Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Terço dos Homens em Lajes Pintadas da Igreja de São Francisco de Assis comemoram Aniversáro de 6 Anos com Missa em Ação de Graçastiva

Criado no  dia 30 de janeiro  do ano de 2008, com a intercessão da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável,  através das benções do pároco Pe. Idalmo Cesar Barbosa Fernandes, pároco da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em Campo Redondo/RN, Igreja de São Francisco de Assis em Lajes Pintadas/RN, esteve na noite desta Quinta-Feira (30/01) celebrando o aniversario do Grupo do Terço dos homens de Mãe Rainha com a presença de diversos visitantes que nos deram a honra de comtemplar a Celebração Eucarística sendo realizada no templo Central católico do município no horário das 19h00min horas da noite.
A realização do evento sendo idealizado logo em seu primeiro momento; contou com a celebração nas homenagens de 6 anos de existência do grupo no município tendo a frente em sua coordenação o ministro Manoel Lopes Ferreira Júnior. A abertura da Missa foi iniciada com a entrada do ministro celebrante da noite que estiveram ainda acompanhado membros do terço local e os leitores da noite o ex-prefeito José Gomes, e coordenadores dos terços da Capela de São José de Malhada Vermelha José Miguel Campelo (Kidote) e Jailson José de Oliveira  da Capela de Nossa Senhora Aparecida de Lagoa do Meio  em Campo Redondo.  Durante a Celebração da santa missa o pároco celebrante da noite esteve enfatizando sobre os interesses pela obra cristã sendo realizadas pelo homem quando a Igreja vem cada vez a necessitar.
Já após a Celebração outro momento foi idealizado pelos agradecimentos na  aqueles que representaram história no grupo desde sua fundação como na fala da Ministra Raimunda Nonato que apenas desejou paz e prosperidade com sucesso de trabalho cristã para o ano. Outra importante  foi ressaltado nas palavras do ministro e educador José Jorge de Oliveira que iniciou sua história na criação do terço dos homens no ano de 2008 acompanhado até o exato momento. Por fim a última fala ficou com a oportunidade do representante do terço dos homens pela 9ª Zonal região Trairi pelas Igrejas Católicas o jovem Moisés Felipe que desejou a todos (a) uma rica benção de crescimento na presença da obra santa.
O grupo criado apenas com 13 homens, hoje atua com um total de 40 participantes entre jovens, adultos e 3ª idade levando a santa palavra de Deus como ressalva de consolo para os lares de nossos Lajes Pintadenses. A missa foi encerrada marcando presença terços dos homens vindos de da cidade de Campo Redondo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida comunidade de Lagoa do Meio, São José em Malhada Vermelha e aos nossos aniversariantes de Mãe Rainha representantes da Igreja de São Francisco de Assis do município.  Logo em seguida foi servida uma recepção ainda na Igreja na casa paroquial para nossos convidados.
 
 

















































quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Papa nomeia novo Secretário do Colégio Cardinalício

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-01-2014, Gaudium Press) O Arcebispo Dom Ilson de Jesus Montanari foi nomeado nesta terça-feira, 28, pelo Papa Francisco como o novo Secretário do Colégio Cardinalício.

arcebispo_dom_ilson_de_jesus_montanari.jpg
O Colégio Cardinalício é formado atualmente por 199 cardeais, onde 107 são eleitores e 92 com mais de 80 anos não possuem o direito de voto. Eles colaboram com o Papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir para eleger um novo Pontífice.

Oriundo da cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, Dom Ilson ingressou no Seminário "Maria Imaculada", onde logo depois, em 1985, estudou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1989 e incardinado no clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, retornando à sua cidade natal como Pároco.

Em Ribeirão Preto, exerceu a função de chanceler e coordenador de Pastoral da arquidiocese, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores e Vigário Forâneo da Zona Oeste.

Dom Ilson retornou a Roma em 2002, para cursar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008, tornou-se Oficial na Congregação para os Bispos.
O religioso ainda foi nomeado Capelão de Sua Santidade (2002-2004).

Ao ser nomeado novo secretário da Congregação para os Bispos, no dia 12 de outubro do ano passado pelo Papa Francisco, Dom Ilson expressou algumas palavras de gratidão aos presentes no Ginásio de Esportes Pedro Ferreira dos Reis, em Sertãozinho, local onde recebeu a ordenação episcopal:

"Rezem por mim para que eu não seja pastor que dispersa e afugenta, mas no meu coração Deus possa sempre escavar lugares para acolher e cuidar de todos, principalmente dos mais feridos. Peço que aceitem que os represente na figura da Mãe de Deus, a Senhora Aparecida". (LMI)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Evangelho Diário



Santo do dia: São Tomás de Aquino, prebítero e Doutor da Igreja; Santa Ágata Lin Zhao, virgem e São Jerônimo Lu Tingmei e São Lourenço Wang Bing, catequistas e mártires
Cor litúrgica: branco
Evangelho de hoje:  São Marcos 3, 31-35
Primeira leitura: Samuel 6, 12-15.17-19
Leitura do segundo livro de Samuel:

Naqueles dias, 12bDavi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro. 14Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 23 (24)

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

R: Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!”

R: Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!

R: Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!

R: Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 31-35

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11, 25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

A rainha e princesa das flores


Irmã Mary Teresa Mac Isaac, EP - 2014/01/23
flores_rosa..jpg

A rosa é a rainha das flores. Ora, onde há uma rainha é natural que exista também uma princesa. A qual das perfumadas "damas" do reino vegetal caberá tal dignidade?
Irmã Mary Teresa Mac Isaac, EP
Quem se deleita em permitir que a imaginação voe pelo universo do belo, decerto terá alguma vez representado em sua mente uma rainha perfeita.brinco de princesa.jpg
Possuirá essa personagem arquetípica, sem dúvida, uma fisionomia reluzente de elevação e ternura, um nobilíssimo porte, realçado pela formidável beleza do vestido e pelas raras joias com que se adorna. Sua morada será um palácio de conto de fadas, repleto de maravilhas quase paradisíacas. E haverá naturalmente junto a ela uma imaginária princesa, digna filha dessa soberana perfeita, tão extraordinariamente formosa e distinta como sua mãe.
Esta inocente distração traz por certo ao espírito uma alegria, reflexo do gáudio que teve o Padre Eterno ao criar o homem, arquetípico microuniverso da criação. Amou-o de tal maneira que quis formá-lo à sua própria imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), e lhe deu para governar e guardar as maravilhas da natureza mineral, vegetal e animal (cf. Gn 2, 15).
Ora, em cada um desses planos da criação Ele pôs seres de maior ou brinco_princesa.jpgmenor grau de beleza, perfeição ou utilidade. Nesse sentido, a ametista é mais rara e valiosa que o granito; a arara é mais bonita que o corvo; o pavão, mais nobre que o avestruz; o leão, rei dos animais, ultrapassa em força e majestade todos os outros. E assim por diante.
No universo das flores, Deus criou uma tão excelsa que vem a ser considerada "rainha": a rosa. Entretanto, será ela a única a presidir este mundo de perfumes e cores? Não haverá toda uma "corte" de nobres flores ornando-a e acompanhando-a? Não haverá uma "princesa das flores" que participe especialmente da sua beleza e dignidade?
Como tudo o que o Criador faz é perfeito, deve existir no mundo ao menos uma flor que exerça tão gracioso papel. E deixando mais uma vez solta a nossa imaginação, nos atrevemos a apontar para uma delas: o brinco-de-princesa.
Pelo seu formato e colorido, que lembram uma joia toda feita de pedras preciosas, poderíamos pensar que Deus a criou como modelo para o brinco de uma princesa formosa e distinta, como a filha da nossa imaginária rainha.
Mas indo um pouco mais longe caberia se perguntar: não terá pensado nela a Providência ao criá-la como sendo a "princesa das flores"? (Revista Arautos do Evangelho, Janeiro/2014, n. 145, p. 50-51)