Igreja

Rádio GOTHMLP

Perfil

ARQUIDIOCESE DE NATAL-RN
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES - CAMPO REDONDO-RN
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - LAJES PINTADAS-RN
ADMINISTRADOR PAROQUIAL - Pe. IDALMO CESAR BARBOSA FERNANDES


PALESTRA DE ABERTURA DO TERÇO DOS HOMENS 
"MÃE RAINHA"




ATA




Aos 30 (trinta) dias do mês de janeiro do ano 2008 (dois mil e oito) às 18h30min na Igreja de São Francoisco de Assis, nesta cidade de Lajes Pintadas-RN, iniciou-se O Grupo de Orações TERÇO DOS HOMENS "MÃE RAINHA" com a palestra de abertura, proferida pelos seguintes Ministrantes:  Prof.: José Jorge de Oliveira e Ministras da Eucarístia: Francisca Jerônimo Alves e Maria Lúcia Santos Nascimento.Coordenadores: Gilberto Jerônimo de Gusmão e Raimunda Nonata de Menezes.

Portanto, estes são os fundadores do Terço dos Homens "Mãe Rainha", conforme orientação e permissão do Adminstrador Paroquial Pe. Idalmo César Barbosa Fernandes, onde firmamos o compromisso de continuarmos todas as quarta-feiras neste mesmo horário, com a Graça de Deus e o Amor de Maria Santíssima.
encerramos e em seguinda os presentes assinaram:
  
Compareceram e participaram:
  1. José do Egito
  2. Francisco José dos Santos
  3. José Odórico dos Santos Neto
  4. Dilmar Amâncio de Medeiro Bezerra
  5. Cleiton Evaristo Lopes
  6. Benedito Severino de Lima
  7. João Fernandes da Silva
  8. José Jorge de Oliviera
  9. Manoel Bernardo de Souza
  10. Francisco Gomes de Sena Filho
  11. José Neco Lopes
  12. José Alfredo Pereira
  13. Flávio de Lima Azevedo




ADMINISTRADOR PAROQUIAL
Pe. Idalmo César Barbosa Fernandes


Lajes Pintadas-RN, 30 de janeiro de 2008.


OBS: Atualmente estamos com mais de 40 participantes.





GRUPO DE ORAÇÃO TERÇO DOS HOMENS NA ESPIRITUALIDADE DE MARIA SANTÍSSIMA
O Grupo de Oração do Terço dos Homens “Mãe  Rainha”, na espiritualidade de Maria, é um grupo de oração que busca o encontro profundo com o Senhor através da oração e da Palavra.
Buscamos com o grupo,  rezar com o coração e percorrer o caminho da oração sincera, pura e contemplativa. Através dele, nós procuramos um encontro profundo com o Senhor – que nos fala ao coração por meio de Sua Palavra – dizendo-nos como agir, como caminhar e como nos realizarmos Nele.
O nosso desejo é o mesmo do profeta Samuel que dizia: “Fala, Senhor, que o teu servo escuta!”.  No Grupo de Oração, queremos escutar a voz de Deus para respondermos ao Seu chamado de amor,  com uma resposta igualmente de amor. Resposta esta, que se faz concreta com a nossa obediência fiel à Sua Palavra, vivendo-a.
Somos um grupo essencialmente Mariano, segundo a espiritualidade de Maria, nascidos para obedecer e viver as mensagens de Nossa Senhora Rainha da Paz. Nesta espiritualidade, encontra-se o resumo do Evangelho e a vontade do Senhor para cada um de nós; nela encontramos uma forte coluna para nos sustentar e nos auxiliar na caminhada.
Não somos chamados, como grupo, a cantar muito, ou a viverem grandes exaltações, mas a rezar com o coração, a mergulhar em Deus, no Seu mistério, no Seu pensamento, em Sua vontade e no Seu imenso amor. Fazendo esta experiência, podemos nos abandonar nas mãos de Deus, pelas mãos afáveis e maternas de Maria, de modo que diremos como Ela: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”.
Maria nos chama a sermos testemunhas do amor, geradores de Cristo Jesus neste mundo onde reina a violência, o ódio e o desamor. Através da oração e do nosso abandono, podemos ser instrumentos dóceis em Suas mãos, tornando-nos com Ela instrumentos de paz, sendo as Suas mãos estendidas neste mundo.
Como Grupo de Oração, somos convidados a rezar unidos à Santa Mãe Igreja, orando pelo nosso Papa Bento XVI, pelos bispos, padres, religiosos, doentes, governantes, velhinhos, crianças abandonadas, enfim, por todo o mundo, sendo intercessores da humanidade.
O grupo de oração deve nos ajudar a trilharmos este caminho de santidade e de amor, que nos pede Nossa Senhora.
A nossa experiência no grupo deve ser o encontro profundo e pessoal com o Senhor através da oração. Da mesma forma que os discípulos de Emaús, nós escutaremos o Senhor Jesus falar ao coração e o sentiremos arder de felicidade. Devemos também, como João, ficar extasiados diante do Senhor, a ponto de dizer: “Aquele que nossos olhos viram que nossas mãos tocaram aquele que contemplamos!”. Viveremos, então, a experiência da fé e de crescer na fé em Jesus, na confiança total a Ele. Fé que se manifesta de forma que abandonaremos tudo, e toda a nossa vida, os nossos projetos e desejos em Suas mãos, dizendo em nosso coração apenas: “SENHOR JESUS, EU CONFIO EM VÓS!”.
Seremos então, estas testemunhas de amor, ensinadas e educadas na escola de oração e de santidade, onde a Virgem Santíssima é a nossa Mestra.
Sinto que este é o caminho, e que só quando o homem colocar Deus em primeiro lugar em sua vida e der tempo a Ele, através da oração silenciosa e contemplativa, será feliz e realizado. Somente assim, o homem  descobrirá o que Deus, desde toda a eternidade, pensou para ele ao criá-lo.
Maria deseja ver o Senhor em primeiro lugar nas famílias, deseja vê-las rezarem juntas, deseja o amor e a união na família.
Percebo que com o grupo de oração muitos corações estão se amolecendo, e muitas pessoas estão fazendo a experiência viva e concreta do Deus amor em suas vidas. Percebo que as pessoas, não estão somente encontrando no grupo de oração uma formação espiritual e teológica, mas, sobretudo, uma escola de oração e santidade.
Gostaria de terminar este breve comentário, agradecendo à Maria por ter escolhido cada grupo, cada coordenador, cada membro e por permanecer conosco em nossas reuniões de oração. Agradeço-Lhe também, por ter nos dado este grande dom de amor e por nos amar com um amor materno e infinito.
Obrigado, Mãe, por esta oportunidade, por caminhar conosco e por nos dar hoje este tempo de graça,  levando-nos a Jesus.


 COORDENADOR:  
Manoel Lopes Ferreira Júnior




 


APRESENTAÇÃO

Terço dos Homens:
“uma experiência que agradou a Deus!”

Os homens redescobrindo seu lugar na Igreja, como leigos engajados, batizados comprometidos com a fé, discípulos missionários de Jesus, seguindo os passos de Nossa Senhora, pelo Santo Rosário, para a renovação moral e religiosa do mundo. É assim que vejo esta nova experiência suscitada pelo Espírito Santo no seio da nossa Igreja. Como podemos ver neste Manual, aos poucos os homens foram compreendendo o chamado de Deus e dando vida a este Movimento que já está presente em tantas paróquias e comunidades e reúne milhares de irmãos para a oração e a ação evangelizadora.
Aqui em nossa Igreja de São Francisco de Assis, assistimos, com alegria, o florescimento desta nova experiência. Na verdade, há muito estava em nosso coração este desejo, que agora vai se tornando realidade. Como é bonito ver a Igreja com tantos homens, crianças, jovens, adultos e idosos, sem nenhuma distinção de idade, todos rezando e bendizendo a Deus por Nossa Senhora. A fé dos “Homens do Terço” tem convertido a muitos que andavam distantes de Deus e da Igreja, e com certeza, estamos apenas começando. Muito mais Deus tem reservado para os homens e seu apostolado pela oração Mariana.
A pregação da Palavra, as campanhas sócias e o compromisso com a ação evangelizadora da Igreja são caminhos apresentados neste manual para uma verdadeira caminhada de conversão para os homens. Além do relato histórico do Movimento Apostólico da Mãe Rainha, do surgimento do Movimento do Terço dos Homens, da maneira certa de rezar e contemplar o Santo Rosário tem os cânticos para as celebrações. Aproveitem bem estas orientações e sigam com a proteção de Nossa Senhora.
Deus os abençoe por intercessão da Virgem Maria e da Santa das Causas Impossíveis, Nossa Senhora de Lourdes e São Francisco de Assis, nosso Padroeiro.




Pe. Idalmo Cesar Barbosa Fernandes
Pároco