Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

“Somos chamados a trabalhar para a vinha do Senhor”, afirma Papa aos bispos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-10-2014, Gaudium Press) Inaugurando oficialmente os trabalhos da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, o Papa Francisco presidiu na manhã deste domingo, dia 5 de outubro, uma Missa na Basílica de São Pedro.
papa-francisco.jpg
Ao comentar as leituras do dia, o Santo Padre recordou-se da imagem da vinha do Senhor, que segundo ele, representa o projeto de Deus para a humanidade.
De acordo com o Pontífice, o sonho do Senhor é, por ventura, ver o seu povo, o qual Ele plantou e cultiva, com amor paciente e fiel, para que se torne um povo santo e que produza bons frutos de justiça.
Contudo, lembrando do episódio da ganância dos agricultores, o Papa disse que "a ganância de poder e de dinheiro", sendo que eles arruinaram o projeto do Senhor, pois não trabalhavam para Ele cultivando a vinha com liberdade criatividade e diligência, mas somente pelos seus interesses.
Porém, Francisco ressaltou: "também nós somos chamados a trabalhar para a vinha do Senhor, no Sínodo dos Bispos", rememorando que as assembleias sinodais não servem para discutir "ideias bonitas e originais", mas sim para cultivar e guardar melhor a vinha do Senhor, cooperando assim com o seu projeto de amor e respeito do seu povo.
Apesar de admitir que há sempre um risco de que a ganância e a hipocrisia deixem que alguns servidores de Deus caiam na tentação de se apoderar de sua vinha, o Santo Padre assinalou que, para não frustrar o sonho do Senhor, é preciso se deixar guiar pelo Espírito Santo, o único capaz de nos oferecer a sabedoria e a capacidade de trabalhar com liberdade e criatividade.
"Irmãos sinodais, para cultivar e guardar bem a vinha, é preciso que os nossos corações e as nossas mentes sejam guardados em Cristo Jesus pela ‘paz de Deus que ultrapassa toda a inteligência', como diz São Paulo. Assim, os nossos pensamentos e os nossos projetos estarão de acordo com o sonho de Deus: formar para Si um povo santo que Lhe pertença e produza os frutos do Reino de Deus", finalizou sua mensagem aos bispos. (LMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário