Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Aos enfermos o Papa disse: Vocês não estão abandonados nem são inúteis

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 08-01/2013, Gaudium Press) O discípulo de Cristo inspira a sua atitude de amor em relação ao próximo de acordo com o amor infinito de Deus, nos recorda o Papa em Mensagem pela XXI Jornada Mundial dos Enfermos, que será celebrada no próximo dia 11 de fevereiro no Santuário Mariano de Altötting, na Alemanha. Bento XVI será representando por dom Zygmunt Zimowski, presidente do Pontifício Conselho para os Trabalhadores da Saúde.
papa_visita_hospital.jpg
A XXI edição da Jornada Mundial dos Enfermos terá como tema "Vá e faça o mesmo" (Lucas 10,37), palavras contidas na parábola do Bom Samaritano. Dessas palavras deriva a definição do comportamento cristão: "explorar o amor infinito de Deus através de uma relação intensa com Ele por meio da oração, da força de viver diariamente em atenção real, como o Bom Samaritano, em relação aqueles que estão feridos no corpo e na alma e que pedem ajuda, mesmo sendo desconhecidos e não possuindo recursos", explicou o Santo Padre.
Um convite especial foi dirigido pelo Papa aos trabalhadores da saúde, aos fieis e também aos enfermos, para que haja sensibilização e maturidade em relação à experiência do sofrimento através da fé. Bento XVI assegurou que existe proximidade entre a Igreja e o mundo da enfermidade e do sofrimento, citando a mensagem aos pobres, enfermos e sofredores feita pelos Padres por ocasião do Concílio Ecumênico Vaticano II: "Vocês são chamados por Cristo, vocês são a sua transparente imagem."
O Santo Padre durante a Mensagem, por ocasião do ano da Fé convida a: "intensificar o serviço de caridade em nossas comunidades eclesiásticas, para que cada um possa ser um bom samaritano em relação ao outro, em relação aos que estão próximos." Como modelos a serem seguidos, o pontífice propôs algumas figuras de santos da Igreja católica, como: Santa Teresa do Menino Jesus e Santa Face, uma especialista na "ciência do amor; o Venerável Luigi Noverege, apóstolo da oração para e com os enfermos e sofredores; Raul Follereau, apóstolo das pessoas afetadas pela hanseníase e promotor da Jornada Mundial contra a Lepra; Madre Teresa de Calcutá, apóstola dos leprosos; e, canonizada em outubro do ano passado, Anna Schäeffer di Mindelstetten, uma jovem alemã que teve suas próprias provações na união com Jesus Cristo.dia_mundial_dos_enfermos.jpg
Por ocasião da peregrinação dos enfermos em Altötting, o santuário mariano alemão muito amado pelo atual pontífice, o Papa confia os enfermos à intercessão da Santíssima Virgem Maria, propondo-a como modelo de fé em Deus. "Ela não perde nunca a esperança na vitória de Deus sobre o mal, sobre a dor e a morte, e sabe acolher com o mesmo abraço de fé e de amor o Filho de Deus, nascido na Gruta di Belém e morto na cruz. A sua confiança firme no poder divino é iluminada pela Ressurreição de Cristo, que doa esperança a quem se encontra no sofrimento e renova a certeza da proximidade e da consolação do Senhor. (AA-JS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário