Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude voltam à Arquidiocese de Porto Alegre

Porto Alegre (Terça-feira, 18-12-2012, Gaudium Press) Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ­- que acontecerá de 23 a 28 de julho do ano que vem no Rio de Janeiro ­- retornam ao Estado do Rio Grande do Sul, especificamente à cidade de Porto Alegre, depois de peregrinar pelo Paraguai e pelo Uruguai na primeira quinzena deste mês. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora permanecerão na capital gaúcha até o dia 26 de dezembro.
De acordo com a Comissão Especial para a JMJ da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta segunda vinda dos símbolos a capital gaúcha não estava prevista, visto que a Cruz e o Ícone já haviam peregrinado pela cidade em novembro.
visita_simbolos_da_jmj.jpg
O roteiro dentro da arquidiocese de Porto Alegre terá a seguinte programação: hoje, dia 18, paróquia Nossa Senhora da Saúde e São José Operário, em Alvorada; dia 19, paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viamão; dia 20, paróquia Nossa Senhora da Medianeira, em Porto Alegre; dia 21, paróquia São Cristóvão, em Porto Alegre; dia 22, paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, em Canoas; dia 23, paróquia São Martinho, em Porto Alegre; dia 24, paróquia Nossa Senhora da Boa viagem, em Cachoeirinha; dia 25, paróquia São Pedro, em Porto Alegre; e dia 26, paróquia Divino Espírito Santo, em Porto Alegre.
Partindo da capital gaúcha, a próxima peregrinação dos símbolos da JMJ será feita no Estado do Paraná, especificamente na diocese de Paranaguá, onde passarão o final do ano acompanhando os jovens no projeto missionário "Jesus no Litoral". Já a partir do dia 1º de janeiro terá início a visita no Estado de Santa Catarina.
A Cruz
A cruz da JMJ ficou conhecida pelos nomes de Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e ainda Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo e a todos os lugares. A cruz de madeira, de 3,8 metros, foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984).
No final daquele ano após fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. (FB/JS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário