Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 26 de abril de 2013

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia:  Nossa Senhora do Bom Conselho, presbíteros; Beatos Domingos e Gregório, presbíteros
Cor litúrgica: Branco

Primeira leitura: Atos 13, 26-33
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26"Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados.28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'". 
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 2
"Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!" O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: "Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!"
R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

- Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila! 
R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

- E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!
R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 14, 1-6
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14, 6)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1"Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho". 5Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" 6Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Tomás de Aquino

(1225-1274) - Teólogo dominicano, Doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho de João, 14,2 (trad. Breviário 9ª sem.)

«Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida»
Cristo é ao mesmo tempo o caminho e o termo. É o caminho segundo a Sua humanidade; é o termo segundo a Sua divindade. Neste sentido, enquanto homem, diz: «Eu sou o caminho»; enquanto Deus, acrescenta: «a verdade e a vida». Estas duas palavras indicam com toda a propriedade o termo deste caminho. Na verdade, o termo deste caminho é a aspiração do desejo humano. [...] Ele é o caminho para chegar ao conhecimento da verdade, ou melhor, Ele próprio é a verdade: «Ensinai-me, Senhor, o Vosso caminho, para que eu siga a Vossa verdade» (Sl 85, 11). Ele é também o caminho para chegar à vida, ou melhor, Ele próprio é a vida: «Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida» (Sl 15, 11). [...]
Se, portanto, procuras por onde passar, segue a Cristo, porque Ele é o caminho. «Este é o caminho; andai por ele» (Is 30, 21). E Santo Agostinho diz: «Caminha através do homem e chegarás a Deus. É melhor andar pelo caminho, mesmo a coxear, que andar rapidamente, mas fora do caminho. Porque aquele que vai coxeando pelo caminho, ainda que avance pouco, aproxima-se do termo; mas aquele que anda fora do caminho, quanto mais corre, tanto mais se afasta do termo.»
Se perguntas para onde hás-de ir, procura a Cristo, porque Ele é a verdade, à qual desejamos chegar. «A minha boca proclama a verdade» (Pr 8, 7). Se procuras onde permanecer, une-te a Cristo, porque Ele é a vida: «Quem me encontrar, encontrará a vida» (Pr 8, 35).

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam ao Rio de Janeiro

Itatiaia - Rio de Janeiro (Quinta-feira, 25-04-2013, Gaudium Press) A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), finalmente chegaram ao estado do Rio de Janeiro. O primeiro município a recebê-los foi Itatiaia, localizado no sul do Estado.
cruz_peregrina_jmj.jpg
Os símbolos da JMJ foram acolhidos no último domingo, 21, pelos fiéis da Diocese ainda na Via Dutra, sendo levados em procissão pelas ruas da cidade até o Estádio Municipal da cidade.

Dom Francisco Biasin, Bispo da Diocese de Barra do Piraí, da qual Itatiaia faz parte, presidiu uma Missa no local, concelebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, pelo Diretor Executivo do Setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Padre Jefferson Gonçalves de Araújo, e por diversos sacerdotes da Diocese.

Em sua homilia, Dom Biasin manifestou seu entusiasmo por estar recebendo em sua Diocese os símbolos da JMJ. "Vocês não podem imaginar a alegria que toma conta do nosso coração desde Aparecida quando todos nós juntos, eu e diversos jovens representantes de nossa diocese, recebemos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, no Santuário. Foi um momento inesquecível assim como também está sendo para todos nós este momento aqui em Itatiaia."

Dom Orani por sua vez, ressaltou que o acolhimento que foi dado aos símbolos na ocasião, demonstram todo o acolhimento que o Estado do Rio de Janeiro, em especial, a cidade, terá para com os peregrinos que virão participar da Jornada Mundial da Juventude entre os dias 23 e 28 de julho.

Na segunda-feira, 22, a Diocese de Barra do Piraí (Volta Redonda) enviou a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora para a cidade de Resende. A peregrinação no estado do Rio de Janeiro irá até o dia 6 de julho, quando chegarão por fim à cidade do Rio de Janeiro. (EPC)

EVANGELHO DO DIA

 Santo do dia: São Marcos, Evangelista; Santo Aniano de Alexandria, Bispo
Cor litúrgica: Vermelho

Primeira leitura: Primeira carta de São Pedro 5, 5-14
Leitura da primeira carta de São Pedro:
Caríssimos, 5revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. 11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Sau­dai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 89
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

- Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembléia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?
R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

- Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.
R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 16, 15-20
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- É Cristo que anunciamos, Jesus Cristo, o crucificado, poder e sabedoria de Deus (1Cor 1, 23s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João:
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados". 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. 
- Palavra da salvação
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por  São Bruno de Segni
(c. 1045-1123), Bispo - Comentário ao Evangelho de Marcos

«O Senhor cooperava com eles, confirmando a palavra»
O Senhor disse aos Onze: «Estes sinais hão-de acompanhar aqueles que crêem: em Meu nome expulsarão demónios, falarão novas línguas, apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.» No início da Igreja, todos os sinais que o Senhor estabelece aqui foram cumpridos à risca, não só pelos apóstolos, mas por muitos outros santos. Os pagãos não teriam abandonado a adoração de ídolos se a pregação do Evangelho não tivesse sido confirmada por tantos sinais e milagres. De facto, não pregavam os discípulos de Cristo «um Messias crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios», nas palavras de São Paulo? (1 Cor 1,23) [...]
Para nós, doravante, deixaram de ser necessários sinais e prodígios: basta-nos ler ou ouvir o relato daqueles que foram realizados. Porque acreditamos nos Evangelhos, acreditamos nas Escrituras que os contam. E, no entanto, ainda hoje se produzem sinais todos os dias; e, se prestarmos bem atenção, reconheceremos que eles têm muito mais valor do que os milagres materiais de outrora.
Todos os dias os padres administram o baptismo e chamam à conversão: não é isto expulsar os demónios? Todos os dias falam uma nova linguagem quando explicam a Sagrada Escritura, substituindo a letra antiga pela novidade do sentido espiritual. Põem em fuga as serpentes, quando libertam os corações dos pecadores de seus laços com o mal por meio de suaves exortações [...]; curam os enfermos quando reconciliam com Deus, através de suas orações, as almas enfermas. Estes eram os sinais que o Senhor havia prometido aos Seus santos: eles os realizam ainda hoje.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

EVANGELHO DO DIA


Santo do dia: São Fidélis de Sigmaringa, presbítero e mártir; Santo Egberto, presbítero
Cor litúrgica: Branco
Primeira leitura: Atos 12, 24-13, 5
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos. 13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: "Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei". 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. 4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas Sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
 
Salmo 67
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
R: Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

- Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
R: Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

- Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
R: Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 12, 44-50
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8, 12)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João:
Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: "Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar.50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

terça-feira, 23 de abril de 2013

DESDE JÁ QUEREMOS DEDICAR ESTA MENSAGEM A TODAS AS MÃES

Mensagem de um filho à sua mãe querida

Mãe, que palavra tão doce, tão cheia de carinho e dadivosidade. Mãe, um espelho no qual se refletem as sublimes virtudes de nosso Criador, a mãe ama sempre o seu filho, ama-o quando é bom, ama-o quando não é bom, ama-o porquê é seu filho, carne de sua carne, sangue do seu sangue, ama-o generosamente sem esperar retribuição. Ama-o no berço quando ainda não tem capacidade de merecer o amor que lhe é dado, ama-o ao longo ao longo de sua existência ainda que ele suba ao fastígio da glória ou role pelo abismo do infortúnio e até do crime. É seu filho e está tudo dito! Mãe é como um anjo que protege e guia o filho nos caminhos difíceis da vida.

A mãe é o dom mais precioso que Deus concede a cada um de nós, porém, enquanto ela vive, nós não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, mas, quando morta tudo o que temos, tudo o que somos, daríamos para dela receber um forte abraço, uma palavra de seus lábios. Sim, a morte de uma mãe é uma coisa terrível, a casa fica vazia, a alegria foge das faces, a ordem, a dedicação, a bondade deixa o lugar a tristeza e a saudade que ninguém consegue consolar.

E é por isso que nós queremos nos dirigir a cada uma das mães e pedir a elas que recebam estas palavras como vindas do mais fundo dos corações dos seus filhos.

Mãe, a gratidão é das virtudes mais esquecidas da vida. Mãe, eu não podia deixar passar essa data tão significativa para mim, sem que meus olhos se voltassem agradecidos por tudo o que por mim fizestes, por tudo que fazeis, por tudo que ainda fareis na tão bela e árdua missão de Mãe.

Quanto carinho, quanta dedicação, e eu nem sempre correspondi a altura. Mãe perdoa-me os momentos de ingratidão e impaciência, quando eu, mãe, não for o filho que devia ser lembrai-vos daqueles momentos em que eu, pequenino, deitado nos vossos braços, abraçado ao seu pescoço sentia a vossa proteção e vós mãe, enxugáveis as minhas lágrimas. Mãe, na impossibilidade de vos dar tudo o que mereceis, rogo a Nossa Senhora que é a Mãe de todas as mães, que do alto dos céus derrame sobre a senhora todas as graças que lhe tiver. Com toda afeto e carinho, de seu filho que tanto vos deve e tanto vos ama.

Obras mundialmente famosas serão expostas na JMJ RIO-2013

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-04-2013, Gaudium Press) No Próximo mês de julho o Rio de Janeiro não será somente a capital mundial da juventude. A "Cidade Maravilhosa" será também a capital da arte.

Pela primeira vez, chegarão ao Brasil mais de cem obras procedentes dos Museus Vaticanos e também de museus italianos.
santo_sudario.jpg
A mostra deste acervo será chamada "Nos passos do Senhor" e poderá ser vista no Museu Nacional de Belas Artes do Río de Janeiro, de 11 de junho a 15 de setembro. A exposição contará com obras de Leonardo da Vinci, Caravaggio e ainda trará o Mandylion de Edesa, considerado como o primeiro ícone da história do cristianismo que estampa a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deverá chegar ao Brasil também a "famosa fotografia de Secondo Pía, que fotografou pela primeira vez O Santo Sudário. A Imagem que se conserva na Biblioteca Vaticana. Uma fotografia autêntica, autografada por Secondo Pia e que foi pedida pelo Papa Pío IX", informa ao Rome Reports o Professor Giovannni Morello que deverá acompanhar e ser o guardião do acervo no Rio de Janeiro.

A exposição está divida em quatro temas: O rosto de Jesus, a figura dos Apóstolos, a Virgem Maria e os Santos.
Há peças expostas que são de muito significado para o Rio de Janeiro: Segundo informa o Professor Giovanni Morello, na Exposição "Nos Passos de Jesus", "Estará presente o relicário da cabeça de São Sebastião, uma pequena urna do século VI ou VII que é conservada nos Museus do Vaticanos. E a diocese do Rio de Janeiro é dedicada a São Sebastião".

Durante a JMJ, o Papa fará três catequeses. e os responsáveis pela mostra dizem que ela será como se fosse uma "quarta catequese". Através da beleza das obras expostas, será mostrada a tradição iconográfica cristã desde os primeiros séculos. (JS)

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia: São Jorge, mártir; Santo Adalberto de Praga, Bispo e mártir; Beata Helena Valentini, viúva
Cor litúrgica: Branco

Primeira leitura: Atos 11, 19-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio de Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 87
- O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.
R: Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes

- Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: "Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança".
R: Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes

- Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: "Foi ali que estes nasceram". E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: "Estão em ti as nossas fontes!"
R: Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes

Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 10, 22-30
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João:
22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: "Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente". 25Jesus respondeu: "Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 19-04-2013, Gaudium Press) - Um grupo de funcionários da Tipografia Vaticana e do jornal L'Osservatore Romano tiveram oportunidade de, hoje, assistir a Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco, na Casa Santa Marta. Resumindo suas palavras ditas durante a homilia, um pensamento se sobressai: a Palavra de Deus deve ser acolhida com humildade, porque é a palavra de amor.
papa_francisco.jpg
Foto Gustavo Kralj / Gaudium Press
"Os doutores respondem somente com a cabeça: Não sabem que a Palavra de Deus fala ao coração", disse o Papa. E, "a Palavra de Jesus vai ao coração porque é a Palavra de amor, é palavra bela e traz o amor, nos faz amar".

Os ideólogos respondem a Palavra somente com a cabeça porque, para eles, afirmou o Pontífice, "é tudo um problema de intelecto. "E quando entra a ideologia, na Igreja, quando entra a ideologia na inteligência do Evangelho, não se entende mais nada", completou ele.

O Papa Francisco entende que os ideólogos falsificam o Evangelho, e foi categórico em suas afirmações durante a homilia: "esses ideólogos - como vimos na história da Igreja - acabam por se tornar intelectuais sem talento, moralistas sem bondade. Nem falemos de beleza, porque disso eles não entendem nada."

O Santo Padre lembrou que, pelo contrário, "a estrada do amor, a estrada do Evangelho é simples: é a estrada que os Santos entenderam" "Os santos são os que levam avante a Igreja!

Ao encerrar, o Papa fez um pedido: "Peçamos hoje ao Senhor pela Igreja: que o Senhor a liberte de qualquer interpretação ideológica e abra o coração da Igreja, da nossa Mãe Igreja, ao Evangelho simples, àquele Evangelho puro que nos fala de amor, que traz o amor e é tão bonito! E que nos torna mais belos, com a beleza da santidade. Rezemos hoje pela Igreja!". (JS)

Com informações Radio Vaticano

EVANGELHO DO DIA



Santo do dia: São Geroldo, eremita
Cor litúrgica: Branco

Primeira leitura: Atos 9, 1-20
Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" 5Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer". 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" E Ananias respondeu: "Aqui estou, Senhor!" 11O Senhor lhe disse: "Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando". 12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.13Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome". 15Mas o Senhor disse a Ananias: "Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa". 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: "Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo". 18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 117
- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

- Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6, 52-59
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Quem come a minha carne e bebe o meu sangue em mim, permanece e eu vou ficar nele (Jo 6, 56)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" 53Então Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre". 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Tomás de Aquino
(1225-1274), Teólogo dominicano, Doutor da Igreja
Hino eucarístico «Adoro te devote»

«A Minha carne é uma verdadeira comida e o
meu sangue uma verdadeira bebida»

Adoro-Te com amor, Deus escondido,
Que sob estas espécies és presente.
Dou-Te o meu coração inteiramente,
Em Tua contemplação desfalecido.

A vista, o tacto, o gosto nada sabem,
Só no que o ouvido sabe se há-de crer.
Creio em tudo o que o Filho de Deus veio dizer:
Nada mais verdadeiro pode ser
Do que a própria Palavra da Verdade.

Na cruz estava oculta a divindade,
Aqui também o está a humanidade.
E contudo, eu creio e o confesso
Que ambas aqui estão na realidade,
E o que pedia o bom ladrão eu peço.

Não vejo as chagas, como Tomé,
Mas confesso-Te meu Deus e meu Senhor.
Faz-me ter cada vez em Ti mais fé,
Uma esperança maior e mais amor.

Ó memorial da morte do Senhor!
Ó vivo pão que ao homem dás a vida!
Que a minha alma sempre de Ti viva!
Que sempre lhe seja doce o Teu sabor!

O sino: simbolismo e efeitos benéficos. A oração do Ângelus

A oração do Ângelus compõe-se de duas partes essenciais: a oração e o som do sino.
Oração do Angelus, Jean-François Millet
O sino dá ao Ângelus uma solenidade excepcional.

Por que o sino toca o Ângelus de manhã, ao meio-dia e à tarde?

Por ordem da Igreja Católica, cumpre a palavra do rei profeta: “À tarde, de manhã e ao meio-dia, cantarei os louvores de Deus, e Deus ouvirá a minha voz”.

À tarde, canta o princípio da Paixão do Redentor no Jardim das Oliveiras.
De manhã, a sua Ressurreição, e ao meio-dia a sua Ascensão.
De manhã, dá o sinal do despertar, da oração e do trabalho.
Ao meio-dia, adverte o homem de que a metade do dia é passada, e que a sua vida não é mais que um dia.

À tarde, toca ao recolhimento e ao repouso.
Diz ao homem: faze tuas contas com Deus, pois esta noite talvez Ele exigirá a tua alma.
Fazendo ouvir a sua voz três vezes por dia, recorda aos cristãos as lembranças de um glorioso passado, essas belicosas expedições, a honra eterna dos Papas, que salvaram o Ocidente da barbárie muçulmana.
Toca três vezes, para recordar as três Pessoas da Trindade, às quais o mundo é devedor da Encarnação.

Toca nove vezes, em honra dos nove coros de anjos, para convidar os habitantes da Terra a abençoar com eles o seu comum benfeitor.
Entre cada tinido – ou melhor, entre cada suspiro – deixa um intervalo, para que sua voz desça mais suavemente ao coração e desperte com mais segurança o espírito de oração.

Por que, depois do tinido do Ângelus, o sino faz ribombar sua voz? Canta uma dupla redenção: a redenção dos vivos, pelo mistério da Redenção, e a redenção dos finados, pela indulgência ligada ao Ângelus.
Ao Purgatório toca uma felicidade, e a Maria a saudação de uma alma que entra no céu.
Assim opera a Igreja da terra, cheia de ternura por sua irmã padecente.
Por que chora o sino na agonia? Se reflete as alegrias deve refletir também as dores.
Para sustentar o jovem cristão nos combates da vida, o sino pede as nossas orações.
Como não solicitá-las nas lutas da morte? Entre todas, estas lutas não são as mais terríveis e as mais decisivas.

No toque da agonia, o sino diz: “Miseremini mei saltem vos amici” – Tende piedade de mim, pelo menos vós que fostes meus amigos!
Vinde orar por mim, vinde sepultar o meu corpo, vinde acompanhá-lo à igreja, depois ao dormitório, onde ele deve repousar até a ressurreição dos mortos.

O sino, nesse momento, assemelha-se a uma mãe que, na sua terna solicitude, não se permite nem paz nem trégua, para clamar em socorro de seus filhos desgraçados e obter a sua libertação.
Também o sino deve tornar o cristão invencível na sua guerra contra os demônios.

Ao estridor dos sinos – acrescenta um de nossos antigos liturgistas – os espíritos das trevas são penetrados de terror, da mesma forma que um tirano se espanta quando ouve ressoar nas suas terras as trombetas guerreiras de um monarca seu inimigo.

Toque de recolher: no inverno, nos países montanhosos, pelas nove horas da noite, o sino faz ouvir a sua voz mais forte.

Chama o viajante desencaminhado, e indica-lhe a estrada que deve seguir para chegar ao lugar onde achará a hospitalidade.

Uma imagem do que também acontece com as almas perdidas no pecado.
Eram inteiramente outros os sentimentos de nossos religiosos antepassados.
Testemunhas inteligentes das bênçãos e das consagrações praticadas pela Igreja no batismo dos sinos, devotavam-lhe um profundo respeito e santo pavor.

Daí vem que temiam infinitamente mais jurar sobre um sino consagrado do que sobre os próprios Evangelhos.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

EVANGELHO DO DIA


Santo do dia: São Galdino, Bispo
Cor litúrgica: Branco

Primeira leitura: Atos 8, 26-40
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: "Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto". Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: "Aproxima-te desse carro e acompanha-o". 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: "Tu compreendes o que estás lendo?" 31O eunuco respondeu: "Como posso, se ninguém mo explica?" Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: "Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra". 34E o eunuco disse a Filipe: "Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?"35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: "Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?" 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 66
- Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

- Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

- Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!
R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6, 44-51
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu sou o pão descido do céu, quem deste pão come sempre há de viver (Jo 6, 51)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44"Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia.45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus'. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por Beata Teresa de Calcutá
(1910-1997), Fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Carta a um sacerdote, 17/02/1978, in «Vem, sê a minha luz»

«Este é o pão que desce do Céu; se alguém
comer dele, não morrerá.»
«Tive fome, estava nu, não tinha casa. Foi a Mim que o fizestes» (Mt 25, 40). O Pão de vida e o faminto, mas um único amor: Jesus somente. A Sua humildade é tão maravilhosa. Compreendo a Sua majestade, a Sua grandeza, porque Ele é Deus - mas a Sua humildade ultrapassa a minha compreensão, porque Ele faz-Se Pão da Vida a fim de que até uma criança pequena como eu possa comê-Lo e viver.
Há uns dias, quando dava a sagrada comunhão às nossas irmãs na casa-mãe, apercebi-me de repente de que tinha Deus entre os dedos. A grandeza da humildade de Deus. É bem verdade que «não há maior amor», não há amor maior que o amor de Cristo (Jo 15, 13). Calculo que tenha muitas vezes esta impressão de que, à sua palavra, entre as suas mãos, o pão se transforma no corpo de Jesus e o vinho se transforma no sangue de Jesus. Que grande deve ser o seu amor a Cristo! Não há amor maior que o amor do sacerdote a Cristo, «seu Senhor e seu Deus» (Jo 20, 28).

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A pedra filosofal existe


Muitos já devem ter ouvido falar na lendária Pedra Filosofal. A pedra que, tocada em qualquer metal, o transformava em ouro. Alguns a procuraram e não encontraram. Mas não a encontraram por terem procurado onde não estava, pois ela existe.
Sim, ela existe. Onde?
Beata Catarina Tekakwitha
E não transforma simplesmente um metal qualquer em ouro. Transforma coisas da terra em maravilhas do Paraíso. Esta “pedra filosofal” tem esse dom: tudo aquilo que se deixa tocar por ela, se transforma no melhor ouro que pode haver: de simples coisas perecíveis, transformam-se em eternas, de simples coisas humanas transformam-se em divinas.
Essa “pedra filosofal” é a Igreja Católica. A São Pedro — aliás, “pedra” — foi dito: “Tudo que ligares na terra será ligado no Céu”.
Um belo exemplo do poder dessa “pedra” é a transformação de uma índia pagã em uma Santa. Trata-se da Bem-Aventurada Catarina Tekakwitha, a primeira indígena das Américas beatificada em 1980 pelo então Papa João Paulo II, cuja memória a Igreja celebra em 17 de abril.
Beata Catarina Tekakwitha
Vitral da capela de Santa Isabel da Hungria, Hamilton, Canadá
Catarina pertencia aos Mohawk, um dos ramos dos ferozes índios Iroqueses que habitavam os Estados Unidos.
Era filha do cacique de uma das tribos, e sua mãe, católica, tinha depositado em seu infantil coração a semente da fé e do amor a Deus.
Com a morte prematura dos pais, foi morar com os tios, avessos à influência cristã. Apesar do ambiente pagão, sempre praticou as virtudes, vendo na beleza da natureza os reflexos do Criador. Gostava especialmente de contemplar as flores, entre elas as alvas ninféias.
Os tios acolhiam missionários de passagem, como era costume, mas proibiam a Catarina assistir as pregações. Um dos missionários, levado por inspiração divina, entrou um dia na cabana em que estava Catarina com outras senhoras índias. Pode, então, abrir-se a este missionário e contar-lhe seu desejo de levar vida virtuosa. Foi assim que, aos 17 anos, instruída e batizada, progrediu rapidamente na prática das virtudes. Apesar do ambiente hostil, manteve-se virgem de corpo e alma.
Perseguida, foi aconselhada a mudar-se para uma comunidade católica. Levava para o missionário do destino (Montreal), um bilhete de recomendação: “Dê-lhe guia e direção espiritual; logo o senhor perceberá que joia lhe enviamos. Sua alma está muito próxima de Deus…”
Passou o restante da curta vida a cuidar de idosos e doentes, dando a todos o bom exemplo das virtudes. Aos 24 anos percebeu que Deus a chamava para deixar esta vida passageira e gozar da eterna. Recebeu os últimos sacramentos e entregou sua bela alma dizendo as mesmas palavras de Santa Terezinha: “Jesus, eu Vos amo”.
Ninféia
http://www.staticflickr.com
Era o ano de 1680, dia 17 de abril. Neste dia a Igreja comemora a sua entrada no Céu. Aprendera a amar a Deus contemplando belezas desta terra; entre elas, as graciosas

EVANGELHO DO DIA

Santo do dia: Santa Catarina Tekakwitha, virgem
Cor litúrgica: Branco

Primeira leitura: Atos 8, 1-8
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria. 2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão.4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 66
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: "Como são grandes vossas obras!
R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!" Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!
R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

- O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!
R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6, 35-40
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Quem vê o Filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus (Jo 6, 40)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Papa pergunta: Onde os primeiros discípulos encontravam força para seu testemunho?

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 15-04-2013, Gaudium Press) - O Papa Francisco rezou com 80 mil peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, o ¨"Regina Coeli", a oração mariana para o período Pascal, rezada ao meio dia.
domingo_de_ramos.jpg
Foto Gustavo Kralj / Gaudium Press
Em sua alocução, desse ensolarado domingo, o pontífice dedicou breves palavras para a leitura dos Atos dos Apóstolos proposta para a liturgia deste 3° Domingo de Páscoa.
O Santo Padre disse que "Este texto refere que a primeira pregação dos Apóstolos em Jerusalém encheu a cidade da notícia que Jesus tinha verdadeiramente ressuscitado segundo as Escrituras e era o Messias anunciado pelos profetas".
Em seguida, o Papa continuou seu pensamento relembrando que : "Os sumos sacerdotes e os chefes da cidade procuraram cortar pela raiz a comunidade de fiéis em Cristo e fizeram aprisionar os apóstolos, ordenando-lhes de não ensinar mais em seu nome.
Mas Pedro e os outros onze responderam: É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus o exaltou à sua direita como chefe e salvador.
E desses fatos somos testemunhas nós e o Espírito Santo.
Então, flagelaram os Apóstolos e ordenaram-lhes de não falarem novamente no nome de Jesus. E eles foram embora, contentes por terem merecido sofrer insultos por causa do nome do Senhor."
"Onde encontravam os primeiros discípulos a força para esse testemunho? Não só. De onde vinha a alegria e coragem para anunciar, não obstante os obstáculos e a violência? Perguntou com ênfase o Papa Francisco para, em seguida, explicar:
"Não podemos nos esquecer que os apóstolos eram pessoas simples, não eram escribas, doutores da lei, nem pertencentes à classe sacerdotal. Como puderam, com seus limites e a oposição por parte das autoridades, encher Jerusalém com seus ensinamentos? É claro que somente a presença com eles do Senhor Ressuscitado e a ação do Espírito Santo podem explicar este fato. A sua fé se baseava numa experiência tão forte e pessoal de Cristo morto e ressuscitado que eles não tinham medo de nada nem de ninguém, e até mesmo viam as perseguições como um motivo de honra, que lhes permitia seguir os passos de Jesus e assemelhar-se a Ele, testemunhando com a vida".
O Santo Padre expôs aos presentes a lição de vida que o texto traz: "a história da primeira comunidade cristã nos diz algo muito importante, que vale para a Igreja de todos os tempos, e também para nós: quando uma pessoa verdadeiramente conhece Jesus Cristo e crê nele, experimenta a Sua presença na vida e a força de sua ressurreição, e não pode deixar de comunicar esta experiência. E, se encontra incompreensões ou adversidades, se comporta como Jesus em sua Paixão: responde com amor e com a força da verdade".
Finalizando, o Papa Francisco recomendou que se rezasse à Virgem Santíssima pedindo pelo anuncio da Ressurreição e pelos cristãos perseguidos: "para que a Igreja em todo o mundo anuncie com franqueza e coragem a Ressurreição do Senhor e testemunhe de maneira eficaz com sinais de amor fraterno", "que eles (os cristãos perseguidos) sintam a presença viva do Senhor Ressuscitado". (JS)

EVANGELHO DO DIA



Santo do dia: São Frutuoso, Bispo
Cor litúrgica: Branco

Primeira leitura: Atos 7, 51-8, 1
Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51"Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tor­nastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!"
54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: "Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus". 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: "Senhor Jesus, acolhe o meu espírito". 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: "Senhor, não os condenes por este pecado". E, ao dizer isto, morreu. 8,1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 31
- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
R: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria.
R: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

- Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.
R: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6, 30-35
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá fome; assim nos fala o Senhor (Jo 6, 35)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer'". 32Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo".  34Então pediram: "Senhor, dá-nos sempre desse pão". 35Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

51ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida chega ao terceiro dia

Aparecida - São Paulo (Sexta-feira, 12-04-2013, Gaudium Press) O Arcebispo emérito de Salvador, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, presidiu nesta sexta-feira, 12, a Santa Missa de abertura dos trabalhos do terceiro dia da 51ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida.
Dentre os temas que os mais de 360 Bispos que participam da Assembleia, debatem está a situação das paróquias no Brasil.
Ontem foi tratado sobre a tradução do Missal Romano e do Diretório de Comunicação. A Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos apresentou uma nova tradução para o Missal Romano, que já foi analisada e repassada para os bispos brasileiros para que fossem feitas as devidas emendas. Com a aprovação das emendas, o texto foi traduzido e deverá ser aprovado durante a Assembleia. Após a aprovação, o mesmo será enviado a Roma para ser reconhecido pela Santa Sé.

Diretório de Comunicação
Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, que participou do processo de elaboração do Diretório de Comunicação, ressaltou que "a comunicação é essencial na vida do ser humano e a Igreja é feita de comunicação, da boa notícia, da Palavra de Deus, da Catequese, da Liturgia".
"Este é um sonho antigo da CNBB. Gostaríamos de ter normas mais claras para as nossas comunidades e paróquias", afirmou Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande (MS). O prelado explicou que o diretório terá 10 capítulos entre eles, os Desafios da comunicação para a Igreja, a comunicação nas redes sociais, a teologia da comunicação. "Entre os capítulos está também a Comunicação e a vivência da fé nas dimensões da catequese, caridade e liturgia. Precisamos debater as questões da ética na comunicação."
Dom Dimas explicou também que inicialmente foi feito um texto de estudo e aprofundamento da comunicação e posteriormente a criação da Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação.
Apesar disso o trabalho da comissão tem sido realizado com intensidade e cuidado, pois "não se trata apenas de traduzir, mas manter uma fidelidade ao texto original em latim. Para que seja acessível ao povo em uma linguagem litúrgica bela", declarou Dom Armando. Segundo o prelado a revisão não mudará os ritos, pois são correções simples, voltadas mais para a linguagem e conteúdo da celebração. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.