Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Intenções de Bento XVI para o mês de Março de 2013

Papa Bento XVI.jpg
Intenções do Santo Padre, Bento XVI  para o
  mês de Março de 2013
INTENÇÃO GERAL:

Respeito pela natureza
Para que cresça o respeito pela natureza, obra
de Deus confiada à nossa responsabilidade.
 INTENÇÃO MISSIONÁRIA:

Clero anunciador do Evangelho
Para que os bispos, sacerdotes e diáconos sejam
anunciadores incansáveis do Evangelho
até aos confins da terra.

Será de oração o último dia de Bento XVI

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28/02/2013, Gaudium Press) - Hoje, dia 28 de fevereiro de 2013 encerra-se o Pontificado de Bento XVI. Termina o prazo por ele determinado para ser concretizada sua renuncia ao Ministério Petrino: inicia-se o período de Sede Vacancia.
papa_bento_xvi.jpg
Diante de cerca de 200 mil fiéis, ontem, na Praça São Pedro, em sua última Audiência Geral, o Santo Padre afirmou que em seu Pontificado a Igreja passou por ‘momentos difíceis' e ele viveu esses momentos. Com a renuncia que hoje se efetiva, o Papa ‘não desce da Cruz', disse.
O Diretor da Sala de Imprensa, Padre Federico Lombardi, informou que hoje, após despedir-se dos cardeais que já estão em Roma para o conclave, o dia do Santo Padre será passado em oração e preparação para sua transferência para Castel Gandolfo.

Já como "Papa emérito", Bento XVI passará cerca de 2 meses na residência de verão dos Pontífices, aguardando a reforma pela qual passa o mosteiro de clausura localizado nos Jardins Vaticanos, local onde passará a residir.

Para o dia de hoje está programado que, a partir das 16:55 horas (hora local), Bento XVI recebe, no pátio de São Dámaso no interior dos muros do Vaticano, honras militares de um piquete da Guarda Suíça. Ele deverá, então, saudar o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone e outros colaboradores mais próximo. No heliporto, será a vez do decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, saudar o Papa dirigindo-lhe algumas palavras.

A chegada a Castel Gandolfo está prevista para as 17:15 horas. Então, o Papa será recebido pelo Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do governo do Estado da Cidade do Vaticano, e por Dom Giuseppe Sciacca, Secretário. Também estarão presentes, além do bispo da diocese de Albano, Dom Marcello Semeraro, autoridades civis da cidade.

Logo após ser acolhido, o Papa dirige-se ao balcão do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo de onde fará uma breve saudação aos fiéis presentes.
Às 20 horas, como o Santo Padre determinou no documento de sua renuncia, começa a Sé Vacante. A Guarda Suíça que presta serviço em Castel Gandolfo cessará seu serviço para Bento XVI. O serviço de segurança do Papa Emérito estará a cargo de outro corpo de Guarda: a Gendarmaria do Vaticano. (JS)

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia: Santas Marana e Cira, virgens
Cor litúrgica: Roxo
Primeira leitura: Jeremias 17, 5-10
Leitura do livro do Profeta Jeremias:

5Isto diz o Senhor: "Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, e por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos. 9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras" .
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 1
- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
R: É feliz quem a Deus se confia!

- Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
R: É feliz quem a Deus se confia!

- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersa pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
R: É feliz quem a Deus se confia!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 16, 19-31
- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
- Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes (Lc 8, 15)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19"Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!' 30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos"'.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Isaac, o Sírio
(século VII), Monge em Nínive, perto de Mossul
Discurso, 1 ª Série, n º 84

«Sofro terrivelmente nesta fornalha»
Quanto a mim, penso que aqueles que são atormentados no inferno o são pelos golpes do amor. Pois não há coisa mais amarga e mais violenta que os tormentos do amor! Os que sentem que pecaram contra o amor carregam consigo uma condenação bem maior que as mais temidas punições. O sofrimento inscrito no coração pelo pecado contra o amor é mais dilacerante que qualquer outro tormento.
É completamente absurdo pensar que os pecadores do inferno estão privados do amor de Deus. O amor é filho do conhecimento da verdade, que é dado na sua totalidade. Pelo seu próprio poder, o amor age de duas maneiras: atormenta os pecadores, como acontece aqui na terra um amigo atormentar outro amigo; e regozija-se com os que fazem o que devem fazer. Em minha opinião, o tormento do inferno é o remorso. Mas as almas dos que estão no alto estão na embriaguez do deleite.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia: Santo Alexandre, Bispo
Cor litúrgica: Roxo

Primeira leitura: Isaías 1, 10.16-20
Leitura do livro do Profeta Isaías:
10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 50
Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- "Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus".
R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23, 1-12
- Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
- Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2"Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado" .
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia: Santa Walburga, abadessa
Cor litúrgica: Roxo
Primeira leitura: Daniel 9, 4-10
Leitura da profecia de Daniel:
4b"Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas".
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 79

- Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
- Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
- Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 36-38
- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 63.68)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36"Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES

O porquê da Quaresma

Papa Bento XVI recebe as cinzas.

Eis o tempo da Quaresma, mas o que isso significa?

A Quaresma é um tempo litúrgico que precede à celebração do tempo Pascal. Sua origem se dá no século III, iniciando-se na Quarta-feira de Cinzas e estende-se até a Quarta-feira da Semana Santa. A Liturgia Quaresmal tem um caráter de solene recolhimento, os paramentos manifestam-se na cor roxa e há omissão do Glória e do Aleluia, intensificando mais o caráter penitencial nos últimos dias cobrindo as imagens e as cruzes. Seu objetivo é proporcionar aos católicos meios de praticar a virtude da penitência, com o jejum, de forma a imitar Nosso Senhor Jesus Cristo no deserto, com a oração e a esmola. A Quarta-feira de Cinzas não deve ser vista como um gesto exterior ou como um símbolo, mas um sinal de atitude do coração penitente, assumido por nós durante os quarenta dias que se seguem. Esse cerimonial lembra-nos a morte e dá-nos um aviso “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar” (Gen 3,19)

No Evangelho de Marcos, vemos a sublime preparação para o aparecimento do Salvador no cenário da vida pública de Israel “Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”( Mc 1, 14) Com esta passagem, Mons. João S. Clá Dias comenta que a Igreja nos transmite uma mensagem para a Quaresma: “Deus nos ama e deseja nos perdoar. Ele está disposto a reconciliar-Se conosco, a fazer conosco uma aliança inquebrantável. Mas é preciso reavivar a Fé e mudar de vida”.

Portanto, podemos compreender que durante os quarenta dias de preparação para a Páscoa, e como bem elucida Bento XVI, “é tempo favorável e de graça pelo apelo que o austero rito da imposição das cinzas nos dirige [...] Converter-se significa mudar de direção no caminho da vida; não com um pequeno ajustamento, mas com uma verdadeira inversão de marcha. Com a conversão, tem-se o objetivo a medida alta da vida cristã, confiamo-nos ao Evangelho Vivo e Pessoal que é Cristo Jesus.” É precisamente o que o Evangelista Marcos nos mostra, “completou-se o tempo e o reino de Deus está perto: arrependei-vos e acreditai na Boa Nova.” 

Monique Campos

QUARTA - FEIRA DE CINZAS E SUA ORIGEM

 
Após as festividades de carnaval, os Arautos do Evangelho, na quarta-feira, recordaram no ato de imposição das cinzas, de onde saímos e para onde iremos, pois quando o sacerdote pronuncia a frase: “Lembra-te que és pó e para o pó retornarás”, nos deixa bem claro com que estado de espírito devemos passar o tempo quaresmal.

Nos primeiros séculos, apenas cumpriam este rito de imposição das cinzas os grupos de penitentes ou pecadores que queriam receber a reconciliação com Deus no final da quaresma, na Quinta-feira Santa, às portas da Páscoa. Vestiam um hábito penitencial e espalhavam as cinzas na sua própria cabeça, e desta forma apresentavam-se diante da comunidade, expressando a sua vontade de conversão.



A partir do século XI, quando desaparece o grupo de penitentes como instituição, o Papa Urbano II estendeu este rito a todos os cristãos no início da quaresma. As cinzas, símbolo da morte e do nada que é a criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados no ano anterior, na celebração do Domingo de Ramos. Nesta ocasião Nosso Senhor é aclamado como rei em Jerusalém e uma semana depois foi crucificado e morto no alto do Calvário.

“Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce Virgem Maria!”

Quantas vezes dos lábios piedosos de uma pessoa, se levanta ao Céu a oração da Salve Rainha! Contudo a sua origem  não é muito conhecida.
 Será que todos sabem que foi composta especificamente como um cântico para os Cruzados?
Pois bem, eis a origem dela:
Ela é atribuída ao Bispo de Puy, Dom Adhemar de Monteuil, membro do Concílio de Clermont, onde foi decidida a primeira Cruzada. Dom Adhemar seguiu para a Cruzada na qualidade de Legado Apostólico e compôs a Salve Rainha, ou Salve Regina, em Latim, para que se tornasse o canto dos Cruzados.
A princípio, a antífona acabava por estas palavras: “nobis post hoc exilium ostende”. A tríplice invocação que a termina presentemente foi acrescentada por São Bernardo de Claraval, e merece ser narrado como se fez.
Na véspera do Natal do ano de 1146, São Bernardo, mandado para a Alemanha como Legado do Papa, fazia sua entrada solene na cidade de Spire, depois de uma viagem memorável na qual os milagres foram numerosos.
O Bispo, o Clero, os cidadãos todos, com grande pompa vieram ao encontro do Santo e conduziram-no, ao toque dos sinos e dos cânticos sagrados, através da cidade até a porta da capital, onde o Imperador e os príncipes germânicos o receberam com todas as honras devidas ao Legado do Papa.
Enquanto o cortejo penetrava no recinto sagrado, o coro cantou a Salve Rainha, antífona predileta do piedoso Abade de Claraval.
Bernardo, conduzido pelo Imperador em pessoa e rodeado da multidão do povo, ficou profundamente comovido com o espetáculo que presenciara.
Acabado o canto, prostrando-se três vezes, Bernardo acrescentou de cada vez uma das aclamações, enquanto caminhava para o altar sobre o qual brilhava a imagem de Maria: O clemens! O Pia! O dulcis Virgo Maria! — Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce Virgem Maria!
Canto da Salve Regina- Audio (Coro dos Arautos do Evagelho)
Fonte: Santo Afonso de Ligório. Maria ensinada à mocidade. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1915.

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia: Beata Júlia Rodzinska, virgem e mártir
Cor litúrgica: Roxo

Primeira leitura: Jonas 3, 1-10
Leitura da Profecia de Jonas:
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2"Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar". 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: "Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída". 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: "Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer". 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus


Salmo 51
- Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

- Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
- Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 29-32
- Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
- Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente ( Jl 2, 12s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Rafael Arnaiz Baron
(1911-1938), monge trapista espanhol
Escritos Espirituais, 1936/12/14

«Assim como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim o Filho
do Homem estará no seio da terra três dias e três noites» (Mt 12,40)
Para se consagrar a uma arte, para aprofundar uma ciência, o espírito precisa de solidão e de isolamento; tem necessidade de recolhimento e silêncio. Mas para a alma enamorada de Deus, para a alma que não vê nenhuma outra arte ou ciência que não seja a vida de Jesus, para a alma que encontrou o tesouro escondido na terra (Mt 13,44), o silêncio não é suficiente, nem o recolhimento na solidão. Ela tem necessidade de se esconder de tudo, precisa de estar escondida com Cristo, de encontrar um recanto da terra onde não cheguem os olhos profanos do mundo e de permanecer aí sozinha com Deus. O segredo do rei (Tb 12,7) deteriora-se e perde o brilho quando se revela. É este segredo do rei que deve ser escondido para que ninguém o veja, este segredo que muitos acreditam ser feito de comunicações divinas e de consolações sobrenaturais; este segredo do rei, que invejamos aos santos, reduz-se muitas vezes a uma cruz.
Não escondamos a luz debaixo do alqueire, diz Jesus (Mt 5, 15). [...] Proclamemos aos quatro ventos a nossa fé, enchamos o mundo com gritos de entusiasmo por um Deus tão bom, não nos cansemos de pregar o Evangelho e de dizer a todos aqueles que querem ouvir-nos que Cristo morreu amando, pregado no madeiro, que morreu por mim, por ti, por todos. Se O amamos verdadeiramente, não O escondamos, não ponhamos debaixo do alqueire a luz que pode iluminar os outros.
Pelo contrário, Jesus bendito, transportemos por dentro, e sem que ninguém saiba, este segredo divino, este segredo que Tu confias às almas que mais Te amam, esta partícula da Tua cruz, da Tua sede, dos Teus espinhos. Escondamos no canto mais recôndito da terra as nossas lágrimas, as nossas dores e as nossas mágoas, não enchamos o mundo de tristes gemidos, nem atinjamos ninguém com as nossas aflições. [...] Escondamo-nos com Cristo para O deixarmos participar, só a Ele, naquilo que, vendo bem, Lhe pertence: o segredo da cruz. Aprendamos de uma vez por todas, meditando na Sua vida, na Sua paixão e na Sua morte, que não há outro caminho para chegarmos até Ele senão o caminho da Sua santa cruz. 

Fonte: Arautos do Evangelho

HOMENS DO TERÇO REALIZA MAIS UM DIA DE ORAÇÃO



Nesta terça-feira (19) do corrente mês, o Grupo de Oração Homens do Terço da Igreja de São Francisco de Assis, estiveram em mais um dia de oração na residência do Sr. Francisco Valentim da Silva, mais conhecido por Chico Bira, onde o mesmo nos acolheu com seus familiares e agradeceu a Deus por nos ter proporcionado este tão importante momento em sua residência.
E nós que fazemos parte deste Grupo, ficamos muito feliz quando as famílias nos convidam para vivenciarmos e meditarmos sobre a vida e a morte de Jesus, Ele que tudo fez e faz para a nossa salvação eterna. E o que mais mim tocou como Evangelizador neste momento foi ver essas criancinhas, quando agente foi chegando vinha uma delas da casa vizinha e falou para as outras, ei vamos rezar o terço que os homens já chegaram, isso pra mim foi motivo de muita alegria em saber que até as crianças tem aquela confiança em nossas orações, por isso nós só temos é que agradecer a Deus primeiramente e todos que confiam em nossas orações.







terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia: Beato Bonifácio de Lausanne, Bispo
Cor litúrgica: Roxo
Primeira leitura: Isaías 55, 10-11
Leitura do livro do Profeta Isaías:

Isto diz o Senhor: 10Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 34
- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
R: O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
R: O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

- O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
R: O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

- Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.
R: O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6, 7-15
- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4, 4)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Francisco de Assis
(1182-1226), fundador da Ordem dos Frades Menores
Paráfrase ao Pai Nosso

«Senhor, ensina-nos a orar» (Lc 11,1)
Santíssimo «Pai Nosso»,
nosso Criador, nosso Redentor, nosso Salvador e Consolador.
«Que estais nos céus»,
nos anjos e nos santos, iluminando-os para que Vos conheçam,
porque Vós, Senhor, sois a luz;
inflamando-os para que Vos amem, porque Vós, Senhor, sois o amor;
habitando neles e enchendo-os com a Vossa divindade
para que adquiram a felicidade, porque Vós, Senhor, sois o maior bem,
o bem eterno, donde procede todo o bem, sem o qual não há bem algum.

«Santificado seja o Vosso nome»:
Que o conhecimento que temos de Vós
se torne, em nós, cada vez mais luminoso,
para que possamos avaliar o comprimento dos Vossos dons,
a largura das Vossas promessas, a altura da Vossa majestade
e a profundidade dos Vossos julgamentos (Ef 3, 18).

«Venha a nós o Vosso Reino»:
Reinai em nós pela graça;
fazei-nos entrar no Vosso Reino
onde enfim Vos veremos sem sombra,
onde o nosso amor por Vós se tornará perfeito,
bem-aventurada a Vossa companhia, eterno o prazer de Vos termos connosco.

«Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como nos céus»:
Que Vos amemos sempre de coração pleno,
pensando sempre em Vós,
desejando-Vos sempre, com todo o nosso espírito;
continuamente dirigindo a Vós todas as nossas intenções,
perseguindo apenas a Vossa glória,
com todas as forças, com todo o coração,
com toda a alma, com todo o entendimento, ao serviço do Vosso amor
e de nada mais (Mc 12, 30).

Amemos o nosso próximo como a nós mesmos (Mt 22,39)
atraindo todos ao Vosso amor, como nos for possível,
alegrando-nos com o seu bem como se nosso fosse,
compadecendo-nos com as suas tribulações,
e não fazendo a ninguém ofensa alguma.

FINAL DE SEMANA É MARCADO COM VISITA DE ESCOTEIROS DA REGIÃO POTENGI E TRAIRÍ EM NOSSA CIDADE

O terceiro momento de festividade na manhã deste domingo 17/02 todo que dedicado aos nossos heróis escoteiros tanto de nosso município como também da cidade São Tomé, também foi marcada com representantes do grupo escoteiros vindos de Santa Cruz. O momento de encerramento foi promovido no lado exterior da Escola Estadual Virgílio Furtado onde atua a sede do grupo no município.
Para a primeira parte de solenidade do evento, ouve haste amento das Bandeiras do Brasil, município e grupo de escoteiros foram realizados por representantes passados na história ou no destacamento de militância como o Patrono do Grupo José Ferreira de Lima e o Sr. João Carlos de Lima. O Hino Nacional foi cantado por todos em grande estilo com muita reverência onde logo após foi realizado os aplausos com continuidade para as falas de agradecimento.
Para a oportunidade o momento ficou facultado as nossas autoridades municipais, onde a primeira pessoa a fazer uso da fala foi à Nobre Vereadora e Presidente da Câmara a Sra. Márcia Meire onde esteve elogiando o Grupo de Escoteiro pela participação significativa em promover a história de defesa aos nossos habitantes de nossa cidade. A Vereadora Rita de Cássia também levou sua fala dizendo: Sinto-me feliz em poder saber que nossos adolescentes estão trabalhando para um desenvolvimento social onde todos têm vivenciado o retrato falado no bom trabalho de união e participação. Por último a fala ficou com a diretora da Escola Jaina Daniely que abraçou o projeto de boas vindas aos Grupos de Escoteiros em poder está visitando a cidade de Lajes Pintadas e repassando novas idéias de como trabalhar o grupo local.
Além do momento de realizações, houve ainda logo em seguida um belíssimo almoço preparado todo que especial para nossos visitantes como sinal de confraternização e pela homenagem feita em nossa cidade em prestigiar o evento que ficará na história de nosso município. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Fonte Fotográfica: Gilceane - Barrospreto24horas e Júnior - Homens do Terço