Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Termina em Belo Horizonte o 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar

Belo Horizonte (Segunda-feira, 22-08-2011, Gaudium Press) Chegou ao fim neste domingo, 21, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Iniciado na última sexta-feira, 19, o evento reuniu cerca de mil participantes, entre bispos, coordenadores e assessores, que assistiram a diversas palestras em torno do tema central "Família, pessoa e sociedade"
Congresso reuniu cerca de mil participantes, entre bispos, coordenadores e assessores de pastorais/ Foto: Arquidiocese de BH

No primeiro dia de atividades, 19, houve a realização paralela do 9º Seminário de Assessores da Pastoral Familiar, que reuniu cerca de 150 assessores regionais e os casais coordenadores da Pastoral Familiar nos Regionais da CNBB e de algumas dioceses do Brasil. Este evento serviu para a discussão dos avanços e conquistas desta pastoral no país durante os últimos anos.

Já o Congresso, focou seus primeiros dois dias de atividades em palestras a respeito das mudanças de época e da situação das famílias no dia-a-dia. Neste sentido, foram discutidos temas como as famílias mono-parentais; e casais em condições sub-humanas e em segunda união.

Nestes primeiros dias merece destaque a palestra do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, que falou a respeito do tema "Ecologia Humana", defendendo com nos documentos da Igreja que "a primeira e a fundamental estrutura a favor da 'ecologia humana' é a família". Em se discurso, o prelado declarou também que "o desígnio de Deus a respeito da pessoa, do matrimônio e da família realiza-se através do entrelaçamento de amor, sexualidade e procriação que constitui o fundamento do matrimônio e da família".

O último dia do Congresso, por sua vez, teve como foco as experiências significativas da Pastoral Familiar e discussão sobre os temas "Segunda União Estável"; a "Família diante das drogas".

Ficou decidido também no último dia de evento que o próximo congresso, a ser realizado em 2014, acontecerá em São Luís, no Maranhão.

Com informações da CNBB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário