Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Evangelho

Ofício da Festa
Santo do dia: São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos
Cor litúrgica: vermelho
Evangelho do dia: São Lucas 6, 12-19
Primeira leitura: Efésios 2, 19-22
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 19Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 18 (19)
- Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
R: Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
- Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.
R: Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 12-19
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Hoje é dia do Servidor Público – 28 de outubro

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Homenagem do Portal DL aos servidores públicos do município lajespintadense. 

Em Lajes Pintadas, comemoração do “Dia do Servidor Público” é transferida para sexta (30)

A comemoração do “Dia do Funcionário Público” foi transferida em Lajes Pintadas/RN, desta quarta-feira, 28, Dia do Servidor Público, para a sexta-feira, 30, através de decreto nº 002/2015, divulgado no começo desta semana.

Os órgãos e entidades que integram as administrações estaduais e municipais nenhum funciona neste dia. Exceto a Unidade Mista de Saúde que trabalha em forma de plantão. Os trabalhos só voltarão à normalidade, dia 3 de novembro (terça-feira).
 
Fonte: DIÁRIO LAJESPINTADENSE

JMJ 2016 já conta com 400 mil inscritos

XXVIII Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Cracóvia, na Polônia

Denise Claro
Da redação, com site oficial da JMJ

JMJ 2016

Faltando 272 dias para a JMJ 2016, os organizadores do evento divulgaram que o número de inscrições para a Jornada chegou aos 400 mil. Há peregrinos de toda a parte do mundo, mas a inscrição de número 400 mil é a de um grupo polonês da Diocese de Zamosc e Lubaczow.
A maioria dos registros é de grupos da Polônia, Itália e América do Norte. Há também muitos peregrinos do Oriente Médio e África.
“Nosso empenho é para tornar a chegada dos peregrinos ao país o mais fácil possível.”, afirmou Frei Andrzej, membro da organização da JMJ 2016.

Etapas do Período de Inscrições

A primeira fase das inscrições continua, em que os peregrinos e seus grupos apresentam o desejo de estar na jornada.
Na segunda fase são formados subgrupos, e são solicitadas informações mais detalhadas, como a existência ou não de pessoas consagradas nos grupos, assim como a presença de pessoas com necessidades especiais. Nesta segunda etapa os interessados também devem apresentar dados sobre acomodação, e sobre o período que ficarão em Cracóvia.
A previsão do Comitê Organizador da JMJ 2016 é de que até a data do evento o número de inscritos chegue aos 2 milhões de peregrinos. As incrições podem ser feitas no site do evento: www.krakow2016.com
Fonte Canção Nova

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Festa de São Frei Galvão movimenta a cidade de Guaratinguetá

Gaudium Press - 2015/10/23
 
Guaratinguetá - São Paulo (Sexta-feira, 23-10-2015, Gaudium Press) Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, ou São Frei Galvão, foi beatificado em 8 de abril de 1997 pelo Papa João Paulo II. Após esse reconhecimento, houve o início do processo para a canonização do religioso natural da cidade paulista de Guaratinguetá. E em 2007, quando o Papa Emérito Bento XVI esteve em terras brasileiras, o frade pertencente à Ordem Terceira de São Francisco, que ganhou respeito e admiração dos fiéis por conta de seus poderes de cura e milagres reconhecidos junto à Santa Sé, pode ser então santificado, no dia 11 de maio daquele ano, em cerimônia realizada no Campo de Marte, em São Paulo.
Gaudium Press.jpg
Agora, neste próximo domingo, 25 de outubro, a Igreja Católica celebra junto aos devotos de São Frei Galvão a Festa Litúrgica dedicada ao religioso. Em várias localidades do país, as igrejas e comunidades comemoram a data proporcionando momentos de oração e reflexão acerca da história do primeiro Santo brasileiro.
Entre esses lugares, um deles é em especial: o Santuário de São Frei Galvão, situado no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá, que festeja até o dia 25 de outubro a Novena e Festa de seu Padroeiro.
Gaudium Press.jpg
Neste ano, o Santuário aborda a temática "Santo Antônio de Sant'Anna Galvão e a nossa comunidade de Fé, esperança e caridade", sendo a novena perpétua nos horários das 14h30 e 19h, seguida de celebração eucarística.
No dia da festividade litúrgica de São Frei Galvão, a Missa Solene ocorre às 10h, presidida pelo Bispo Auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli.
Mais tarde, às 16h30, os devotos do Santo participam da tradicional Procissão Solene pelas ruas próximas, com destino ao Santuário, e logo depois ficam para assistir a Santa Missa, às 18h, presidida também por Dom Darci.
Segundo a organização, o Santuário espera receber este ano mais de 100 mil pessoas durante a novena e a festa do Padroeiro. Os dados são baseados na distribuição das pílulas milagrosas de São Frei Galvão, que em todos os anos, tem aumentado de forma significativa. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Santuário São Frei Galvão

Fátima acolherá Congresso Eucarístico sobre a Misericórdia em 2016

Gaudium Press - 2015/10/23
  
Fátima - Portugal (Sexta-feira, 23-10-2015, Gaudium Press) Marcado no Ano Jubilar da Misericórdia e em preparação ao primeiro centenário das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos, Fátima acolherá em 2016 o IV Congresso Eucarístico Nacional. O evento, que tratará sobre a misericórdia, será no Santuário Mariano de 10 a 12 de junho do próximo ano, e é organizado pela Conferência Episcopal Portuguesa, com a Colaboração do Santuário de Fátima e o Apostolado da Oração.
Congresso Eucarístico sobre a Misericórdia ocorrerá em Fátima em 2016.jpg
Sobre o lema do Congresso - "Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia" - falam no website oficial do evento: "O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, acentuou muito o abrir-nos à misericórdia de Deus e ser misericordiosos com todos. Convocar um ano santo dá mais ênfase à urgência de receber a misericórdia de Deus e de oferecê-la aos nossos próximos. No documento no qual convoca este ano santo, Francisco afirma: 'A pedra angular que sustenta a vida da Igreja é a misericórdia'".
O tema também está estreitamente relacionado com a mensagem de Fátima, como comenta Dom Antônio Marto, citado pelo website: "Graça e Misericórdia, Graça de amor misericordioso, é pois a síntese da mensagem de Fátima e da revelação de Deus compassivo que, em seu amor trinitário, se inclina sobre todos os sofrimentos humanos, sobre a humanidade, para fazer sentir sua ternura e manifestar-se Pai amoroso de todas as criaturas".
O Congresso se dirige a todas as pessoas que queiram participar, mas de maneira especial aos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, agentes de pastoral e aos que nas comunidades paroquiais exercem diversos serviços.
O Congresso propõem obras concretas de misericórdia, tal como convidou o Santo Padre Francisco ao convocar o Jubileu Extraordinário. Por isso a organização do encontro Eucarístico também lançou uma campanha de sensibilização para a doação de sangue. "Doar sangue é um gesto muito humano e muito cristão, porque faz referência ao exemplo de Cristo, que na Eucaristia continua hoje dando seu corpo e sangue pela salvação do homem", comentou à Rádio Vaticano o Padre Manuel Morujao, membro do Apostolado da Oração. (GPE/EPC)

Evangelho

30° Semana do Tempo Comum
Santo do dia: São Ceda, Bispo
Cor litúrgica: verde
Evangelho do dia: São Lucas 13, 10-17 
Primeira leitura: Romanos 8, 12-17
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:
12Irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo -; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 67 (68)
- Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Mas os justos se alegram na presença do Senhor rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!
R: Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!
- Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
R: Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!

- Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!
R: Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13, 10-17
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17, 17)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: 'Mulher, estás livre da tua doença.' 13Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: 'Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.' 15O Senhor lhe respondeu: 'Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?' 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava
com as maravilhas que ele fazia.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CASAMENTO COMUNITÁRIO ACONTECE NA FESTA RELIGIOSA DE NOSSA SENHORA APARECIDA



Nessa última quinta-feira 08 de outubro, aconteceu durante a Festa Religioso de Nossa Senhora Aparecida na comunidade de Saco de Dentro dois Casamentos Comunitário, a referida festa iniciou no dia 03 e encerrará no dia 12 do corrente mês.