Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Falece Dom Eugênio Sales

Rio de Janeiro (Terça-feira, 10-07-2012, Gaudium Press) O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro faleceu na noite desta segunda-feira, 9, após sofrer um infarto em sua residência.
De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o velório ocorrerá hoje, 10, na Catedral Metropolitana da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e seu enterro está programado para às 15h da quarta-feira.
O purpurado tinha 91 anos e em 1971 tornou-se Arcebispo do Rio de Janeiro, ficando à frente da Arquidiocese carioca até o ano de 2001.
Biografia de Dom Eugênio Sales
Nascido na cidade de Acari (Rio Grande do Norte), Dom Eugênio entrou para o Seminário Menor aos 11 anos de idade. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza (Ceará), sendo ordenado sacerdote em 21 de novembro de 1943.

cardeal-Dom-Eugênio-de-Araújo-Sales.jpg
Dom Eugênio Sales

Aos 33 anos, em 1954, foi nomeado Bispo Auxiliar de Natal pelo Papa Pio XII. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, onde permaneceu até 1965 com a chegada de Dom Nivaldo Monte. Logo depois assumiu a função de administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador, eleito, quatro anos depois, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, pelo Papa Paulo VI.
Dom Eugênio Sales foi um dos primeiros a implantar o Diaconato Permanente no Brasil.
Em 1969 foi criado Cardeal presbítero pelo Papa Paulo VI, chegando a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano.
No dia 13 de março de 1971, foi nomeado para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde permaneceu até o ano de 2001.
Seu lema episcopal foi inspirado na Epístola de São Paulo aos Coríntios "Impendam et Superimpendar" (2 Cor 12, 15): "De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós".
Com informações da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário