Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 30 de julho de 2012

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: São Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor da Igreja; São Leopoldo Mandic, presbítero; Santa Julita, Mártir
Primeira leitura: Jeremias 13,1-11
Leitura do livro do profeta Jeremias:
1 Isto disse-me o Senhor: "Vai comprar um cinto de linho e põe-no em torno da cintura, mas não o deixes molhar na água". 2 Comprei o cinto, conforme a ordem do Senhor, e coloquei-o à cintura. 3 E a palavra do Senhor dirigiu-se a mim pela segunda vez, dizendo: "Toma o cinto que compraste e tens à cintura, levanta-te e vai ao Eufrates, esconde-o lá na fenda de uma pedra". 5 Fui e o escondi perto do Eufrates, conforme mandara o Senhor. 6 Ora, ao cabo de muitos dias, disse-me o Senhor: "Levanta-te, vai ao Eufrates e retira de lá o cinto que mandei esconder". 7 Fui ao Eufrates, cavei e retirei o cinto do lugar, onde o tinha escondido; mas eis que o cinto tinha apodrecido tanto, que não servia mais para nada. 8 E a palavra do Senhor dirigiu-se a mim, dizendo: 9 "Isto diz o Senhor: assim farei apodrecer a grande soberba de Judá e de Jerusalém; 10 esse povo perverso, que se recusa a ouvir minhas palavras, convive com a maldade no coração e vai atrás de deuses estrangeiros, prestando-lhes culto e prostrando-se diante deles, será como este cinto se une à cintura do homem, assim quis eu que toda a casa de Israel e toda a casa de Judá se unissem a mim, diz o Senhor, para ser meu povo, honra do meu nome, louvor e glória. Mas não ouviram".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo: Dt 32
Da rocha que te deu à luz te esqueceste, do Deus que te gerou não te lembraste. Vendo isso, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.
R: Esqueceram o Deus que os gerou.

E disse: Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não tem fidelidade.
R: Esqueceram o Deus que os gerou.

Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem povo são, através de gente louca hei de irritá-los.
R: Esqueceram o Deus que os gerou.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,31-35
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas (Tg 1, 18)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: "O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos". 33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: "O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado". 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: "Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Josemaría Escrivá de Balaguer
(1902-1975), presbítero, fundador - Homilia em «Amigos de Deus», §§ 8-9

«Até que tudo fique fermentado»
Tenho vontade de recordar a grandeza de actuar com espírito divino no cumprimento fiel das obrigações habituais de cada dia, com essas lutas que enchem Nosso Senhor de alegria e que só Ele e cada um de nós conhece. Convencei-vos de que normalmente não encontrareis ocasiões para grandes façanhas, entre outros motivos porque não é habitual que surjam essas oportunidades. Pelo contrário, não faltam ocasiões para demonstrarmos o nosso amor a Jesus Cristo através do que é pequeno, do normal. [...]
Ao meditar as palavras de Nosso Senhor: «Por amor deles santifico-Me a Mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade» (Jo 17,19), percebemos claramente o nosso único fim: a santificação, isto é, que temos de ser santos para santificar. Simultaneamente, como tentação subtil, talvez nos assalte o pensamento de que muito poucos estamos decididos a responder a esse convite divino, além de nos vermos como instrumentos de muito fraca categoria. É verdade, somos poucos, em comparação com o resto da humanidade e pessoalmente não valemos nada; mas a afirmação do Mestre ressoa com autoridade: o cristão é luz, sal, fermento do mundo e «um pouco de fermento faz levedar toda a massa» (Mt 5,13-14).


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Reflexão ao Evangelho de hoje - Mt 13, 16-17

Todos nós falamos muito em felicidade e todas as pessoas desejam ser felizes. Em nome da felicidade as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que nós encontramos o elemento de análise principal para encontrarmos a causa de tanto sofrimento e tanta dor que estão presentes no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: São Joaquim e Sant'Ana, pais de Maria Santíssima; Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir
Primeira leitura: Eclesiástico 44,1.10-15
Leitura do livro do Eclesiástico:
1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 132
O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: "um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!"
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

- Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: "Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

- "De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!"
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,16-17
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2, 25)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16"Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho
(354-430), Bispo de Hipona (Norte de África), Doutor da Igreja
Discursos sobre os Salmos, Sl 118, nº 20

«Muitos profetas e justos desejaram ver o que estais a ver»
O profeta diz no Salmo: «Minha alma definha na Tua salvação; espero na Tua palavra» (118,81). [...] Que exprime esse anseio senão «a raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus» (1Pe 2,9), cada um em sua época, em todos aqueles que viveram, que vivem e que viverão, desde o início da humanidade até o fim do mundo? [...] É por isso que o próprio Senhor disse aos Seus discípulos: «Muitos profetas e justos desejaram ver o que estais a ver». É pois a voz deles que deve ser reconhecida neste Salmo. [...] Esse desejo nunca cessou nos santos e não cessa, mesmo agora, no «Corpo de Cristo que é a Igreja» (Col 1,18), até que venha «o Desejado de todas as nações» (Ag 2,8 Vulg). [...]
Os primeiros tempos da Igreja, antes do parto da Virgem, tiveram por conseguinte santos que desejavam a vinda de Cristo na carne; e o tempo em que estamos depois da Sua ascensão tem outros santos que desejam a manifestação de Cristo para julgar os vivos e os mortos. Nunca, desde o início até o fim dos tempos, este desejo da Igreja perdeu o seu ardor, a não ser quando o Senhor viveu na terra na companhia dos Seus discípulos.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: Santo Apolinário, Bispo e mártir; São Paulo de Córdoba, diácono e mártir; Santa Margarida, virgem e mártir

Primeira leitura: Isaías 38,1-6.21-22.7-8
Leitura do livro do Profeta Isaías:
1 Naqueles dias, Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: "Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás". 2 Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3 "Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos". Ezequias prorrompeu num grande choro. 4 A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5 "Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: "Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6 vou libertar-te das mãos do rei da Assíria junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção". 21 Então Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 22 Perguntou Ezequias: " E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?" 7 "Este é o sinal que terás do Senhor, de que ele cumprirá a promessa que fez: 8 eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz". De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ele tinha descido.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo Is 38
Eu dizia: "É necessário que eu me vá no apogeu de minha vida e de meus dias; para a mansão triste dos mortos descerei, sem viver o que me resta dos meus anos.
R: Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

Eu dizia: "Não verei o Senhor Deus sobre a terra dos viventes nunca mais; nunca mais verei um homem neste mundo!"
R: Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

Minha morada foi à força arrebatada, desarmada como a tenda de um pastor. Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, mas agora foi cortada a sua trama.
R: Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

Ó Senhor meu coração em vós espera; por vós há de viver o meu espírito, curai-me e conservai-me a minha vida.
R: Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,1-8


- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: "Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!" 3Jesus respondeu-lhes: "Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício', não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.

Os 7 dons do Espírito Santo

Os dons do Espírito Santo são sete:
.

1º. A Sapiência ou Sabedoria é o dom que nos dá forças para elevarmos a mente acima das coisas terrenas e frágeis, e contemplarmos as verdades eternas, isto é, a eterna Verdade que é Deus, saboreá-La e amar a Ele, no qual consiste todo o bem.
2º. O Entendimento é o dom pelo qual nos é facilitada, tanto quanto é possível a uma pessoa mortal, a compreensão das verdades da Fé e dos divinos mistérios, que não podemos conhecer com a luz do nosso entendimento natural.
3º. O Conselho é o dom com o qual, nas dúvidas e incertezas da vida humana,  conhecemos o que mais convém à glória de Deus e à salvação da nossa alma e do próximo.
4º. A Fortaleza é o dom que nos inspira valor e coragem para observar fielmente a santa lei de Deus e da Igreja, vencendo todos os obstáculos e assaltos dos nossos inimigos.
5º. A Ciência é o dom com o qual temos condições de fazer um juízo reto das coisas criadas, e conhecermos o modo de bem usarmos delas e de as encaminharmos para o nosso último fim, que é Deus.
6º. A Piedade é o dom com o qual veneramos e amamos a Deus e aos Santos, e mantemos um ânimo de benquerença para com o próximo, por amor de Deus.
. O Temor de Deus é o dom que nos faz reverenciar a Deus, ter receio de ofender a sua divina Majestade, e, por isso, nos leva a desviar recusar e a combater o mal, incitando-nos ao bem.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reflexão para o dia de hoje -Evangelho de Mt 11, 28-30

Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir

As 7 petições do Pai Nosso

Qual é a oração mais excelente?
A oração mais excelente é o Pai Nosso, que nos foi ensinado pelo próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, porque nela pedimos tudo o que podemos desejar.
Por que chamamos a Deus de Pai?
Chamamos Deus de Pai porque, pelo Batismo, somos verdadeiros filhos de Deus.
Que objeto tem as três primeiras petições do Pai Nosso?
As três primeiras petições do Pai Nosso têm por objeto a Glória do Pai: a santificação de seu Nome, a vinda de Seu Reino e o cumprimento de sua vontade.
Que objeto tem as outras quatro petições?
As outras quatro petições têm por objeto nossa vida: para alimentá-la e para curá-la do pecado; e pedimos também ajuda em nosso combate pela vitória do Bem sobre o Mal.
Por que ao final dizemos “Amém”?
Ao final dizemos “Amém”, expressando nosso desejo de que se cumpra o que pedimos nas sete petições. Assim seja.

As Petições do Pai-Nosso
  A Oração do Pai-Nosso consta de sete pedidos:
1 – Na primeira petição: santificado seja o vosso nome, pedimos que Deus seja conhecido, amado, honrado e servido por todos os homens, e por nós em particular.
2 – Na segunda petição: Por reino de Deus entendemos um tríplice reino espiritual, a saber: o reino de Deus em nós, ou o reino da graça; o reino de Deus na terra, isto é, a Santa Igreja Católica; e o reino de Deus nos céus, ou o Paraíso.
3 - Na terceira petição: seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu, pedimos a graça de fazer em todas as coisas a vontade de Deus, obedecendo aos seus santos Mandamentos tão prontamente como os Anjos e os Santos Lhe obedecem no Céu. Pedimos, além disso, a graça de corresponder às inspirações divinas e de viver resignados à Vontade de Deus, quando Ele nos manda tribulações.
4 - Na quarta petição: o pão nosso de cada dia nos dai hoje, pedimos a Deus o que nos é necessário cada dia para a alma (pedimos a Deus o sustento da vida espiritual, isto é, pedimos
ao Senhor que nos dê a sua graça, da qual a todo o instante temos necessidade) e para o corpo (pedimos o que é necessário para o sustento da vida temporal).
5 - Na quinta petição: perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, pedimos a Deus que nos perdoe os nossos pecados, como nós perdoamos aos que nos ofendem.
6 - Na sexta petição: e não nos deixeis cair em tentação, pedimos a Deus que nos livre das tentações, ou não permitindo que sejamos tentados, ou dando-nos graças para não sermos vencidos.
7 - Na sétima petição: mas livrai-nos do mal, pedimos a Deus que nos livre dos males passados, presentes, futuros, e especialmente do sumo mal, que é o pecado, da condenação eterna, que é o seu castigo.
Amém quer dizer: assim seja, assim desejo. assim peço ao Senhor e assim espero.
Para se alcançar as graças pedidas no Padre-Nosso é necessário rezá-lo sem precipitação, com atenção e acompanhá-lo com o coração.
Devemos rezar o Padre-Nosso todos os dias, porque todos os dias temos necessidade do auxílio de Deus.

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: São João Plessington, presbítero e mártir; São Pedro Crisci de Foligno, Confessor
Primeira leitura: Isaías 26,7-9.12.16-19
Leitura do Livro do Profeta Isaías:

7O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 9Quando vem a noite anseia por ti a minh'alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 12Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 16Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença. 18Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 19Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 102
 - Vós, Senhor, permaneceis eternamente, de geração em geração sereis lembrado! Levantai-vos, tende pena de Sião, já é tempo de mostrar misericórdia! Pois vossos servos têm amor aos seus escombros e sentem compaixão de sua ruína.
R: O Senhor olhou a terra do alto céu.

- As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.
R: O Senhor olhou a terra do alto céu.

- Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.
R: O Senhor olhou a terra do alto céu.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,28-30
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11, 28)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Beata Teresa de Calcutá
(1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade - No Greater Love, p. 53
«Aprendei de Mim porque sou manso e humilde de coração»
Para nos tornarmos santos, precisamos de humildade e oração. Jesus ensinou-nos a rezar e também nos disse para aprendermos, seguindo o Seu exemplo, a ser mansos e humildes de coração. Só alcançaremos uma e outra coisa se soubermos o que é o silêncio. Tanto a humildade como a oração provêm de um ouvido, de uma inteligência e de uma língua que provaram o silêncio junto de Deus, pois Deus fala no silêncio do coração. Esforcemo-nos verdadeiramente por aprender a lição de santidade de Jesus, cujo coração era manso e humilde. A primeira lição dada por este coração é a de examinarmos a nossa consciência, sendo que o resto - amar, servir - surge logo a seguir. Este exame não é exclusivamente da nossa competência, mas releva de uma colaboração entre nós e Jesus. Não vale a pena perder tempo a contemplar inutilmente as nossas misérias; trata-se, isso sim, de elevar o coração a Deus e deixar que a Sua luz nos ilumine.
Se fores humilde, nada te afectará, nem a lisonja, nem a desgraça, pois saberás o que és. Se te repreenderem, não te sentirás desencorajado; e se alguém te disser que és santo, não te colocarás num pedestal. Se fores santo, agradece a Deus; se fores pecador, não te fiques por aí. Cristo diz-te para aspirares muito alto: não para seres como Abraão ou David, ou como qualquer outro santo, mas como o nosso Pai celeste (Mt 5,48). «Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi» (Jo 15,16).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: Santo Henrique, Imperador; Beato Tomás Tunstal, presbítero e mártir; São Silas, Apóstolo
Primeira leitura: Oseias 14,2-10
Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: "Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia". 5"Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão com a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 51
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
R: Minha boca anunciará o vosso louvor! 

- Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei.
R: Minha boca anunciará o vosso louvor! 

- Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
R: Minha boca anunciará o vosso louvor! 

- Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!
R: Minha boca anunciará o vosso louvor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,16-23
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Quando o Paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16, 13; 14, 26)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16"Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Vicente de Paulo
(1581-1660), Presbítero - Conversa de 21/03/1659

«Não sereis vós a falar, mas o Espírito do
vosso Pai é que falará por vós»
Nosso Senhor Jesus Cristo pede-nos a simplicidade duma pomba, que consiste em dizer as coisas com simplesmente, tal como as pensamos, sem reflexões inúteis, e agir com franqueza, sem disfarces nem artifícios, olhando só para Deus; para isso, cada um de nós esforçar-se-á por fazer tudo nesse mesmo espírito de simplicidade, lembrando-se de que Deus gosta de Se comunicar aos simples e de lhes revelar os Seus segredos, que esconde aos sábios e aos entendidos do mundo (Mt 11,25). Mas, ao mesmo tempo que Jesus nos recomenda a simplicidade das pombas, manda-nos ser prudentes como as serpentes, o que é uma virtude que nos faz falar e agir com descrição. [...]
Quando disse aos apóstolos que os enviava como ovelhas para o meio dos lobos, Nosso Senhor disse-lhes que tinham de ser simultaneamente prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Depois acrescentou: «Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais [...] por Minha causa. [...] Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer». Fala em primeiro lugar da prudência e depois da simplicidade; a primeira é para irem como ovelhas para o meio dos lobos, onde corriam o risco de ser maltratados. «Sede, pois prudentes» diz-lhes, «estai atentos e, no entanto, sede simples». «Tende cuidado com os homens»: cuidai de vós segundo a prudência; mas, se fordes levados à presença dos juízes, não vos preocupeis com o que haveis de dizer. É isto a simplicidade. Vede como Nosso Senhor une as duas virtudes de forma que as pratiquemos nas mesmas ocasiões; recomenda-nos que as usemos igualmente e faz-nos ver que a prudência e a simplicidade ligam bem uma com a outra, quando são bem entendidas.

Novíssimos do Homem

Ó Cristão que isto lês, olha que existe um Deus!
… uma alma! … uma eternidade! …
LEMBRA-TE
de teus novíssimos:
MORTEJUÍZOINFERNOPARAÍSO
e nunca pecarás.
1. — Lembra-te … que foste criado somente para amares e servires o teu Deus nesta vida e o possuíres depois eternamente na outra . . .
2. — Lembra-te … que a morte vem chegando a largos passos e, talvez, já está mais próxima do que pensas…
3. — Lembra-te … que brevemente deves prestar conta a Deus de todo o bem que podias fazer e não fizeste, como de todo o mal que devias deixar e não deixaste .. .
4. — Lembra-te … que todo aquele que morrer em pecado mortal vai logo com a alma para o fogo do Inferno, e depois, no fim do mundo, para lá deverá ir também com o corpo …
5. — Lembra-te … que tens só uma alma: salva esta, tudo estará salvo eternamente; perdida esta, tudo estará eternamente perdido …
6. — Lembra-te… que o caminho mais largo é o que leva a perdição, quem quer salvar-se, deve fazer violência a si mesmo e carregar a sua cruz…
7. — Lembra-te … que Deus merece sumo respeito em qualquer tempo e em qualquer lugar; em toda a parte está ele presente e somente dele é que depende todo o teu bem temporal e espiritual…
8. — Lembra-te … que o tempo passa e não volta mais; quanto mais vives tanto  menos para viver te resta: quem vive mal, morre mal .. .
9. — Lembra-te … que deves amar a teu próximo como a ti mesmo. Ai de ti se estiver excitando rixas e desavenças…
10. — Lembra-te … que o Inferno está cheio de pecadores que queriam converter-se, mas que nunca se converteram devéras…
11. — Lembra-te … que quem quer evitar o pecado, deve fugir da ocasião; — as conversações perigosas são redes do demônio…
12. — Lembra-te … finalmente que 
Jesus te está esperando para dar-te o perdão de tuas culpas. — Quem sabe não sejas este o último aviso? …
REFLITA E PENSA A MIÚDO QUE:
1. — As três portas maiores do Inferno são: a desonestidade, o escândalo, o furto.
2. — As três portas principais do Paraíso são: a oração, a sinceridade na Confissão, a frequência dos Sacramentos e da palavra de Deus.
3. — As três coisas principais de que devemos fugir são: as ocasiões perigosas, as más companhias, os olhares e as palavras indecentes.
4. — Os três pensamentos mais salutares são: Deus me vê… Devo morrer!… O prêmio do Paraíso e o castigo do Inferno… são eternos.
5. — Os três nomes que se devem invocar com frequência são: Jesus, Maria, José.
Estou certo que hei de morrer… mas quando?… não sei… Logo devo estar preparado… Apenas houver acabado de expirar, Deus me julgará acerca de toda a minha vida, e a sentença será: ou feliz para sempre no Paraíso, ou infeliz para sempre no Inferno …
De que serve ganhar, ainda que seja todo o mundo, si depois vier a perder-me ?… O pecado é o único e verdadeiro mal que pode haver no mundo!… portanto devo fugir dele.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: São Clemente Inácio Delgado Cebrián, Bispo e mártir; São João Gualberto, monge
Primeira leitura: Oseias 11,1-9
Leitura da Profecia de Oséias:
Assim fala o Senhor: 1"Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo: 80
- Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
R: Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

- Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
R: Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,7-15

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1, 15)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Boaventura
(1221-1274), franciscano, Doutor da Igreja
Vida de São Francisco, Legenda major, cap. 3

«Ide e proclamai que está próximo o reino dos céus»
[O jovem] Francisco assistia devotamente à Missa em honra dos apóstolos; o Evangelho era aquele em que Jesus envia os Seus discípulos a pregar e lhes ensina a maneira evangélica de viver: «Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado». Logo que compreendeu e interiorizou este texto, ficou apaixonado por essa pobreza dos apóstolos e gritou, num transporte de alegria: «É isto que eu quero! É isto que desejo com toda a minha alma!» E, sem mais, tirou os sapatos, deixou cair o cajado, abandonou o alforje e o dinheiro como objectos dignos de repúdio, ficou apenas com uma túnica, e deitou fora o cinto, que substituiu por uma corda: pôs todo o seu empenho em concretizar o que acabara de ouvir e quis conformar-se em tudo com esse código de perfeição, dado aos apóstolos.
Um impulso comunicado por Deus levou-o, desde então, à conquista da perfeição evangélica e a uma campanha de penitência. Quando ele falava [...], as suas palavras eram totalmente impregnadas pela força do Espírito Santo: penetravam até ao mais profundo dos corações e mergulhavam os ouvintes em espanto. Toda a sua pregação era um anúncio de paz, e começava cada um dos seus sermões por esta saudação ao povo: «Que o Senhor vos dê a paz!» «Foi uma revelação do Senhor que me ensinou esta fórmula», declarou mais tarde. [...]
Falava-se cada vez mais do homem de Deus, dos seus ensinamentos tão simples e da sua vida, e alguns, com o seu exemplo, eram tocados por esse espírito de penitência e logo se juntavam a ele e, deixando tudo e vestindo-se como ele, começaram a partilhar a sua vida.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Falece Dom Eugênio Sales

Rio de Janeiro (Terça-feira, 10-07-2012, Gaudium Press) O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro faleceu na noite desta segunda-feira, 9, após sofrer um infarto em sua residência.
De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o velório ocorrerá hoje, 10, na Catedral Metropolitana da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e seu enterro está programado para às 15h da quarta-feira.
O purpurado tinha 91 anos e em 1971 tornou-se Arcebispo do Rio de Janeiro, ficando à frente da Arquidiocese carioca até o ano de 2001.
Biografia de Dom Eugênio Sales
Nascido na cidade de Acari (Rio Grande do Norte), Dom Eugênio entrou para o Seminário Menor aos 11 anos de idade. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza (Ceará), sendo ordenado sacerdote em 21 de novembro de 1943.

cardeal-Dom-Eugênio-de-Araújo-Sales.jpg
Dom Eugênio Sales

Aos 33 anos, em 1954, foi nomeado Bispo Auxiliar de Natal pelo Papa Pio XII. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, onde permaneceu até 1965 com a chegada de Dom Nivaldo Monte. Logo depois assumiu a função de administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador, eleito, quatro anos depois, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, pelo Papa Paulo VI.
Dom Eugênio Sales foi um dos primeiros a implantar o Diaconato Permanente no Brasil.
Em 1969 foi criado Cardeal presbítero pelo Papa Paulo VI, chegando a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano.
No dia 13 de março de 1971, foi nomeado para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde permaneceu até o ano de 2001.
Seu lema episcopal foi inspirado na Epístola de São Paulo aos Coríntios "Impendam et Superimpendar" (2 Cor 12, 15): "De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós".
Com informações da CNBB.

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: São Bento, abade; Santo Idulfo (ou Idolfo), abade; São Pio I, Papa
Primeira leitura: Oseias 10,1-3.7-8.12
Leitura da Profecia de Oséias:

1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: "Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?" 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: "Cobri-nos!" e às colinas: "Caí sobre nós!" 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 105
Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
R: Buscai constantemente a face do Senhor!

- Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
R: Buscai constantemente a face do Senhor!

- Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.
R: Buscai constantemente a face do Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,1-7
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus:

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

REFLEXÃO PARA O DIA DE HOJE

"E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também." Lucas 6.31

O café da manhã que mamãe preparava era maravilhoso! 
Embora fossemos uma família humilde, minha mãe sempre preparava com muito carinho a primeira refeição do dia. Era ovo frito com bacon, outro dia era ovo cozido, depois era pão com linguiça, lingüiça com ovo e pão... Tudo feito com simplicidade. 
Ao acordar, naquela manhã, quando retornei da 'lua-de-mel', para ir ao trabalho, pensei que encontraria a mesa posta, o café da manha preparado. 
Como estava acostumado com a casa da mamãe, pensei que acordaria com aquele gostoso cheirinho que vinha sempre da cozinha lá de casa. 
Olhei para o lado e vi minha esposa, dormindo profundamente. Feito um anjinho - de pedra! Raspei a garganta, fiz barulho tentando acordá-la. 

Nada! 
Fui para o trabalho irritado, de barriga vazia. 
O local do trabalho ficava a uns cinco minutos do apartamento que alugávamos. 
Ao me sentar a mesa de trabalho, sentindo o estômago roncar, abri a Bíblia no seguinte trecho: 'O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também 
a eles' Lucas 6.31.
Disse pra mim mesmo: 'O Senhor não precisa dizer mais nada'.
No outro dia preparei o café da manha e levei na cama para minha esposa. 
Ela acordou com aquele sorriso tão lindo! 
Estamos para completar Bodas de Prata. 
Nesses quase vinte e cinco anos de casamento, continuo repetindo esse gesto sempre que possível. E com muito amor! 
Estou longe de ser um bom marido, mas a cada dia me esforço ao máximo... 
Tenho muito a melhorar, tenho de ser mais santo, mais paciente, mais carinhoso. 
Sinto-me ainda longe disso, pois o modelo que estou mirando é Jesus: Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela' Efésio 5.25
O matrimonio é um desafio, pois a todo o momento temos que perdoar e pedir perdão. 
A cada dia temos que buscar forças em CRISTO, pois, sem Ele, nada podemos fazer (João 15.5) 
Quando Paulo se despedia dos cristãos em Éfeso, citou uma bela frase de Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. ' Atos 20.35. 
Quando se descobre isso no matrimonio, descobre-se o principio da felicidade. 
Por que muitos casamentos não tem ido adiante? 
Porque o egoísmo tomou conta do casal. É o 'cada um por si' que vigora. 
Estamos na sociedade do descartável: copo descartável, prato descartável, etc. Pessoas não são descartáveis, porem, o que não é descartável precisa ser cuidado para ser durável. 

O mundo precisa do testemunho dos casais de que o matrimonio vale à pena! 
E, para que isso aconteça, é necessário um cuidado amoroso e carinhoso por parte do marido e da esposa. 
Ambos têm o dever de cuidar um do outro com renovados gestos de carinho e perdão diariamente. 
É preciso declarar, todos os dias o amor, em gestos e palavras. 
A primeira palavra que sempre digo para minha esposa ao iniciar o dia é: 'Eu amo você'. 
Não é fácil dizer isso às vezes, pois muitas vezes acordo de mal comigo mesmo. 
Então, faço uma oração pedindo ao Espírito Santo e Ele me dá a força do amor para aquele dia. 
Recebo de Deus a força do perdão. 
Faça isso agora também. Declare seu amor! 

Aos solteiros e aos que ainda não se casaram, quero dizer o seguinte: 'Se você estiver pensando em se casar para ser feliz, não se case! Fique como está solteiro mesmo'. Mas, se sua intenção é casar, só se for para fazer alguém feliz, e não para ser feliz, nesse caso case-se e você será a pessoa mais feliz do mundo! O segredo da felicidade é fazer o outro feliz! Quem disse isso foi Aquele que mais entende de felicidade: 'DEUS'.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reflexão - de hoje - Mt 9, 1-8

Onde é mais fácil que vejamos a ação de Deus na nossa vida, quando Deus realiza uma cura ou nos concede alguma graça pela qual suplicamos ou fizemos promessas ou quando ele perdoa os nossos pecados? É claro que ao lermos este texto, afirmamos que é quando ele perdoa nossos pecados, mas a gente não vê as pessoas celebrarem ações de graças quando são perdoadas e sempre vemos celebrações em ação de graças por curas, conquistas e coisas do gênero. Isto tudo nos mostra que intelectualmente sabemos as coisas certas, mas existencialmente vivemos subordinados aos valores do mundo, de modo que somos pessoas divididas entre o que falamos e o que de fato acreditamos. O Evangelho de hoje é para todos nós um convite: precisamos de fato enxergar mais além para valorizarmos mais os verdadeiros dons que Deus nos concede.

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: Santo Antônio Maria Zaccaria, presbítero; Santa Ciprila, mártir
Primeira leitura: Amós 7,10-17
Leitura da profecia de Amós:

Naqueles dias, 10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: "Amós conspira contra ti, dentro da própria casa de Israel; o país não consegue evitar que se espalhem todas as suas palavras. 11Ele anda dizendo: 'Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado de sua pátria, como escravo'". 12Disse depois Amasias a Amós: "Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino". 14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: "Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo'. 16E agora ouve a Palavra do Senhor. Tu dizes: ‘Não profetizes contra Israel e não insinues palavras contra a casa de Isaac'. 17Pois bem, isto diz o Senhor: ‘Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e filhas morrerão pela espada, tuas terras serão tomadas e loteadas; tu mesmo morrerás em terra poluída, e Israel será levado em cativeiro para longe de seu país'".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 19
A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

- Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.
R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.
R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,1-8
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação (2Cor 5, 19)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!" 3Então alguns mestres da Lei pensaram: "Esse homem está blasfemando!" 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: "Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'?". 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, - disse, então, ao paralítico - "Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa". 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho do dia feito por São João Crisóstomo
(c. 345-407), presbítero em Antioquia, depois Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de Mateus, nº 29,1

«Quem pode perdoar pecados senão Deus?» (Mc 2,7)
«Apresentaram-Lhe um paralítico». São Mateus diz simplesmente que esse paralítico foi levado a Jesus. Outros evangelistas narram que foi descido por uma abertura no tecto e apresentado ao Salvador sem nada pedir, deixando que fosse Ele a decidir sobre a cura. [...]
O evangelho diz: «Vendo Jesus a fé deles», isto é, dos que Lhe levaram o paralítico. Reparai que, algumas vezes, Cristo não faz caso nenhum da fé do doente: talvez ele seja incapaz dela, por estar inconsciente ou possuído por um espírito mau. Mas este paralítico tinha uma grande confiança em Jesus; de outra forma, como teria permitido que o descessem até Ele? Cristo responde a essa confiança com um prodígio extraordinário. Com o poder do próprio Deus, perdoa os pecados a esse homem. Mostra assim ser igual ao Pai, verdade que já tinha mostrado quando dissera ao leproso: «Quero, fica purificado!» (Mt 8,3), [...] quando, com uma só palavra, tinha acalmado o mar em fúria (Mt 8,26), ou quando, como Deus, tinha expulsado os demónios, que reconheciam n'Ele o seu soberano e o seu juiz (cf Mt 8,32). Ora, aqui Ele mostra aos Seus adversários, para seu grande espanto, que é igual ao Pai.
E o Salvador mostra também, mais uma vez, que rejeita tudo o que é espectacular ou fonte de glória vã. A multidão pressiona-O de todos os lados, mas Ele não tem pressa em fazer um milagre visível, curando a paralisia exterior desse homem. [...] Começa por fazer um milagre invisível, curando-lhe a alma. Essa cura é infinitamente mais vantajosa para o homem - e, na aparência, menos gloriosa para Cristo.