Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 8 de maio de 2012

Para você nunca mais esquecer: Uma aula sobre idolatria

Há católicos que ficam confusos quando os evangélicos afirmam: “Os católicos adoram imagens”. Dizem isso porque em nossas igrejas existem imagens representando Jesus, Nossa Senhora e os santos, o que seria uma desobediência a ordem de Deus em seus mandamentos:
“Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra. Não te prostrarás diante delas e nãos lhes prestarás culto”. (Ex 20, 4-5).

Basílica em Montreal, Canadá
À primeira vista, temos a impressão de que de fato existe alguma coisa de errado em colocar imagens em igrejas e outros lugares. Todavia, quando examinamos as Sagradas Escrituras e também a prática dos primeiros cristãos transmitimos algo diferente: Deus permitiu em determinados casos o uso de imagens, e nunca a Igreja Católica levou seus fiéis a adorá-las.
O significado da palavra idolatria
Idolatria é formada por duas palavras de origem grega: eidolon (imagem) e latreia (adoração). Desse modo, significa que o ídolo é transformado em objeto de adoração ou morada de uma divindade.
Num sentido mais amplo, também indica outras realidades que acabam ocupando o lugar de Deus: dinheiro, poder, lazer, pessoa, etc.
Quantas vezes uma pessoa se escandaliza com o uso das imagens por parte dos católicos e não percebe a presença da idolatria em sua mente e em seu coração, influenciando hábitos e costumes a ponto de fazer sombra ao próprio amor de Deus.
Este é o ensino de São Paulo, em Cl 3.5: “mortificai, pois, os vossos membros terrenos: a fornicação, a impureza, a lascívia, os desejos maus e a avareza, que é uma idolatria”.
A idolatria é um dos mais graves pecados da criatura contra o seu criador. Por que? Significa a invasão da soberania de Deus sobre o mundo, uma diminuição da Sua glória e de Seu poder.
Extraído do livro: “Católico pode ou não pode? Por que?” – Pe. Alberto Gambarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário