Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Algumas verdades básicas do Catolicismo – A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS


A História do mundo terminará com uma conflagração universal. E, depois ou ao mesmo tempo em que o mundo esteja sendo purificado, ouvir-se-á, em todos os âmbitos da terra, o som da trombeta de que fala o Apóstolo S. Paulo na sua primeira epístola aos Tessalonicenses.
À sua voz se levantarão os mortos das suas sepulturas e, por elas chamados, comparecerão na presença do Juiz Supremo que para julgá-los, descerá do céu sobre nuvens de glória e revestido de soberana majestade.
Ressuscitarão todos os que morreram no transcurso do tempo desde o princípio do mundo. Mesmo os que ainda estiverem vivos ressuscitarão no sentido de passar da morte para a vida, porque ainda que todos os acontecimentos do fim do mundo sejam instantâneos – como parece indicar S. Paulo na primeira epístola ao Coríntios  – sucederá que os homens, vivos um momento antes, passarão por uma morte instantânea e imediatamente irão ocupar o lugar que por suas obras lhes corresponda.
Portanto, ressuscitarão em estado glorioso os corpos de todos os Santos, vindos do céu, saídos do purgatório, ou surpreendidos na vida mortal pelos últimos acontecimentos, ou vindos do inferno. Todos juntos comparecerão diante da humanidade gloriosa de Jesus Cristo, cuja vinda será a causa da sua ressurreição.
Os justos ressuscitarão com os mesmos corpos que neste mundo tiveram, com a diferença de que então não terão nenhuma imperfeição, nem estarão sujeitos a debilidade alguma. Pelo contrário, possuirão, pela Onipotência divina, qualidades e dotes que converterão esses corpos, de certo modo, em espirituais.
Pelo contrário, os corpos dos condenados ao inferno ressuscitarão desprovidos das qualidades dos corpos gloriosos dos que se salvaram. Entretanto, não serão corruptíveis, porque terão terminado a morte e a corrupção. Eles serão, ao mesmo tempo, passíveis e imortais, de maneira que nada exterior poderá alterá-los e muito menos destruí-los. Mas, particularmente o fogo do inferno lhes infligirá tormentos e dores formidáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário