Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Há 100 anos, Nossa Senhora da Caridade do Cobre proclamada Padroeira de Cuba

Gaudium Press - 2016/05/10
  
Havana - Cuba (Terça-feira, 10/05/2016, Gaudium Press) - Dom Dionisio García, Arcebispo de Santiago de Cuba e Presidente da Conferência Episcopal Cubana, preside nesta terça-feira solene concelebração eucarística que recorda o primeiro centenário da proclamação de Nossa Senhora da Caridade do Cobre como Padroeira de Cuba, oficializada pelo Papa Bento XV, em 1916.
Nossa_Senhora_Caridade_Cobre_Padroeira_Cuba.jpg
Já nas primeiras horas de segunda-feira registrou-se a chegada de fiéis e peregrinos ao Santuário que fica localizado em "El Cobre", uma localidade onde outrora estava ativa uma mina de cobre.
A invocação dessa devoção mariana vem do nome da localidade, e, por isso a Virgem é chamada de Nossa Senhora da Caridade do Cobre. Sua festa litúrgica ocorre em 8 de setembro.

História
A pequena imagem, de 40 centímetros tem o rosto bem arredondo. Ela sustenta em seu braço esquerdo o menino Jesus que tem nas mãos o globo terrestre.
Sua origem remonta a 1612, quando três pescadores, os índios Juan e Rodrigo de Hoyos e um escravo negro, encontraram uma imagem de madeira que flutuava nas águas da Baía de Nipe.
A pequena imagem trazia uma inscrição: "Sou a Virgem da Caridade".
Um pouco mais tarde ela foi levada para a mina de El Cobre, onde em 1684 foi construído o primeiro santuário.
O Santuário atual é de 1703 e foi edificado no exato lugar indicado pela Virgem, através de uma revelação particular.
Na sala dos milagres encontra-se a mesma tábua em que a imagem foi encontrada flutuando.

Peregrinação
Dentro das festividades e comemorações realizadas a propósito do centenário, uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, a mesma que foi entregue ao Papa Francisco quando de sua viagem a Cuba, fará uma peregrinação nos Estados Unidos e será recebida em uma Ermida em Miami.

A família que a presenteou a réplica ao Papa, pediu a Francisco que a imagem da Virgem fosse levada "à família cubana no exílio, como símbolo de amor e de unidade", disse o Pároco da Ermida, Juan Rumín Domínguez.

Sob o lema "A caridade nos une", a pequena imagem irá percorrer diferentes localidades dos Estados Unidos, sobretudo aquelas com forte presença cubana.
Com este gesto, pretende-se marcar simbolicamente "a superação das divisões e distâncias geográficas" entre os cubanos, explicou o Padre Juan Domínguez.
Para o Padre Juan, "não existe um símbolo maior de unidade" entre as famílias da diáspora e as da Ilha do que a "devoção a Nossa Senhora da Caridade do Cobre".

O Arcebispo de Miami, Thomas Wenski, também celebrará uma missa para comemorar o centenário da Padroeira de Cuba.

"La Cachita"
Nossa Senhora do Cobre, chamada afetuosamente pelo povo como "La Cachita", é considerada um símbolo da identidade nacional dos cubanos.
Ela também é conhecida como "La Mambisa", pois foram combatentes pela independência da Ilha que pediram em 1915 ao Papa Bento XV a proclamação de Nossa Senhora como Padroeira da nação.
Ela já foi venerada por três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. (JSG)

Fonte: Arautos do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário