Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 15 de março de 2016

Evangelho Diário

Santo do dia: Santa Luísa de Marillac, viúva
Cor litúrgica: roxo
Evangelho do dia: São João 8, 21-30
Primeira leitura: Números 21, 4-9
Leitura do livro dos Números:
Naqueles dias: 4Os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: 'Por que nos fizestes sair do Egito para  morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável'. 6Então o Senhor mandou contra o povo  serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: 'Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes'. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: 'Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá'. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 101 (102)
- Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor! De mim não oculteis a vossa face no dia em que estou angustiado! Inclinai o vosso ouvido para mim, ao invocar-vos atendei-me sem demora!
R: Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
- As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.
R: Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
- Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.
R: Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8, 21-30
- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
- Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.' 22Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?' 23Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.' 25Perguntaram-lhe pois: 'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.' 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por São Leão Magno (?-c. 461)
Papa, Doutor da Igreja
15.º sermão sobre a Paixão

«Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que "Eu sou"»
Aquele que verdadeiramente venera a Paixão do Senhor deve olhar de tal forma a Jesus crucificado com os olhos do coração, que consiga reconhecer a sua própria carne na dele. [...] A nenhum doente será recusada a vitória da cruz, e não há ninguém que não encontre socorro na oração de Cristo; se ela aproveitou a muitos dos seus algozes, quanto mais não ajudará os que se voltam para Ele?
Esta adopção da nossa natureza pela divindade, graças à qual «o Verbo Se fez carne e habitou entre nós» (Jo 1,14), a ninguém exclui da sua misericórdia, a não ser a quem recusa a fé. Pois o homem tem uma natureza comum com Cristo, se acolher Aquele que a assumiu e se tiver sido regenerado pelo Espírito que O gerou. Além disso, podemos reconhecer as nossas próprias fraquezas [...] naquele que «tomou a condição de escravo» (Fil 2,7). [...]
É nosso, aquele corpo sem vida que jazia no sepulcro mas que ressuscitou ao terceiro dia, e que, elevando-se acima de todas as alturas celestes, subiu até à direita da majestade do Pai. Se caminharmos pela via dos seus mandamentos e se não tivermos vergonha de confessar tudo o que Ele fez pela nossa salvação no rebaixamento da sua carne, também nós seremos elevados até partilhar a sua glória. Porque aquilo que Ele anunciou cumprir-se-á de forma deslumbrante: «Aquele que se pronunciar por Mim diante dos homens, também Eu me pronunciarei por ele diante do meu Pai que está nos céus» (Mt 10,32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário