Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 14 de agosto de 2012

EVANGELHO DIÁRIO

SANTO DO DIA: São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir; São Marcelo de Apameia, Bispo e mártir
Primeira leitura: Ezequiel 2,8-3,4
Leitura da profecia de Ezequiel:
Assim fala o Senhor: 8"Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar". 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim, e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1Ele me disse: "Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel". 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois, disse-me: "Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou". Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele dissse-me então: "Filho do homem, vai! Dirigi-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 118-119
Seguindo vossa lei, me rejubilo, muito mais do que em todas as riquezas
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, Senhor!
Minha alegria é a vossa aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos

R: Como é doce ao paladar vossa palavra, Senhor!
A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, Senhor!

Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce que o mel na minha boca!
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, Senhor!

Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, Senhor!

Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18,1-5.10.12-14
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11, 29)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus:

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Clemente de Alexandria (150-c. 215)
Teólogo - «O Pedagogo», I, 53-56; SC 70

«É da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca
um só destes pequeninos»

A Escritura chama-nos a todos de «crianças»; quando decidimos seguir a Cristo recebemos o nome de «pequeninos» (Mt 18,3; 19,13; Jo 21,5). [...] Quem é então o nosso educador, o pedagogo que nos ensina a nós, os pequeninos? Chama-Se Jesus. Dá a Si mesmo o nome de pastor; diz que é «o bom pastor» (Jo 10,11). Estabelece uma comparação entre os pastores que guiam as suas ovelhas e Ele próprio, o pedagogo que orienta as crianças, o pastor cheio de solicitude pelos pequeninos que, na sua simplicidade, são comparados a ovelhas. «Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco e também tenho de as conduzir [...], e haverá um só rebanho e um só Pastor» (Jo 10,16). O nosso pedagogo é, naturalmente, o Verbo, a Palavra de Deus, pois conduz-nos à salvação. Foi o que Ele disse claramente pelas palavras do profeta Oseias: «Eu sou o vosso educador» (5,2 LXX).
A Sua pedagogia é a religião: ela ensina-nos o serviço de Deus, orienta-nos para o conhecimento da verdade, conduz-nos ao céu. [...] O navegador dirige o barco com a intenção de levar os seus passageiros a bom porto; do mesmo modo, o nosso pedagogo indica aos filhos de Deus o modo de vida que conduz à salvação, devido à Sua solicitude por nós. [...] Aquele que nos conduz é, pois, o Deus santo, Jesus, a Palavra de Deus, guia de toda a humanidade; é o próprio Deus que nos conduz, no Seu amor por nós. [...] Durante o Êxodo, o Espírito Santo diz a Seu respeito: «Encontrou-o numa região deserta, nas solidões ululantes e selvagens; protegeu-o e velou por ele. Guardou-o como a menina dos Seus olhos. Como a águia vela pelo seu ninho, Ele paira sobre as suas aguiazinhas; estende as asas para as recolher e leva-as sobre as suas penas robustas. Só o Senhor o dirige» (Dt 32,10-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário