Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Igreja no Uruguai incentiva a entronização da Bíblia nos templos, capelas e casas



Gaudium Press - 2015/09/02
 
Montevidéu - Uruguai (Quarta-feira, 02-09-2015, Gaudium Press) "Ai de mim se não pregar o Evangelho!", assim é o lema com o qual a Igreja no Uruguai comemorará durante este mês de setembro o Mês da Bíblia. O convite é para viver um encontro com Jesus Cristo através do alimento espiritual da Palavra de Deus.
Igreja no Uruguai incentiva a entronização da Bíblia nos templos, capelas e casas.jpg
Por ocasião do evento, a Comissão Nacional da Animação Bíblica de Pastoral da Conferência Episcopal Uruguaia (CNABP), a cargo de Dom Hermes Garín, dirigiu uma mensagem aos fiéis do país, principalmente às diferentes pastorais e àqueles que estão constantemente em contato com as Sagradas Escrituras, para que dediquem um espaço especial para a leitura e meditação da Bíblia, centrando a atenção nos Salmos: "Em setembro, mês da Bíblia, nos oferece uma bela oportunidade para viver o encontro com Jesus Cristo por meio de sua Palavra tanto pessoal como comunitária. Este ano a partir da CNABP temos publicado um guia sobre os Salmos, onde se sugerem vários Salmos para estudar e compartilhar nos encontros bíblicos das diferentes comunidades".

Do mesmo modo, se faz um convite para que durante o Mês da Bíblia se dedique um espaço de tempo e de lugar para entronizar a Palavra de Deus: "Neste mês, todos nós devemos se sentir motivados a entronizar a Bíblia nos templos, capelas e em nossas casas. Um altar simples para a Bíblia em casa nos ajuda a recordar que a Sagrada Escritura é fonte a qual sempre se pode acudir".

Em união com este convite, e para animar ainda mais a participação dos fiéis no setembro bíblico, a partir da Comissão de Animação Bíblica também se projetou um pôster com o lema do evento, que se inspira por sua vez nas palavras do Papa Francisco quando disse: "A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira dos que se encontram com Jesus. Aqueles que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento".

Duas são as razões pelas quais durante setembro se comemora o Mês da Bíblia. A primeira delas é porque no dia 30 deste mês se celebra a festa litúrgica de São Jerônimo, que é conhecido como o Pai das ciências Bíblicas, já que traduziu a Bíblia para o Latim.

Outra das razões pelas quais durante setembro se celebra o Mês da Bíblia, se deve a que durante este mês, o dia 26 de 1569, se terminou de imprimir totalmente a Bíblia em espanhol, chamada por então "Bíblia do Urso", nome que recebeu devido ao fato de que na capa do livro tinha um urso comendo mel. Sua tradução esteve a cargo de Casidoro de Reina e foram publicados uns 260 exemplares. (GPE/EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário