Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PARABÉNS DE HOJE VAI PRA ESTE GRUPO QUE PERSEVERA EM NOSSA COMUNIDADE

O Evangelho desta ultima quarta-feira 28 do mês de janeiro do ano 2015, tem um pouco haver com esses homens que a cada dia estão dando bons frutos em nossa comunidade, que neste dia 30 do corrente mês, este grupo completa 7 anos de caminhada de oração, dando assim o nosso testemunho de fé, e assumindo verdadeiramente essa missão que Jesus confia a cada um de nós, e que, pela intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, possamos perseverar cada vez nesta missão de evangelizar as famílias de nossa comunidade.
Parabéns pra todos!

 Leia e reflita!



Evangelho (Mc 4,1-20)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CONVITE

A coordenação do Grupo de Oração Terço dos Homens de Lajes Pintadas, convida todo povo de Deus em geral para participar nesta quarta-feira às 15h00min na Igreja de São Francisco de Assis, do Terço da Divina Misericórdia.
Você é nosso convidado todo especial!

Escola Municipal “Francisco Jerônimo Gomes” em Boqueirão/Lajes Pintadas-RN nos retoques finais


Encontra-se nos retoques finais, a obra de reforma da Escola Municipal Francisco Jerônimo Gomes da comunidade Boqueirão, em Lajes Pintadas, RN.

A obra está sendo executada com recursos de R$ 25 mil, oriundos do Programa Água na Escola do Governo Federal. Segundo a Secretária Municipal de Educação Cely Cristine, foi feita adesão para reforma de 4 (quatro) escolas do município: escola de Serra Verde (obra já concluída), Boqueirão e Saco de Dentro, (ambas na reta final), além  da Miguel Paulino (Riacho Fechado), recurso em processo de liberação.

Evangelho Diário

Santo do dia: São Tomás de Aquino, presbítero e Doutor da Igreja; Beata Olímpia Bida, virgem
Cor litúrgica: branco
Evangelho de hoje: São Marcos 4, 1-20
Primeira leitura: Hebreus 10, 11-18
Leitura da carta aos Hebreus:
11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 15É isto que também nos atesta o Espírito Santo, porque, depois de ter dito: 16“Eis a aliança que farei com eles, depois daqueles dias”, o Senhor declara: “Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, 17não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniquidades”. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 109 (110)
— Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”
R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!
— O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos;
R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!
— Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”
R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!
— Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”
R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4, 1-20
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. 13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto.20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.”
— Palavra da Salvação
— Glória a vós, Senhor
Comentário do dia por São Cesário de Arles (470-543), monge, bispo
Sermões ao povo, n.º 6; CCL 103, 32

Dar fruto e produzir a trinta, a sessenta e a cem por um
Há duas espécies de campos, irmãos: um é o campo de Deus, o outro o dos homens. Tal como tu tens os teus domínios, também Deus tem os seus. Os teus domínios são a tua terra; os de Deus são a tua alma. Seria porventura justo que cultivasses o teu terreno e deixasses em pousio o de Deus? Se pões a tua terra em cultivo mas não fazes o mesmo com a tua alma, é porque pretendes pôr a tua propriedade a render, mas não a de Deus? Achas isso justo? Porventura Deus merecerá da nossa parte tamanha negligência em relação à nossa alma, que Ele tanto ama? Se te regozijas por veres o teu terreno bem cultivado, porque não choras ao ver a tua alma em pousio? A colheita do teu terreno assegurar-te-á a sobrevivência por uns dias neste mundo, mas o cuidado da tua alma dar-te-á a vida eterna no céu. […]
Deus dignou-Se confiar-nos a nossa alma como seu domínio; portanto, por intermédio do seu auxílio ponhamos mãos à obra com todas as nossas forças para que, no momento em que visitar o seu terreno, Ele o encontre bem cultivado e em perfeita ordem: que Ele possa encontrar um pomar em vez dum silvado, vinho em vez de vinagre e trigo em vez de joio. Pois se lá encontrar tudo o que é agradável a seus olhos, dar-nos-á como recompensa as alegrias eternas, ao mesmo tempo que lançará as silvas ao fogo.
 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Mistério: uma imagem impressionante vem chamando a atenção da população de São Fernando/RN

Estavam demolindo uma casa antiga e tiraram uma foto, quando foram ver aparece uma estranha imagem de uma menina. A foto foi tirada por um amigo do rapaz que estava trabalhando no serviço.

Por Cardoso Silva, via Blog do Canindé Silva 












Fonte: Diário Lajespintadense

Paróquia de Santa Rita de Cássia divulga programação do retiro de Carnaval 2015

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CONVITE MISSA

Convidamos todos os jovens de nossa comunidade, como também todo povo de Deus em geral para neste sábado 24 do corrente mês participar da Missa da Juventude com Oração de Cura e Libertação, que será celebrada por nosso Pároco Idalmo Cesar B. Fernandes, às 20h00min, na Igreja de São Francisco de Assis.
Sintam-se todos convidados!

Evangelho Diário

Santo do dia: Santo Ildefonso, Bispo; Santa Emerenciana, mártir
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Marcos 3, 13-19
Primeira leitura: Hebreus 8, 6-13
Leitura da carta aos Hebreus:
Irmãos, 6agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. 7De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8Com efeito, Deus adverte: “Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança.9Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias – diz o Senhor: porei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 13Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 84 (85)
— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
R: A verdade e o amor se encontrarão.
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

R: A verdade e o amor se encontrarão.
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
R: A verdade e o amor se encontrarão.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 13-19
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5, 19)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
— Palavra da Salvação
— Glória a vós, Senhor
Comentário do dia por Santo Agostinho (354-430)
Bispo de Hipona (norte de África), Doutor da Igreja
Sermão 311, 2

«Estabeleceu doze para andarem com Ele e para os enviar a pregar»
Os bem-aventurados apóstolos […] foram os primeiros a ver Cristo suspenso na cruz; choraram a sua morte, ficaram atemorizados face ao prodígio da sua ressurreição mas, logo a seguir, transportados de amor por esta manifestação do seu poder, não hesitaram em derramar o seu sangue para atestar a verdade do que tinham visto. Pensai, irmãos no que era pedido a esses homens: ir por todo o mundo pregar que um morto tinha ressuscitado e subido ao céu; e sofrer, devido à pregação dessa verdade, tudo o que aprouvesse a um mundo insensato: privações, exílio, cadeias, tormentos, carrascos, feras ferozes, a cruz e morte. Teriam sofrido tudo isso por um desconhecido?
Teria Pedro morrido para sua própria glória? Teria pregado em proveito próprio? Ele morria e Outro, que não ele, era glorificado por essa morte; ele foi morto e Outro foi adorado. Só a chama ardente da caridade, unida à convicção da verdade, pode explicar semelhante audácia! Eles pregavam o que tinham visto. Ninguém morre por uma verdade da qual não está seguro. Ou deveriam eles negar o que tinham visto? Mas não negaram, antes pregaram esse Morto que sabiam estar perfeitamente vivo. Eles sabiam por que vida desprezavam a vida presente, sabiam por que felicidade suportavam provas passageiras, por que recompensa espezinhavam todos esses sofrimentos. A sua fé pesava mais na balança que o mundo inteiro.
 

Momentos finais marcam festa de Nossa Senhora da Conceição ano 2015 na Noite desta última quarta-feira (21) com sorteios de brindes e Hasteamento da bandeira.

Filhos da comunidade de Barros Preto Uzuel Santana e Evanilda José são Privilegiados com Bandeira de sua Padroeira no ano de 2015 nas festividades de Maria.



Acompanhando o trabalho de devoção pelas muitas realizações nos milagres feitos pela sua padroeira Nossa senhora da Conceição e em sua festa nos períodos de 12 à 21/01/2015, além da soma em ser filhos de Maria e contribuição há história em seus 33 anos; os afilhados da padroeira Maria mãe de Deus para o ano de 2015 foram o casal Usuel Santana e Evanilda José residentes da comunidade local.
No sorteio realizado na nesta quarta-feira (21) no horário das 19h00min horas a emoção foi demonstrada no sorriso do casal além do privilegio dentre muitos que almejavam a bandeira de sua padroeira em sua residência. A felicidade foi tamanha aonde demonstrada ao público em geral o casal sortudo foi aplaudido pelos fiéis em rua pública pela satisfação de ser chamados filhos de Nossa Senhora da Conceição.
Encerrando a festa da Imaculada Maria pela comunidade de Barros Preto nos seus festejos religiosos, a parte final após a celebração da procissão sendo ocorrida na última quarta-feira (21); esteve sendo realizado com o sorteio de brindes além do hasteamento da bandeira para os afilhados Uzuel Santana e Evanilda José residente da comunidade local que levou as bênçãos de Maria Mãe de Deus além da bandeira para o ano de 2015.
Nos sorteios dos brindes sendo oficializado pelos Párocos José Manoel da Silva (paroquia de São Pedro/RN) e Idalmo Cesar B. Fernandes ( Paróquia Nossa de Lourdes Campo Redondo/RN); os sortudos da noite foram simplificado pelas presenças marcantes de São Pedro, Parnamirim e comunidade de Barros Preto. Após os sorteios novamente o Pároco José Manoel agradeceu a todos (a) empreitando as bênçãos finais com considerações nas palavras de Idalmo Cesar. 





 

Cachoeira não resiste e secar pela segunda vez, após 62 anos de sua construção

Considerado o principal reservatório de água do município de Lajes Pintadas-RN, o açude público Cachoeira não resistiu e secou pela segunda vez desde sua construção nos idos de 1953. Isso mostra a dura realidade que vive os mananciais de água do estado Potiguar que estão secando por causa da falta de chuvas.

Foto arquivo: açude Cachoeira - novembro de 2013
A água do Cachoeira era improprio para o consumo humano, haja vista que era bastante utilizado para dessedentação de animais e uso complementar na construção, cerâmica e limpeza em geral.  
Para se te uma ideia, a primeira vez que essa triste cena ocorreu, foi no ano de 1993. Naquela época ainda não havia a adutora Monsenhor Expedito, aí você pode até imaginar o tamanho do sofrimento das pessoas clamando pelo precioso líquido.

O velho Cachoeira é apenas mais um reservatório de água espalhados pelo nosso estado que está seco em função dos mais de 3 anos sem chover.

46º grupo Escoteiro José Ferreira de Lima de Lajes Pintadas participa em visita do VI Jamboree Nacional Escoteiro em Parnamirim/RN no dia 14/01

O grupo de Escoteiros 46º GE José Ferreira de Lima da cidade de Lajes Pintadas/RN esteve no dia 14/01 (quarta-feira) realizando uma importante visita ao VI Jamboree Nacional Escoteiro que aconteceu em Parnamirim/RN nos dias de 11 à 16 de Janeiro de 2015. A participação de nossos escoteiros contou com a participação de toda a chefia local além do conselho de Pais que estiveram realizando todo o acompanhamento dos seus filhos. A viajem foi realizada no período da tarde, que saindo do município as 12h00min horas, a coordenação organizada pela chefia Leodicéia Simplício e  Francimário Ribeiro além dos demais estiveram nossos adolescente tendo momentos agradáveis além de experiências em conhecimentos com outros conselheiros que totalizaram um número de 4.215 participantes, do Rio grande do norte dentre 126 jovens voluntários no trabalho de guia e instruções.
A chegada ao evento foi realizado  no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, aonde toda uma estrutura de restaurantes, um complexo comercial e um centro médico foi proporcionada para nossos visitantes. Durante a visita aos escoteiros que do município de Lajes Pintadas foram reservados para um momento de experiência de intercâmbio; outros contingentes de escoteiros vinheram do Sudeste e Sul do Brasil, quer dentre  São Paulo esteve presente com 1.197 participantes, tendo a seguido do  Rio Grande do Sul, com 545 pessoas, e do Paraná, que terá 472 membros. Em quarto lugar esteve o contingente de Santa Catarina, com 328 inscritos, seguido do Rio de Janeiro, com 291 jovens e adultos.

O evento em seus seis dias contou com a participação de jovens de 11 a 17 anos e vindos de 23 estados brasileiros aonde participarão de atividades com foco na sustentabilidade, artesanato, ciência e tecnologia. Para os conselheiros do município de Lajes Pintadas José Ferreira de Lima, a troca de experiências incluiu as diversas amostras na  Feira das Cidades – em que nossos participantes  observaram e conheceram um pouco sobre as diversas culturas nas tradições e tradições escoteiras espalhadas por todo o território brasileiro  Houve ainda  passeios turísticos e o dialogo no repasse de informações com outros grupos visitantes.






fotos: chefe escoteiro Francimarcio Ribeiro/ escoteiro Flavio