Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ciclistas do Espírito Santo fazem percurso das missões jesuíticas em 24 horas

Gaudium Press - 2016/06/16
Vitória - Espírito Santo (Quinta-feira, 16-06-2016, Gaudium Press) Você já imaginou percorrer mais de 350 quilômetros de bicicleta durante um período de 24 horas? Pois é, foi o que um grupo de ciclistas fez ao aceitar o desafio de cursas o trajeto que os jesuítas fizeram há quase 500 anos no sul do Espírito Santo.
view (2).jpg  
Ciclistas realizam parada no Santuário Nacional de São José de Anchieta | Foto: Iago Miranda - Santuário Nacional de São José de Anchieta  
Neste último sábado, 11, a "Missão 24 Horas" reuniu dez integrantes do Castelo Bike Team, que pedalaram esta distância em 24 horas, realizando uma das paradas no Santuário Nacional de São José de Anchieta, no qual foram acolhidos e passaram pela Porta Santa da Misericórdia.
Na ocasião, os ciclistas partiram de Castelo, seguindo por Vargem Alta, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com um dos membros do Castelo Bike Team, André Dellorto Casagrande, o intuito desta atividade não estava apenas no fato da prática do ciclismo, mas sim na união do prazer pelo esporte às questões históricas e religiosas que a região possui.
"Quisemos unir as duas coisas, a questão histórica e religiosa e o gosto por pedalar. O nome ‘Missão 24 horas' tem duplo sentido, pois significa tanto o trajeto da missão dos jesuítas, quanto a nossa missão de percorrê-lo em 24 horas", contou André.
Ao chegarem no Santuário dedicado ao Apóstolo do Brasil, o reitor Padre Cesar Augusto dos Santos, recebeu os ciclistas de maneira calorosa, convidando-os em seguida a passar pela Porta Santa do templo, como um gesto em sintonia com o pedido do Papa Francisco para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
view (1).jpg  
Ciclistas fazem oração e passam por Porta Santa do Santuário Nacional de São José de Anchieta | Foto: Iago Miranda -Santuário Nacional de São José de Anchieta  
"Nossa vida é uma peregrinação e Jesus Cristo é aqui representado por esta Porta da Misericórdia, pois Ele é o Caminho, acolhendo todos sem distinção", afirmou o sacerdote.
Para a ciclista Patrícia Fazolo, foi "um momento de fé muito grande, de oração, companheirismo e missão. As bênçãos que recebemos durante o trajeto mexem profundamente com cada um de nós, a tal ponto que queremos tornar essa Missão um evento anual".
O mais velho do Castelo Bike Team, Luiz Carlos Ferrão, de 58 anos, garantiu que esta foi uma experiência nova. "Sou o avô da galera, com 58 anos, mas achei a experiência muito gostosa, porque o pessoal é muito animado e supera o trajeto longo e cansativo com muita alegria", declarou.
A questão de sustentabilidade também esteve atrelada à missão que o grupo levou consigo. Neste sentido, o Padre Firmino da Costa Martins, que esteve presente na acolhida aos ciclistas, ressaltou a intenção educativa da atividade. Segundo o sacerdote, a "Missão 24 Horas" retoma o zelo pela natureza que os jesuítas e os povos nativos da época tinham no período do Brasil colônia.
"Os jesuítas percorreram toda esta região evangelizando em sintonia com a natureza. Terra é mãe, cultiva e fecunda a esperança. Esse trajeto realizado pelos ciclistas reanima essa relação sustentável e fortalece nossa Fé", disse.
view (3).jpg  
Ciclistas recebem a benção pelo reitor do Santuário Nacional, padre Cesar Augusto dos Santos | Foto: Iago Miranda - Santuário Nacional de São José de Anchieta  
Além disso, o Padre Firmino lembrou que nos últimos anos a humanidade tem buscado novos paradigmas de convivência com a natureza.
"Com o processo de industrialização e globalização, o homem acabou trazendo danos à natureza. Agora, busca-se na natureza um espaço de sustentabilidade, onde todos seres vivos criados por Deus possam viver em harmonia plena", destacou. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Santuário Nacional São José de Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário