Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Possível túmulo de Santo Estevão é encontrado em Jerusalém

Ramallah - Jerusalém (Segunda-feira, 29-12-2014, Gaudium Press) Recentemente, o arqueólogo palestino Salah Hussein al Hudeliyya, chefe de uma equipe de escavações do sítio arqueológico de Khirbet El Tireh (a dois quilômetros da cidade palestina de Ramallah) afirmou que tudo indica que nesta área há o túmulo de Santo Estevão, o primeiro mártir celebrado pela Igreja no dia 26 dezembro. Arqueólogos palestinos e israelenses que trabalham no local.
Santo Estevão.jpg
As tradições contam que após passar algumas horas expostos ao escárnio, o corpo do diácono e primeiro mártir da Igreja foi recolhido com o auxílio de Gamaliel, um professor de Saulo de Tarso, sendo transportado pelos cristãos a seu lugar de origem onde seria sepultado.

As pesquisas vêm sendo feitas por um grupo de arqueólogos palestinos e israelenses pertencentes a um projeto mantido pela Al Quds University e estão concentradas em meio aos restos de um grande complexo bizantino, incluindo uma igreja e um mosteiro.
O arqueólogo Al Hudeliyya afirmou que no local, encontraram uma inscrição indicando que esta Igreja bizantina foi construída em honra ao mártir, sepultado no ano 35 depois de Cristo.

Sobre os restos de Santo Estevão, existem várias discussões, movidas entre outras razões pelo grande número de relicários que conteriam ossos do santo.

Além disso, existem iniciativas para incluir Khirbet El Tireh nos itinerários de peregrinação pela Terra Santa, a partir destas constatações. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Agencia Fides e Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário