, a fim de os levar até Ti. Por isso Te suplicamos, Senhor de bondade: por intercessão de André dá a paz às nossas almas.
Alegra-te, André, tu que anuncias por todo o mundo a glória de Deus com a eloquência do céu (Sl 18,2); tu, que foste o primeiro a responder ao chamamento de Cristo e te tornaste Seu amigo íntimo; tu, que imitando a Sua bondade, reflectes a Sua luz por sobre aqueles que habitam nas trevas. Por isso celebramos a tua festa e cantamos: «O seu eco ressoou por toda a terra, e a sua palavra até aos confins do mundo» (Sl 18,5).

terça-feira, 29 de novembro de 2011

FESTIVIDADES DA COMUNIDADE BOQUEIRÃO TERÁ INÍCIO HOJE

Tem início nesta terça-feira (29), as festividades alusivas a Nossa Senhora da Conceição padroeira da Comunidade Boqueirão em Lajes Pintadas. Com o tema: Maria, mulher missionária e o Lema Sejamos missionários como Maria.
A programação de abertura consta de alvorada festiva às 04h00 da manhã, 06h00 terço, 12h00 oficio e  às 18h00 procissão com a Bandeira da Padroeira daquela comunidade saindo da residência de Waltercio e às 19h00 missa de abertura, celebrante Pe. Idalmo Cesar Fernandes.  As celebrações acontecerão sempre às 06h00, 12h00, e 19h00 na capela. A festa será encerrada dia 08 de Dezembro, com missa campal e procissão.

A parte Social será realizada dia 03 de Dezembro com Baile, barracas e Leilão animação das bandas; Mulekeiros e Forró Xegado.
 

EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: São Saturnino, Bispo; São Tiado de Edessa, Bispo
Primeira Leitura: Isaías 11,1-10
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Naqueles dias: 1Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo 71
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,21-24
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.'

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.


Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Afonso-Maria de Ligório
(1696-1787), bispo e doutor da Igreja - 3º Discurso para a novena do Natal
«Escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes
e as revelaste aos pequeninos»
Deus fez-nos nascer depois da vinda do Messias: quantas acções de graças não Lhe devemos! Uma vez operada a redenção por Jesus Cristo, quão maiores são os benefícios que recebemos! Abraão, os patriarcas e os profetas desejaram ardentemente ver o Redentor, mas não tiveram essa felicidade. Eles cansaram por assim dizer o céu com os seus suspiros e as suas súplicas: «Céus, destilai lá das alturas o orvalho, e as nuvens façam chover o Justo! [...] Enviai o Cordeiro soberano da terra» (Is 45,8; 16,1 Vulg). [...] «Ele reinará nos nossos corações e nos livrará da escravatura na qual vivemos miseravelmente. Senhor, faz-nos ver a Tua bondade, e concede-nos a salvação» (Sl 84,8). Quer dizer: «Apressa-Te, Deus misericordioso, a derramar sobre nós a Tua ternura, enviando-nos o objecto principal das Tuas promessas, Aquele que nos virá salvar.» Foram estes os suspiros, foram estas as súplicas ardentes dos santos, antes da vinda do Messias; contudo eles foram privados durante quatro mil anos da felicidade de O ver nascer.
Esta felicidade estava-nos reservada a nós. Mas que fazemos? Que proveito tiramos dela? Sabemos amar este amoroso Redentor agora que Ele veio, que nos libertou das mãos dos nossos inimigos, que nos resgatou da morte eterna ao preço da Sua vida [...], que nos abriu o paraíso, que nos muniu de tantos sacramentos e de tantas ajudas poderosas para que O amemos e sirvamos em paz durante esta vida e nos alegremos para sempre na outra? [...] Minha alma, estarás realmente cheia de ingratidão se não amares o teu Deus, este Deus que quis ser enfaixado para te livrar das cadeias do inferno, pobre para te comunicar as Suas riquezas, fraco para te tornar forte contra os teus inimigos, oprimido pelo sofrimento e pela tristeza para lavar os teus pecados com as Suas lágrimas.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Festa da padroeira do Boqueirão começa amanhã

Tem início nesta terça-feira (29), as festividades alusivas a Nossa Senhora da Conceição padroeira da Comunidade Boqueirão em Lajes Pintadas. Com o tema: Maria, mulher missionária e o Lema Sejamos missionários como Maria.
A programação de abertura consta de alvorada festiva ás 04h00 da manhã, terço, oficio e missa de abertura, celebrante Pe. Idalmo Cesar Fernandes.  As celebrações acontecerão sempre às 06h00 12h00, e 19h00 na capela. A festa será encerrada até 08 de Dezembro, com missa campal e procissão.

A parte Social será realizada dia 03 de Dezembro com Baile, barracas e Leilão animação das bandas; Mulekeiros e Forró Xegado.

 

“A liturgia do advento nos convida a nos preparamos para acolher cristo”, diz Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Aparecida (Segunda-feira, 28-11-2011, Gaudium Press) Ontem, 27, foi o 1º domingo do Advento. Para marcar o início de tão importante período para a Igreja Católica, o arcebispo de Aparecida, São Paulo, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu às 8h, no Altar Central do Santuário Nacional, uma Celebração Eucarística. Em sua homilia, o purpurado explicou que o advento marca para os cristãos o início de um ano novo litúrgico e que neste novo ano o evangelho de destaque será o de São Marcos.
Dom Raymundo destacou ainda que o tempo do advento convida a todos a prepararem-se para a celebração natalina em uma dupla prospectiva. "Na primeira parte do tempo do advento a liturgia convida-nos a nos preparamos para acolher o Cristo que virá no fim dos tempo e levará à plenitude o seu reino ( ...)", disse. Já na segunda parte, que compreende a última semana, antes do Natal, "a liturgia nos convida a contemplar e meditar sobre o mistério da encarnação, o nascimento de Jesus, a primeira vindo do Filho de Deus, ocorrida há mais de dois mil anos", completou.
Conforme o purpurado, no tempo do advento, a liturgia apresenta-nos alguns personagens que devem nos ajudar a iluminar a nossa realidade e a vivê-la segundo o projeto de Deus: Isaias, João Batista, José e a Virgem Maria. "O texto de hoje é uma das mais belas e comoventes orações do Antigo Testamento", afirmou o prelado, explicando que o Evangelho de São Marcos narra parábola do homem que partiu para do homem que partiu para o exterior e confiou a sua casa à responsabilidade de seus empregados, "A parábola alerta-nos para a responsabilidade que temos de, a qualquer momento, sermos chamados a prestar contas a Deus, de nossa vida", disse Dom Raymundo.
Concluindo sua homilia, o cardeal comentou a respeito da nova Campanha para Evangelização cujo lema é "Ele veio curar nossos males". O arcebispo explicou que a campanha deste ano convida os cristãos a abrir o coração "para acolher Aquele que veio habitar entre nós para nos salvar e dar sentido a nossa vida. É por isso que a festa do Natal é um momento de singular importância no trabalho evangelizador. É o momento de aprendizado sobre o significado da nossa existência, de descobrirmos em Jesus, quem verdadeiramente somos", afirmou.
De acordo com a CNBB, o objetivo da Campanha para a Evangelização é coletar fundos que garantam a continuidade do trabalho evangelizador da Igreja Católica no Brasil. A coleta é feita no 3º domingo do Advento.
Com informações da CNBB.

EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: Beato Luís Campos Górriz, mártir; São Sóstenes, discípulo de São Paulo
Primeira Leitura: Isaías 2,1-5
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1 Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3 para lá irão numerosos povos e dirão: 'Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos'; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e argüir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 121
Que alegria, quando ouvi que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!' E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
R: Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!
Jerusalém,cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
R: Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!
Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
R: Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!
Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranqüilidade em teus palácios!
R: Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!
Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: 'A paz esteja em ti!' Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
R: Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,5-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo: 5Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia.' 7Jesus respondeu: 'Vou curá-lo.' 8O oficial disse: 'Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz.' 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: 'Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Boaventura
(1221-1274), franciscano, doutor da Igreja - Sobre o reino evangélico
«Do Oriente e do Ocidente, muitos virão sentar-se à mesa
do banquete no Reino do Céu do Reino»
O Reino dos Céus tem o tamanho de uma caridade sem limites; engloba os indivíduos «homens de todas as tribos, línguas, povos e nações» (Ap 5,9) e ninguém o achará apertado, pois ele espraia-se e a glória de cada um aumenta na mesma proporção. É isso que leva Santo Agostinho a dizer: «Quando muitos tomam parte da mesma alegria, a alegria de cada um torna-se mais abundante, porque todos se arrebatam uns aos outros.» Esta vastidão do Reino está expressa nestas palavras das Escrituras: «Pede-me e Eu te darei os povos como herança» (Sl 2,8); «Do Oriente e do Ocidente, muitos virão sentar-se à mesa do banquete com Abraão, Isaac e Jacob, no Reino do Céu». Nem a multidão de quantos o desejam, nem a multidão de quantos existem, nem a multidão de quantos o possuem, nem a multidão de quantos chegam tornará mais estreito o espaço neste Reino, nem incomodará seja quem for.
Mas porque devo estar confiante ou ter esperança de possuir o Reino de Deus? Devido à generosidade de Deus, que me convida: «Procurai primeiro o Reino de Deus» (Mt 6,33). Devido à verdade que me consola: «Não temas, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino» (Lc 12,32). Devido à bondade e à caridade que me redime: «Tu és digno de receber o livro e de abrir os selos; porque foste morto e, com Teu sangue, resgataste para Deus homens de todas as tribos, línguas, povos e nações; e fizeste deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus; e reinarão sobre a terra» (Ap 5,9-10).

Rito da Coroa do Advento

1º DOMINGO DO ADVENTOComentarista: (Após o Canto de Entrada, depois de o sacerdote acolher a comunidade e antes do Ato Penitencial. OBSERVAÇÃO:A coroa já deve estar no Presbitério, ou se não houver lugar nele, em lugar de destaque, mas nunca em frente ao altar)
Encontramos, hoje, no presbitério, a Coroa do Advento. Hoje começamos a preparação da nossa comunidade e do  nosso coração para acolher Jesus Menino, sinal de nossa grande esperança.
A coroa do Advento é a expressão visual da esperança. O verde simboliza a esperança do povo no Rei que vem. Esperança de que ele seja diferente dos demais, que oprimem, escravizam e dominam. Esperança de um libertador que caminha com seu povo. As fitas vermelhas lembram o amor de Deus por seus filhos e filhas. Os cristãos, preparando-se para sua festa de luz e de vida, a natividade do Salvador,  e passaram a acrescentar uma luz a cada domingo do tempo cristão do Advento. Essas luzes relembram a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da Salvação, a preparação para o Messias pelos profetas e, finalmente, a Virgem que deu à luz a um filho chamado Emanuel: Deus-Conosco.
A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna
Sabendo que as quatro velas representam os principais personagens lembrados no Advento, queremos cantar com a entrada da primeira vela (Entra a vela roxa), lembrando o profeta Isaías, que profetizou a justiça, para que esta profecia aconteça em nossos dias.

    Bênção da Coroa    
    Cel.: A nossa proteção está no Nome do Senhor.
    Todos: Que fez o céu e a terra.
    Cel.: Oremos: Ó Pai, em quem todas as coisas são santificadas, abençoai esta coroa e concedei a nós que usamos seu símbolo a graça de preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Todos: Amém.
    (O celebrante asperge, então, a coroa com água benta). Segue-se o Ato Penitencial.

2º DOMINGO DO ADVENTO    
Comentarista: Mais uma vez, nós nos encontramos diante da Coroa do Advento para recordar o significado deste tempo litúrgico.
Estamos nos preparando para celebrar a festa de luz e de vida: o Nascimento do Salvador! Acrescentamos uma luz a cada domingo deste tempo para que relembremos a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da salvação, a preparação para a vinda do Salvador e o nascimento do Emanuel, Deus-Conosco. A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna.
Portanto, preparemo-nos e estejamos vigilantes para receber o Senhor que nos virá. Roguemos de modo especial a Nossa Senhora, para que a Mãe de todos os homens nos ajude a nos preparar para a vinda do seu Filho que vem!
(Entra a vela verde ou azul) - Lembrando João Batista, acolhemos a segunda vela, que simboliza o pedido de conversão, e pedimos que haja em todos nós um forte desejo de preparar os caminhos do Senhor.
   
   Cel.: (Após acender a vela, faz-se a seguinte oração) Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Por intercessão da Vossa Mãe Santíssima, a Imaculada Virgem Maria, protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.
   Todos: Amém.
   (Segue-se o Ato Penitencial

   
3º DOMINGO DO ADVENTO 

Comentarista: Celebremos mais uma vez o rito da Coroa do Advento e acendamos mais uma das suas velas. Assim, reconhecemos que o Senhor está próximo de nós. Recordemos que a luz destas velas deve espantar as trevas do pecado em nossas vidas e levar-nos a uma conversão sincera e total.
(Entra a vela rosa) - Na terceira vela, pensamos em Maria, a Estrela da Manhã, que anuncia a vinda do Sol da justiça. Para que tenhamos sempre confiança na construção de uma nova sociedade, cantemos
   
   Cel.: (Após acender a vela, faz-se a seguinte oração) Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.
   Todos: Amém.
   (Segue-se o Ato Penitencial

   
4º DOMINGO DO ADVENTO   
Comentarista: Pela última vez, antes de mais um Natal, celebramos o rito da coroa do Advento, que representa a expectativa que a humanidade vive: esperar o Salvador.
Jesus está a caminho de nossa casa. Mas ele é criança e não viaja sozinho. Ele chegará no colo de sua Mãe. Hoje, Nossa Senhora continua indo de casa em casa para oferecer a todos, o presente da vida e da esperança, que é o seu Filho, Jesus Cristo. Olhe para ela e você ficará sabendo como é que se cumpre a vontade do Pai, como é que se recebe o Cristo, como é que nós nos devemos colocar a serviço dos irmãos. Nem eu, nem você merecemos tanta graça. Mas ela virá, e não virá sozinha, porque esta é a missão que o Pai lhe confiou: trazer o Cristo para a nossa casa.
(Entra a vela branca) - A quarta vela lembra o próprio Messias, o Salvador, que é a luz do mundo. Para que ele continue morando em nosso meio, iluminando nossos caminhos, sobretudo os dos mais necessitados, cantemos:
   Cel.: (Após acender a vela, reza-se a seguinte oração ) Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.
   Todos: Amém.
   (Segue-se o Ato Penitencial)


Fonte: Redação Portal Católico

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir; São Maurino, mártir
Primeira Leitura: Daniel 7,2-14
Leitura da Profecia de Daniel:
Eu, Daniel, 2'Tive uma visão durante a noite; eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar, 3e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão, e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: 'Vamos, come mais carne.` 6Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave, e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. 7Depois, eu insistia em minha visão noturna, e eis que apareceu o quarto animal, terrível, estranho e extremamente forte; com suas dentuças de ferro, tudo devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava; era bem diferente dos outros animais que eu vi antes, e tinha dez chifres. 8Eu observava estes chifres, e eis que apontou entre eles outro chifre pequeno, e, em compensação, foram arrancados três dos primeiros chifres; e eis que neste chifre pequeno havia uns olhos como olhos de homem e uma boca que fazia ouvir uma fala muito forte. 9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 11Eu estava olhando para o lado das palavras fortes que o mencionado chifre fazia ouvir, quando percebi que o animal tinha sido morto, e vi que seu corpo fora feito em pedaços e tinha sido entregue ao fogo para queimar; 12percebi também que aos restantes animais foi-lhes tirado o poder, sendo-lhes prolongada a vida por certo tempo. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo: Dn 3,75
Montes e colinas, bendizei o Senhor!
R: Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Plantas da terra, bendizei o Senhor!
R: Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Mares e rios, bendizei o Senhor!

R: Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
R: Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Baleias e peixes, bendizei o Senhor!
R: Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
R: Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!
R: Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,29-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 29Jesus contou-lhes uma parábola: 'Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Subindo de joelhos a Escada Santa

Quando ainda menino, a Providência contemplou-me com um amigo muito inocente. Vez por outra, ele me abordava com um convite um tanto surpreendente: “Vamos fazer uma caminhada a tal santuário? E uma penitência que prometi cumprir em sua companhia…”
- “Que tenho eu a ver com isto”, pensava. Mas, para não contrariar, sempre o acompanhava.
Apenas chegado à Roma, numa Sexta-feira da Quaresma, um colega italiano convidou-me para subir de joelhos a “Scala Santa”.
Tendo bem presente aquele meu amigo de infância, minha reação foi imediata: “Por acaso você fez uma promessa que também eu deverei cumprir?” Não replicou.
A escada à qual me refiro, não é urna escada qualquer. Trata-se daquela do Pretório de Pilatos, que Nosso Senhor Jesus Cristo, depois de flagelado, subiu para ser apresentado ao populacho judeu.
Ela foi trazida no século IV de Jerusalém para Roma, por Santa Helena. Mãe do Imperador Constantino. Encontra-se em frente ao Palácio Laterano que faz um só corpo com a Basílica de São João de Latrão. É um velho costume romano subi-la de joelhos, sobretudo na Quaresma.”
Não podendo recusar tal convite, partimos. Esperava encontrar o local repleto de penitentes. Que decepção! A voragem do mundo moderno arrasta as almas para ambientes avessos à oração e penitência.
Na verdade, ali estavam apenas alguns poucos, entre os quais um homem muito idoso que mal se equilibrava ao passar seus joelhos de um degrau para outro.
Depois de contemplar aquele cenário, entre comovido e enlevado, dobrei os joelhos e iniciei a subida. Já no segundo degrau deparei-me com uma marca saliente. Junto a ela, todos se detinham e osculavam uma placa de vidro. Satisfazendo minha curiosidade, meu companheiro explicou-me: “Trata-se do lugar onde caiu uma gota do Sangue que Nosso Senhor derramou.”
Mais alguns degraus e outras duas placas semelhantes. No último, o vigésimo oitavo, outra placa indicava a presença de mais uma gota do precioso Sangue. Os joelhos doíam-me. Mas pensei de mim para comigo: se por tão pouco sinto tal incômodo, o que não terá sido a dor do Divino Salvador neste passo da Paixão? Ele que tinha o direito de ser obedecido, servido e glorificado, foi coberto de injúrias e transformado em “um leproso no qual nada havia de são”, segundo as palavras da Sagrada Escritura.
Sim, tudo isso e muito mais Ele fez, precisamente há 1950 anos, para nos salvar. Para salvar este homem que sou eu, ou qualquer um de vós, leitores.
(AGENCIA BOA IMPRENSA – ABIM – de 4 de maio de 1983)

AMIGOS DA PALAVRA

Levantei-vos e erguei a cabeça, porque a vossa salvação está próxima. (Lc 21,20-28) 

É mais uma questão de presença que de tempo. É Deus quem está perto de nós. Tristeza e desânimo são sinais de que ainda não abraçamos a Ele. Não perca tempo com aquilo que não tem valor. Fofocas, palavras duras, ingratidão, preguiça ou o mal sofrido, são coisas sem valor diante do amor imenso de Deus. Quem ama ergue a cabeça, sorri e olha o outro nos olhos. Amando seu dia será bem mais feliz.

TERÇO DOS HOMENS DE LAJES PINTADAS VISITA CIDADE DE SÃO PEDRO

  A cidade de São Pedro,  localizada na região do potengi, esteve recebendo nesta noite  de quarta-feira (23) varias caravanas de grupos do terço dos homens para participar do 8º aniversário do Terço dos Homens da quela cidade. As caravanas vindas de varias cidades estiveram sendo acolhidos com sinal de boas vindas a cidade. A festa foi realizada em frente a capela, na  praça Francisco Cabral, a missa  foi celebreda pelo Pároco Ramos vindo da Paróquia de São Paulo Apostólo em São Paulo do Potengi;  o evento reuniu mais de 600 pessoas na avenida prinicipal da cidade. Dentre os grupos do terço dos homens estavam: a cidade de Lajes Pintadas, Barcelona, Rui Barbosa, São Paulo do Potengí, Santo Tomé, Cajazeiras e communidades rurais como, Lagoa do Canto e Lagoa de fora daqula cidade. A coordenação ficou na responsabilidade do articulador Joadelson Faustino que se empenhou tornando a noite abrilhantada para que os fiéis pudessem se sentir a vontade. Após o termino da missa; todos se dirigiram para o Clube da cidade para tomar um lanche promovido pela Coordenação do Terço daquela cidade.
















































 
 Fonte: Barros Preto 24horas- de Lajes Pintadas-RN