Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

SACRIFÍCIO OFERECIDO A DEUS

Mas o que é a Santa Missa? É o sol da cristandade, a alma o cerne da Fé, o centro da religião Católica, a que tendem todos os seus ritos, todas as suas cerimônias, todos os seus sacramentos.
CRUZ E SOL 
É em uma palavra, A ESSÊNCIA DE TUDO O QUE HÁ DE BOM E BELO NA  IGREJA DE DEUS.

O Santo Sacrifício oferecido a Deus 

É uma verdade histórica que todas as religiões, que existiram desde o começo do Mundo, tiveram sempre algum sacrifício como parte essencial do culto devido a DEUS.

“Só o Sacrifício que temos em nossa santa religião, que é a Santa Missa, é um sacrifício santo, perfeito, e, em todo sentido, completo: por ele, cada fiel honra dignamente a DEUS, reconhecendo, ao mesmo tempo, o próprio nada e o supremo domínio de DEUS. Davi o chama: Sacrifício de Justiça, sacrificium justitiae; tanto porque contém o Justo dos justos e o Santo dos santos, ou, melhor a própria Justiça e Santidade, como porque santifica as almas pela infusão das graças e abundância dos dons que lhes confere”.(As excelências da Santa Missa, São Leonardo de Porto-Maurício)

A Santa Missa é designada em latim sacrificium, sacrifício, ou seja, um dom visível oferecido unicamente a Deus. Portanto, um culto devido exclusivamente a Deus e a nenhuma criatura é lícito e pertence, embora seja o maior santo ou o mais elevado Anjo. missa-basilica-arautos
E qual é o teor e o valor deste sacrifício?
Assim São Leonardo explica: “A principal excelência do santo sacrifício da Missa consiste em que se deve considerá-lo como  essencialmente o mesmo oferecido no Calvário sobre a Cruz, com esta única diferença: que o sacrifício da Cruz foi sangrento e só se realizou uma vez e que nessa única oblação JESUS CRISTO satisfez plenamente por todos os pecados do Mundo; enquanto que o sacrifício do altar é um sacrifício incruento, que se pode renovar uma infinidade de vezes, e que foi instituído pra nos aplicar especialmente esta expiação universal que JESUS por nós cumpriu no Calvário, Assim o SACRIFÍCIO CRUENTO foi o MEIO de nossa REDENÇÃO, e O SACRIFÍCIO INCRUENTO nos proporciona as GRAÇAS da nossa REDENÇÃO”.(Op. cit.)

SaoFelipeNeri2
São Felipe Neri afirma: “Com a oração pedimos mais graças a Deus; mas na Santa Missa comprometemos Deus a nos dar.” Nosso Senhor Jesus Cristo julgou conveniente instituir, na Santa Igreja, um sacrifício, pelo qual os fiéis pudessem, dignamente, honrar a Deus e testemunhar inteira submissão.
Que ato sublime!

Agora, não é verdade que, se as pessoas fossem à Igreja para assistir a Santa Missa com essas verdades povoando as mentes, elas veriam esse ato de culto com outros olhos? E como lamentariam  pelos que nela fossem tomar parte com atitudes pouco modestas ou irreverentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário