Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 29 de julho de 2016

GRUPO DO TERÇO DOS HOMENS, NA PESSOA DO COORDENADOR MANOEL JÚNIOR, PARABENIZA PADRE IDALMO







Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

- Padre Idalmo Cesar

Desejamos que as melhores coisas estejam reservadas para o seu caminho, e que a vida possa brilhar para você da maneira mais gloriosa possível! Que você possa fazer as melhores escolhas e cultivar as melhores amizades, para que a sua felicidade possa transbordar todos os dias!

São os sinceros votos de todos aqueles que fazem  o Grupo do Terço dos Homens da Capela de São Francisco de Assis.
Parabéns!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

AVISO CONVITE



A Família Terço dos Homens da Capela de São Francisco de Assis de Lajes Pintadas/RN, Convida todos os nossos irmãos para meditarmos o SANTO TERÇO hoje as 19h00min na referida Capela.
Muitos são chamados, mas poucos serão os escolhidos...
Venha fazer parte conosco desse momento de fé e devoção.

Pedre Idalmo César viaja a Europa para participar da ‘Jornada Mundial da Juventude’

 
 
O Padre Idalmo César Barbosa Fernandes, Pároco de Campo Redondo e Lajes Pintadas/RN viajará na noite desta quarta-feira, 20 de julho, para participar da ‘XXXI Jornada Mundial da Juventude’ que acontecerá na cidade de Cocrôvia, na Polônia.  


Na ocasião, o Padre ficará alguns dias de férias e visitará os países: Austrália, Itália, República Checa, Alemanha, Portugal e França.  O Pároco só voltará a Lajes Pintadas no dia 6 de agosto, para retomar os seus trabalhos de evangelização.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Evangelho

Santo do dia: São Bruno, Bispo
Cor litúrgica: Verde
Evangelho do dia: São Mateus 12,38-42
Primeira leitura: Miquéias 6,1-4.6-8
Leitura da Profecia de Miquéias:
Ouvi o que diz o Senhor: 'Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze que as colinas ouçam tua voz'. 2Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 3'Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria. 6'Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? 7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares, e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?' 8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 49 (50)
- Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!' Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente,
eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12, 38-42
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo: 38Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.' 39Jesus respondeu-lhes: 'Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.'
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

terça-feira, 12 de julho de 2016

Intenções do Papa Francisco: - Julho de 2016 -

PAPA FRANCISCO.jpg
Universal:
Respeito pelos povos indígenas


Para que os povos indígenas,
ameaçados na sua identidade e
existência, sejam respeitados.
 


Pela Evangelização:
Missão na América Latina
e Caraíbas
Para que a Igreja na América Latina e
Caraíbas, através da sua missão
continental, anuncie o Evangelho
com renovado vigor e entusiasmo
.

* * * *


Todos os meses o Papa confia suas intenções ao apostolado da oração. Esta iniciativa é  seguida por milhões de fiéis em todo mundo.

Mostra sobre o Perdão de Assis é exposta na Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos

Gaudium Press - 2016/07/11
  
Assis - Itália (Segunda-feira, 11-07-2016, Gaudium Press) Por ocasião do VIII Centenário da Indulgência da Porciúncula, a Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos (La Porciúncula), em união com o Sacro Convento de Assis, a Conferência Episcopal da Umbria e a Sociedade Internacional de Estudos Franciscanos, inaugurou no dia 02 de julho a mostra "O Perdão de Assis".Mostra sobre o Perdão de Assis é exposta na Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos 1.jpg
Tendo lugar na Sala São Pio X do Museu da Porciúncula, onde estará disponível para o público até o dia 1º de novembro, a exposição inclui documentos, códices e antigos livros que ilustram a história da Indulgência Plenária que desde o século XIII podem obter os fiéis que peregrinem até o santo lugar a cada 02 de agosto.
A mostra está distribuída em dez seções e 26 vitrines que contêm os antigos documentos, os quais estão acompanhados de um guia divulgador e um catálogo que foi editado pela Fundação Centro Italiano de Estudos sobre a Alta Idade Média (Spoleto). Os livros e códices provêm das bibliotecas do Convento da Porciúncula, do Sacro Convento de Assis e Apostólica Vaticana, além de outras fora da Itália.
"Irmãos meus quero mandá-los todos ao Paraíso"
A tradição franciscana do "Perdão de Assis" -também conhecido como "O Perdão da Porciúncula"- tem sua origem no ano de 1216 quando São Francisco de Assis orava na pequena igreja da Porciúncula. Encontrando-se em fervorosa oração, de maneira surpreendente o santo lugar se ilumina e sobre o altar aparece Jesus junto com a Virgem Maria.
Naquele instante Jesus pergunta a São Francisco se deseja alguma graça especial para salvar as almas. Sem demora o Santo padroeiro da Itália lhe pede que conceda uma generosa indulgência para todos aqueles que visitassem a Porciúncula. Nosso Senhor concede a São Francisco este presente com a condição de que logo o solicitaria ao Papa. Com obediência o Santo acode a Honório III que concede a Indulgência.
No dia 02 de agosto desse ano os sete Bispos da Umbria consagram a pequena capela da Porciúncula e São Francisco anuncia a todos o grande presente do céu com a conhecida expressão: "Irmãos meus quero mandá-los todos ao Paraíso".
A festa do "Perdão de Assis", com 8 séculos de tradição, inicia a cada ano na manhã do dia 1º de agosto, e termina ao cair da tarde do dia 2 de agosto, dias nos quais a "Indulgência da Porciúncula" é conhecida não somente aos que visitem a pequena igreja em Assis, mas para os fiéis que visitem qualquer igreja franciscana em qualquer parte do mundo.Mostra sobre o Perdão de Assis é exposta na Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos 2.jpg
As condições para obter esta indulgência são: estar na graça de Deus e ter se confessado ao menos oito dias antes da festa ou fazê-lo nos oito dias seguintes; participar da Missa nos templos franciscanos e comungar na dita Missa; renovar a profissão de Fé mediante a oração do Credo; orar o Pai-Nosso para afirmar a dignidade própria como filhos de Deus e orar pelas intenções do Santo Padre.
Como recorda o Código de Direito Canônico em seu número 992, "a indulgência é a remissão diante de Deus da pena temporal pelos pecados, já perdoados enquanto culpa, que um fiel disposto e cumprindo determinadas condições, consegue por mediação da Igreja, a qual, como administradora da redenção, distribui e aplica com autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos".
A graça do "Perdão de Assis" pode ser obtida durante todo o ano da igreja de Porciúncula em Assis, mas durante a Festa do Perdão se faz acessível nos templos franciscanos de todo o mundo. (GPE/EPC)

Evangelizar é Preciso

Santo do dia: São João Gualberto, abade
Cor litúrgica: Verde
Evangelho do dia: São Mateus 11,20-24
Primeira leitura: Isaías 7,1-9
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
No tempo de Acaz, filho de Joatão, filho de Ozias, rei de Judá, aconteceu que Rason, rei da Síria, e Facéia, filho de Romelias, rei de Israel, puseram-se em marcha para atacar Jerusalém, mas não conseguiram conquistá-la. 2Foi dada a notícia à casa de Davi: 'Os homens da Síria estão acampados em Efraim'. Tremeu o coração do rei e de todo o povo, como as árvores da floresta diante do vento. 3Então disse o Senhor a Isaías: 'Vai ao encontro de Acaz com teu filho Sear-Iasub (isto é, 'um resto voltará') até a ponta do canal, na piscina superior, na direção da estrada do Campo dos pisadores; 4e dirás ao rei: Procura estar calmo; não temas nem estremeça o teu coração por causa desses dois pedaços de tição fumegantes, diante da ira furiosa de Rason e da Síria, e do filho de Romelias, 5por terem a Síria, Efraim e o filho de Romelias conjurado contra ti, dizendo: 6'Vamos atacar Judá, enchê-lo de medo e conquistá-lo para nós, e nomear novo rei, o filho de Tabeel'. 7Isto diz o Senhor Deus: 'Este plano fracassará, nada disso se realizará! 8Que seja Damasco a capital da Síria e Rason o chefe de Damasco; dentro de sessenta e cinco anos deixará Efraim de ser povo; 9que seja a Samaria capital de Efraim e o filho de Romelias chefe de Efraim. De resto, se não confiardes, não podereis manter-vos firmes'.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 47 (48)
- Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo.
R: O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

- Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.
R: O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

- Pois eis que os reis da terra se aliaram, e todos juntos avançaram; mal a viram, de pavor estremeceram, debandaram perturbados.
R: O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

- Como as dores da mulher sofrendo parto, uma angústia os invadiu; semelhante ao vento leste impetuoso, que despedaça as naus de Társis.
R: O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 20-24
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo: 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 21'Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo,
Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!'
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por São Jerónimo (347-420)
Presbítero, tradutor da Bíblia, Doutor da Igreja
Comentário a Joel

«Voltai a Mim.»
«Regressai a Mim de todo o vosso coração», mostrai a vossa conversão «com jejum, lágrimas e sinais de luto» (Jl 2,12). Se jejuardes agora, depois sereis saciados; se chorardes agora, depois rireis; se fizerdes luto agora, mais tarde sereis consolados (cf Lc 6,21). [...] Já não vos peço que «rasgueis as vossas vestes, mas os vossos corações» (Jl 2,13) porque eles estão tão cheios de pecados, que rebentarão como um odre se não os rasgardes.
Quando o tiverdes feito, regressai ao Senhor vosso Deus de quem os vossos pecados passados vos afastaram. Não desespereis do perdão por causa da enormidade das vossas faltas, porque a sua grande misericórdia apagará os grandes pecados. Ele é bom e misericordioso, e prefere a conversão à morte do pecador (Ez 33,11). «Paciente e rico de misericórdia» (Jl 2,13), Ele não imita a impaciência dos homens, mas espera com perseverança a nossa conversão.