Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 22 de junho de 2012

REFLEXÃO DO DIA

"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20 
 
Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia.
Ele começou a conversar com o barbeiro e conversaram sobre vários assuntos.
 
Conversa vai, conversa vem, eles começaram a falar sobre Deus.
 
O barbeiro disse:
"- Eu não acredito que Deus exista como você diz."
 
"- Por que você diz isto?" - o cliente perguntou. 
 
" - Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. 
Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas?
Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas." 
 
O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta para prevenir uma discussão.
 
O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu.
 
Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos.
 
Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia sujo e arrepiado.
 
 Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
 
" - Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem." 
 
"- Como assim eles não existem?" perguntou o barbeiro. "- Eu estou aqui e eu sou um barbeiro." 
 
" - Não!" - o cliente exclamou. "Eles não existem, porque se eles existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está andando ali na rua." 
 
"- Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas" 
 
" - Exatamente!" - afirmou o cliente.  " - É justamente isso. Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo." 

”Deus não prometeu dias sem dor; risos sem sofrimentos; sol sem chuva. Ele prometeu força para o dia; conforto para as lágrimas e Luz para o Caminho…”

Mensagem Postada no Grupo em 21/04/2007

Desconheço o Autor

Reflexão a Evangelgo de hoje - Mt 6, 19-23

Existem valores e valores. Quem é verdadeiramente discípulo de Jesus deve procurar viver segundo a hierarquia de valores que é proposta por ele. Quem tem como centro de sua vida o reino de Deus faz dele o seu tesouro, faz com que ele seja o valor fundamental da sua vida e a partir dele ordena todos os demais valores, de modo que o reino de Deus é o valor absoluto e os demais valores são relativos a ele. Quem coloca os valores do mundo como centro da sua vida vive segundo outra hierarquia de valores, totalmente inversa à proposta por Jesus. Diante do evangelho de hoje somos convidados a rever nossa hierarquia de valores segundo os critérios de Jesus.

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: São Paulino de Nola, Bispo; São João Fisher, Bispo e São Tomás Moro, mártires
Primeira leitura: Segundo livro dos Reis 11,1-4.9-20
Leitura do Segundo Livro dos Reis:

Naqueles dias, 1quando Atália, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, do meio dos filhos do rei, que iriam ser massacrados, e colocou-o, com sua ama, no quarto de dormir. Assim, escondeu-o de Atália e ele não foi morto. 3E ele ficou seis anos com ela, escondido no templo do Senhor, enquanto Atália reinava no país. 4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos quereteus e da escolta, e introduziu-os consigo no templo do Senhor. Fez com eles um contrato, mandou que prestassem juramento no templo do Senhor e mostrou-lhes o filho do rei. 9Os centuriões fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes tinha ordenado. Cada um reuniu seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado, como os que saíam. Vieram para junto do sacerdote Joiada, 10e este entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi, que estavam no templo do Senhor. 11Em seguida, os homens da escolta, de armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até o esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12Então Joiada apresentou o filho do rei, cingiu-o com o diadema e entregou-lhe o documento da Aliança. E proclamaram-no rei, deram-lhe a unção e, batendo palmas, aclamaram: "Viva o rei!" 13Ouvindo os gritos do povo, Atália veio em direção da multidão no templo do Senhor. 14Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os trombeteiros do rei junto dele, e todo o povo do país exultando de alegria e tocando as trombetas, Atália rasgou suas vestes e bradou: "Traição! Traição!" 15Então o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam a tropa: "Levai-a para fora do recinto do templo e, se alguém a seguir, seja morto à espada". Pois o sacerdote havia dito: "Não seja morta dentro do templo do Senhor". 16Agarraram-na e levaram-na aos empurrões pelo caminho da porta dos Cavalos até o palácio, e ali foi morta. 17Em seguida, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18Todo o povo do país dirigiu-se depois ao Templo de Baal e demoliu-o. Destruíram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote Joiada pôs guardas na casa do Senhor. 20Todo o povo do país o festejou e a cidade manteve-se calma.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 132
- O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: "Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!

R: O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.
- Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!"

R: O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.
- Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: "Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"
R: O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.
- "De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!"
R: O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,19-23
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5, 3)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19"Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.
- Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Cesário de Arles
(470-543), Monge e Bispo - Sermão 32, 1-3; SC 243

«Onde estiver o teu tesouro, aí estará também
o teu coração»
Deus aceita as nossas ofertas de dinheiro e apraz-lhe que dêmos aos pobres, mas com esta condição: que todo o pecador, quando oferecer a Deus o seu dinheiro, ofereça também a alma. [...] Quando o Senhor diz: «Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus» (Mc 12, 17), que quererá Ele dizer, senão: «Tal como dais a César, nas moedas de prata, a sua imagem em efígie, dai também a Deus, em vós mesmos, a imagem de Deus» (cf Gn 1, 26)?
Assim, e como já bastas vezes dissemos, quando distribuirmos dinheiro aos pobres, ofereçamos a nossa alma a Deus de forma a que, onde estiver o nosso dinheiro, possa também estar o nosso coração. De facto, por que nos pede Deus que demos dinheiro? É seguramente porque sabe que lhe temos um apreço especial e que não deixamos de pensar nele; e porque sabe que, onde tivermos o dinheiro, teremos também o coração. Eis porque Deus nos exorta a construir tesouros no céu através de dádivas feitas aos pobres; é para que o nosso coração vá até onde tivermos enviado o tesouro e para que, quando o sacerdote disser: «Corações ao alto», possamos responder de consciência tranquila: «O nosso coração está em Deus».

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sagrado Coração de Jesus


Oração do Papa Bento XVISagrado Coraçao de Jesus_.jpg
 Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. (…)

        Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos afligidos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século.

        Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar  mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante, e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.

(Oração do Papa Bento XVI para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe)

LITURGIA DIARIA

SANTO DO DIA: Sagrado Coração de Jesus; Beato Luís Maria Palazzolo, presbítero; Santa Germana Cousin, virgem
Primeira leitura: Oséias 11,1.3-4.8c-9
Leitura do profeta Oséias:

Assim diz o Senhor: 1"Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo Is 12
- Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
R: Com alegria bebereis do manancial da salvação.

- E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
R: Com alegria bebereis do manancial da salvação.

- Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!"

R: Com alegria bebereis do manancial da salvação.

Segunda leitura: Efésios 3,8-12.14-19
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos, 8eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério escondido nele, o criador do universo. 10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. 14É por isso que dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior; 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, e que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 19,31-37
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, que sou de manso e humilde coração. (Mt 11, 29)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. 35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: "Não quebrarão nenhum de seus ossos". 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram".

- Palabra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Columbano (563-615)
Monge, fundador de mosteiros
Instruções de S. Columbano, n° 13

«Um dos soldados trespassou-Lhe o peito com
uma lança e logo brotou sangue e água»
Irmãos, sigamos o nosso chamamento: somos chamados pela Vida à fonte da vida; esta fonte não é apenas fonte «de água viva» (Jo 4,10), mas da vida eterna, fonte de luz e de claridade. Com efeito, dela vêm todas as coisas: sabedoria, vida e luz eterna. [...] Senhor, és Tu mesmo esta fonte, sempre e para sempre desejável, e da qual nos é sempre permitido e sempre necessário aurir. «Dá-nos sempre, Senhor Jesus, desta água» para que, também em nós, ela se torne uma fonte de água «a jorrar para a vida eterna» (Jo 4,15.14). É verdade: peço-Te demasiado, como negá-lo? Mas Tu, Rei da glória, sabes dar grandes coisas e Tu mesmo as prometeste. Nada é maior do que Tu e é a Ti próprio que nos dás, foste Tu que Te deste por nós.
É por isso que é a Ti que pedimos [...] porque não queremos receber senão a Ti mesmo. Tu és o nosso tudo: a nossa vida, a nossa luz e a nossa salvação, a nossa comida e a nossa bebida, o nosso Deus. Inspira os nossos corações, suplico-Te, ó Jesus nosso; pelo sopro do Teu Espírito, abençoa as nossas almas com o Teu amor, para que cada um de nós possa dizer com verdade: «Vistes Aquele que o meu coração ama?» (Ct 3,3), porque foi com o Teu amor que fui ferido.
Desejo que essas feridas estejam em mim Senhor. Feliz da alma a quem o amor assim fere ? a alma que procura a fonte, a que bebe e que, no entanto, não cessa de ter sempre sede, mesmo bebendo, nem de ir sempre em busca dela pelo seu desejo, nem de sempre beber, na sua sede. É assim que ela sempre busca amando, pois encontra a cura na sua própria ferida.

Na história do cristianismo há diversos testemunhos da vida dos santos relatando o fenômeno da bilocação.
Destacam-se: São Severo, São Francisco de Assis, Santo Antonio de Pádua, São Francisco Xavier, São Martinho de Porres, São José de Cupertino, Santo Afonso Maria de Ligório, São João Bosco, São Pio de Pietrelcina…
A bilocação pode ser definida como a presença simultânea de uma pessoa em dois lugares diversos. Essa representação pode acontecer de modo sobrenatural, por meio de uma representação sensível, realizada por uma ação extraordinária ou milagrosa de Deus.
Também existe a bilocação preternatural, isto é, por intervenção diabólica, que tem por finalidade realizar alguma obra contrária ao plano divino.
Na obra Principes de théologíe mystique, P. Serafín, diz:
“… a bilocação acontece somente de dois modos: em espírito ou em corpo e alma. Quando tem lugar unicamente em espírito e é acompanhada de aparição, a presença da pessoa é física onde está a pessoa, e é somente representativa onde acontece a manifestação, mas o espírito se apresenta visivelmente revestido de um corpo. Quando a bilocação se faz em corpo e alma, a presença da pessoa é física onde a pessoa aparece e é representativa onde estava.
No primeiro caso, o corpo que o espírito toma para tornar-se visível representa a pessoa que fisicamente está em outra parte. No segundo caso, o corpo parece permanecer no lugar de origem, e as pessoas creem que não se moveu para nada, mas não passa de uma representação da pessoa feita pelo ministério de um anjo, enquanto a pessoa se ausentou em corpo e alma”.
A possibilidade de bilocação não é contestada pela maioria dos estudiosos católicos, nem pela própria Igreja. O problema levantado é somente o de saber se a pessoa está presente em dois lugares, ou se, estando fisicamente em um lugar, aparece num outro, por meio de um corpo emprestado, ou somente por uma visão.
Durante uma reunião dos frades capuchinhos em São Giovanni Rotondo, foi levantada uma dúvida: “gostaria de saber como acontece a bilocação e se a pessoa se dá conta quando ela acontece”.
Pe. Pio de Pietrelcina, tomando a palavra, respondeu: “evidente que sim”, e continuou a sua explicação: “eles não conseguem saber se é o seu corpo ou a sua alma que se movem, mas estão bem conscientes do que se produz e sabem aonde vão”.

Os santos e a bilocação
São Severo (século III)
É considerado um dos fundadores do cristianismo em Ravenna, Itália. Sua vida foi repleta de fatos extraordinários. Estava celebrando a santa missa quando entra em êxtase e por um milagre de bilocação esteve presente na morte do seu amigo São Germano de Modena.

Santo Antonio de Pádua
Conta-se que Santo Antonio salvou o próprio pai da forca. Esse fato aconteceu de modo sobrenatural. Estava pregando na catedral de Pádua, Itália, quando sente a necessidade de socorrer seu pai em Lisboa, Portugal. Ele estava sendo acusado injustamente de assassinato de um jovem.
Para ajudá-lo, Santo Antônio, durante a pregação, cobre a cabeça e permanece em silêncio. Nesse meio tempo aparece em Lisboa e vai até o tribunal para pedir a liberdade de seu pai. Não é atendido, pois o corpo do jovem assassinado fora encontrado no jardim de sua família.
Santo Antonio pede para ir até o cadáver. Ao vê-lo, ordena-lhe, em nome de cristo, que fale o nome de seu assassino. O morto volta, momentaneamente à vida e testemunha não ser o pai de Santo Antônio o assassino. Depois cai novamente morto. Santo Antônio “desperta” no púlpito da Pádua e continua sua pregação.
 
Santo Afonso Maria de Ligório
No seu processo de canonização ficou guardado o seguinte testemunho:
“O venerável servo de Deus, enquanto residia em Arionzo, um lugarejo de sua diocese, em 21 de setembro de 1774 sofreu um desmaio. Ficou por quase dois dias sentado em uma cadeira, descansando em um doce e profundo sonho. Um dos empregados queria despertá-lo. O vigário-geral, Dom Rubino, ordenou que não o tocassem e que permanecessem em constante vigilância em um quarto próximo. Quando finalmente despertou e tocou a campainha, todas as pessoas da casa atenderam. Ao vê-las espantadas, perguntou o porquê daquela reação de todos. Responderam: “Monsenhor, faz dois dias que o senhor não fala, não come e nem dá sinal de vida”.
“Vocês pensavam que eu estivesse dormindo, mas não foi bem isso. Fui assistir o Papa, que agora não se encontra mais na lista dos vivos.”.
Em pouco tempo chega a notícia de que o papa Clemente XIV falecera em 22 de setembro, às oito da manhã, isto é, exatamente na hora em que o servo de Deus havia tocado a campainha. Havia estado em Roma, enquanto seu corpo permanecera em Nápoles, aparentemente quase sem vida.

São Pio de Pietrelcina
Padre Pio de Pietrelcina foi um verdadeiro amigo do céu na terra. Era um humilde capuchinho que, por seu exemplo de vida e santidade, levou milhares de pessoas de volta para Deus.
Um dos principais místicos do século XX, sua vida foi cheia de testemunhos extraordinários: tinha estigmas visíveis nas duas mãos, isto é, feridas recordando as chagas de Nosso Senhor; muitas pessoas desenganadas pela medicina foram curadas por sua oração; grande parte das conversões aconteciam durante a confissão; há relatos sobre o fenômeno da bilocação.
Durante a Segunda Guerra Mundial aviadores das mais diferentes nacionalidades testemunharam o auxílio sobrenatural recebido por meio de Padre Pio. Um desses casos é o de um aviador americano que foi atacado por um avião japonês.
O “avião” – conta o piloto americano – “começou a pegar fogo rapidamente, e fui obrigado a saltar. Quando tentei abrir o pára-quedas, ele falhou. De repente um frade com barba pegou-me nos braços e deixou-me são e salvo na entrada da base aérea”.
É muito conhecida a história da morte de Monsenhor Damiani, vigário-geral da Diocese de Salto no Uruguai, ao qual Padre Pio prometeu assistir no momento de sua passagem para a eternidade; e o humilde capuchinho manteve sua palavra.
Comenta-se que o Padre Pio visitou para consolar o cardeal-primaz da Hungria, refugiado na embaixada americana. Também teria ido à Polônia para confortar o cardeal Wynszynski, vítima da perseguição política dos comunistas.

Padre Eduardo Rodríguez
A Espanha é testemunha da bilocação de um pregador renomado, o padre jesuíta Eduardo Rodríguez. Ele estava pregando na catedral de Toledo e sendo transmitido pela radio Toledo. Ao mesmo tempo, estava pregando outro sermão na catedral de Madrid, irradiado pela Rádio Nacional da Espanha.
Extraído do livro: Católico pode ou não pode? Por quê? – Pe. Alberto Gabarini
 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reflexão ao Evangelho de hoje - Mc 12, 35-37

 A multidão que escutava Jesus nos deixa um grande exemplo: escutava Jesus com prazer. Nós somos convidados a conhecer cada vez mais e melhor quem é Jesus, contemplá-lo a cada dia e a penetrarmos no seu mistério. Isto para nós, antes de ser uma tarefa a ser desempenhada, deve ser causa de grande alegria por termos a oportunidade de participar da vida de Jesus, da sua intimidade, de poder entrar, conduzidos pela graça, no seu mistério e viver em profunda comunhão com ele. Conhecer Jesus deve ser uma fonte inesgotável de prazer para todos nós, um prazer muito maior do que teve a multidão ao escutá-lo.

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: Santo Efrém, diácono e Doutor da Igreja; Beata Maria do Divino Coração de Jesus, virgem; São Medardo, Bispo
Primeira leitura: Segunda carta a Timóteo 3,10-17
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:
Caríssimo, 10tu me tens seguido fielmente no ensino, no procedimento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor, na perseverança, 11nas perseguições e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, Icônio e Listra. E que perseguições sofri! Mas de todas elas o Senhor me livrou. 12Aliás, todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. 13Os homens maus e sedutores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 119
- Tantos são os que me afligem e perseguem, mas eu nunca deixarei vossa Aliança! Vossa palavra é fundada na verdade, os vossos justos julgamentos são eternos.
R: Os que amam vossa lei, têm grande paz!

- Os poderosos me perseguem sem motivo; meu coração, porém, só teme a vossa lei. Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar.
R: Os que amam vossa lei, têm grande paz!

- Ó Senhor, de vós espero a salvação. pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos. Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.
R: Os que amam vossa lei, têm grande paz!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14, 23)
- R: Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?" E uma grande multidão o escutava com prazer.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Gertrudes de Helfta
(1256-1301), freira beneditina - Exercícios, Nº 3; SC 129

«O próprio David chama-Lhe Senhor»
Quem é semelhante a Ti, meu Senhor Jesus Cristo, meu doce amor, tão imenso e grandioso, e que «atende às coisas mais humildes» (Sl 112,6)? «Quem entre os deuses é como Tu, ó Senhor» (Ex 15,11), Tu que «escolheste as coisas fracas deste mundo» (1 Co 1,27)? Quem é como Tu, que fizeste os céus e a terra [...], e queres «encontrar as Tuas delícias com os filhos dos homens» (Prov 8,31)? Como é a Tua grandeza, ó «Rei dos reis e Senhor dos senhores» (1 Tim 6,15), Tu que comandas os astros e «pões sobre o homem o Teu coração» (Job 7,17)? Quem és Tu, que tens à Tua direita «as riquezas e a glória» (Prov 3,16)? [...] Ó amor, até onde abaixas a Tua majestade? Amor, aonde conduzes «a fonte da sabedoria» (Prov 18,4)? Certamente até ao abismo da miséria. [...]
Vem, vem, vem: eu venho, eu venho, eu venho a Ti, amoroso Jesus, que tenho amado, procurado, desejado. Por causa da Tua bondade, da Tua compaixão e do Teu amor, amando-Te «com todo meu coração, com toda a minha alma, com todas as minhas forças» (Lc 10,27), eu me rendo ao Teu apelo

AMIGOS DA PALAVRA

Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. (Mc 12, 13-17)

As escolhas certas custam. Mas escolhas erradas podem custar muito mais. Quem permite que o mundo seja o Deus de sua vida se torna escravo do mundo. Já em Deus não existe escravidão. Mas para escolher Deus, é preciso romper com o jeito do mundo. A escolha deles não combina com exploração, agressão, adultério, vícios ou uma vida afetiva desequilibrada. Hoje existe uma grande confusão. Parece que tudo é permitido. Cuidado. Somos imagem de Deus que é amor. Faça escolhas verdadeiras.

TERÇO DOS HOMENS DE LAJES PINTADAS PARTICIPAM DE PROCISSÃO LUMINOZA EM LAGOA DANTAS

Na ultima terça-feira (05 de junho), a cidade de Lagoa Dantas a 95 km de nosso município esteve recebendo grupo de terço dos homens de diversas cidades do Traíri e Paraíba. Da cidade de Lajes Pintadas o nosso coordenador Manoel Lopes Ferreira Junior esteve se deslocando com sua representativa para o determinado evento quer reuniu mais de 2.000 pessoas em rua pública. Ao chegar à cidade o grupo foi acolhido pelo coordenador do terço local o Sr. Rafael Padilha de Rosado com boas vindas desejando a todos uma boa noite de festa a Maria. 

A concentração religiosa foi realizada na entrada da cidade com acendimento das lamparinas e os cânticos de louvores entoados por representantes do terço dos homens da cidade de Passa e Fica e Serra de São Bento, durante a concentração violeiros e músicos acompanharam o trajeto da festa da procissão luminosa.  Enquanto eram entoados os hinos para darem inicio a caminhada, estivemos registrando caravanas de Santo Antônio, Parnamirim, Monte das Gameleiras, Tangará, Serra de São Bento, Macaíba, Passa e Fica, Santa Cruz (paraíso), Montanhas, Lajes Pintadas, Araruna e Cacimba de Dentro (logradouro). Após as apresentações das caravanas foi realizada a reza do terço pelo coordenador local, dando logo em seguida o inicio da caminhada luminosa a Matriz de Santa Terezinha. A caminhada percorreu 1 km pelas ruas Altas da esperança, João Bizerriu chegando a praça local de Santa Terezinha onde foi realizada a missa pelos párocos   Iranildo Augusto de Passa e Fica e Adécio de Montanhas.




























sexta-feira, 1 de junho de 2012

O pecado nos escraviza e nos separa de Deus

Fazer a vontade de Deus é, antes de tudo, lutar contra os nossos pecados; pois eles nos escravizam e nos separam de Deus.
O pecado nos afasta de Deus
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos mostra toda a gravidade do pecado: “Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado, e nada tem consequências piores para os próprios pecadores, para a Igreja e para o mundo inteiro” (CIC § 1488).
São palavras fortíssimas que mostram que não há nada pior do que o pecado. Por outro lado, o Catecismo afirma que ele é uma realidade.
O pecado está presente na história dos homens. Tudo o que há de mau na história do mundo é consequência do pecado, que começou com Adão e continua hoje com seus descendentes.
Toda a razão de ser da Encarnação do Verbo foi para destruir, na Sua carne, a escravidão do pecado.
O demônio escraviza a humanidade com a “corrente” do pecado. Nosso Senhor veio exatamente para quebrar essa “corrente”. São João deixa bem claro na sua carta: “E vós sabeis que ele apareceu para tomar sobre si os nossos pecados; e nele não há pecado”. (1Jo 3,5). “Para destruir as obras do demônio é que o Filho de Deus veio ao mundo.” (1 Jo 3,8).
Essa “obra do demônio” é exatamente o pecado, que nos separa da união com Deus, e nos rouba a vida eterna.
Com a sua morte e ressurreição triunfante, Jesus nos libertou do pecado e para assim podermos agora viver uma nova vida. É o que São Paulo ensina na carta aos colossences: “Portanto,  se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são lá de cima, onde Cristo está sentado à dextra de Deus” (Col 3,1).
Aos romanos São Paulo garante:  “Não há, pois, agora nenhuma condenação para os que estão em Jesus risto, os quais não andam segundo a carne. Porque a lei do Espírito de vida em Jesus Cristo me livrou da lei do pecado e da morte”. (Rm 8,1-2).
Aos gálatas o Apóstolo diz: “Permanecei firmes, e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão (da lei antiga)”. (Gl 5,1).
Assim como a missão de Nosso Senhor Jesus Cristo foi libertar o homem do pecado, a missão da Igreja, que é o Corpo místico do Senhor, a Sua continuação na história, é também a de libertar a humanidade do pecado e levá-la à santificação. Fora disso a Igreja se esvazia e não cumpre a missão dada pelo Senhor.
A salvação se dá pelo perdão dos pecados; e já que “só Deus pode perdoar os pecados” (cf. Mc 2, 7), Ele enviou o Seu Filho para salvar o povo d’Ele dos seus pecados. Por tudo isso, o mais importante para o católico é a luta contra o pecado; se preciso for “chegar até o sangue na luta contra o pecado” (cf. Hb12,4).
Fonte:Blog Canção Nova (Prof. Felipe Aquino)

A festa do Divino, a descida do Espírito Santo e a conversão dos homens

A origem da Festa do Divino remonta a Portugal no século XIV. As primeiras notícias de sua instituição remontam a 1321.
O convento franciscano de Alenquer começou a celebrá-la sob a proteção da rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.
Na época medieval os Estados e os chefes de Estado, fossem eles monarcas, presidentes de repúblicas aristocráticas, burguesas ou populares faziam questão de promover a religião e os bons costumes.
Eles mesmos, enquanto chefes oficiais do país, praticavam a religião católica, participavam e até promoviam ativamente as devoções.
A Festa do Divino Espírito Santo acontecia no dia de Pentecostes, quer dizer cinquenta dias após a Páscoa.
Ela comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e discípulos presentes no Cenáculo para celebrar a Missa.
“descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.” (Atos, 1, 8 )
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
“De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
“Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
“ Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2, 1-4)
Segundo tradição largamente aceita e promovida pela Igreja, Nossa Senhora estava também no Cenáculo, mas no recinto reservado às mulheres segundo o antigo costume judaico.
O Espírito Santo desceu com forma de línguas de fogo. E ainda segundo a tradição largamente assente desceu primeiro sobre Nossa Senhora e dEla se comunicou aos Apóstolos e aos discípulos.
Por isso na iconografia medieval é comum encontrar a imagem de Nossa Senhora sob o marco da porta que separava o recinto dos homens do das mulheres recebendo o Espírito Santo.
Porém, mais frequentemente ainda encontra-se Nossa Senhora no centro e os Apóstolos no centro na hora de receber o Espírito Santo.
Os festejos do Divino são marcados pela esperança da promessa de Cristo de que o Espírito Santo viria e renovaria todas as coisas.
De fato, esse colossal evento foi o início da pregação da Igreja, da conversão dos povos e da evangelização que deve continuar até o fim dos tempos.
A grande devoção de comemorar a descida do Espírito Santo chegou ao Brasil nas primeiras décadas de colonização.
Hoje, a festa do Divino pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país, do Rio Grande do Sul ao Amapá, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum os elementos sobrenaturais e os símbolos próprios como a pomba símbolo do Espírito Santo e a santa coroa dos reis católicos.
A coroação de imperadores nada tinha a ver com a investidura laica e seca dos chefes de Estado atual, mas era a Igreja Católica que coroava numa cerimônia religiosa e investia reis e imperadores de graças e dons sobrenaturais para exercer bem sua missão de governo, praticando as virtudes de um cristão exemplar.
A coroação mais antiga e mais carregada de simbolismo era a dos reis da França na basílica de Nossa Senhora em Reims.
Quando Clóvis, primeiro rei francês, foi batizado e coroado por São Remígio, uma pomba branca desceu do céu trazendo em seu bico uma ampola com um óleo misterioso, mas considerado santo. Com esse óleo foram ungidos todos os reis da França.
A conversão de Clóvis e sua coroação teve alguma analogia com Pentecostes. O povo todo se converteu e os francos passaram a ser o braço armado da Igreja protegendo os pregadores que levavam o Evangelho aos demais povos da Europa, até então pagãos.
Por tudo isso a França foi chamada “filha primogênita da Igreja”.

Fonte: Blog Orações e milagres medievais