Cor litúrgica: vermelho
Primeira leitura: Tobias 3, 1-11.16-17
Leitura do livro de Tobias:
Leitura do livro de Tobias:
Naqueles dias: 1Tomado de grande
tristeza, pus-me a suspirar e a chorar. E, depois, comecei a rezar,
entre gemidos: 2'Senhor, tu és justo, e justas são todas as tuas obras.
Todos os teus caminhos são misericórdia e verdade e és tu quem julga o
mundo. 3Agora, Senhor, lembra-te de mim, olha para mim, e não me
castigues por causa de meus pecados, de minhas transgressões ou de meus
pais, que pecaram diante de ti. 4Porque não obedecemos aos teus
preceitos, entregaste-nos à pilhagem, ao cativeiro e à morte, e fizeste
de nós assunto de provérbios, alvo de zombaria e de injúria em todas as
nações, entre as quais nos dispersaste. 5Agora, porém, vejo que são
verdadeiros os teus numerosos julgamentos, quando me tratas segundo os
meus pecados e os pecados de meus pais, pois não cumprimos teus
mandamentos nem caminhamos na verdade diante de ti. 6Trata-me, pois,
como te aprouver. Ordena que seja retomado de mim o meu espírito, para
que eu desapareça da face da terra e me transforme em terra. Para mim é
melhor morrer do que viver, pois tenho ouvido injúrias caluniosas e
sinto em mim profunda tristeza. Senhor, ordena que eu seja libertado
desta angústia. Deixa-me ir para a morada eterna e não afastes, Senhor,
de mim a tua face. Para mim é preferível morrer a ver tão grande
angústia em minha vida, ouvindo ainda tais injúrias'. 7Naquele mesmo
dia, Sara, filha de Ragüel, que morava em Ecbátana, na Média, teve
também que ouvir injúrias de uma das escravas de seu pai. 8Ela fora dada
em casamento a sete homens, mas o perverso demônio Asmodeu havia-os
matado, antes de estarem com ela, como esposa. A escrava disse-lhe: 'És
tu que sufocas teus maridos! Já foste dada a sete homens e de nenhum
até agora tiveste proveito. 9Por que nos espancas por terem morrido os
teus maridos? Vai-te embora com eles e jamais vejamos filho ou filha
nascidos de ti!' 10Naquele dia, Sara ficou com a alma cheia de tristeza e
pôs-se a chorar. E subiu ao aposento de seu pai, no andar superior, com
a intenção de se enforcar. Mas, pensando melhor, disse consigo mesma:
'Não quero que venham injuriar a meu pai e dizer-lhe: 'Tinhas uma filha
muito querida e ela enforcou-se por causa de suas desgraças'. Assim, eu
faria baixar à sepultura a velhice amargurada de meu pai. É melhor para
mim, em vez de me enforcar, pedir ao Senhor que me faça morrer, para não
mais ouvir injúrias em minha vida'. 11aNo mesmo instante, estendendo as
mãos em direção à janela, fez esta oração: 'Tu és bendito, Deus de
misericórdia, e é bendito eternamente o teu nome! 16Na mesma hora, a
prece dos dois foi ouvida perante a glória de Deus. 17ae Rafael foi
enviado para curar a ambos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus
- Graças a Deus
Salmo 25
Senhor meu Deus em vós confio: que eu
não seja envergonhado nem triunfem sobre mim os inimigos! Não se
envergonha quem em vós põe a esperança, mas sim, quem nega por um nada a
sua fé.
R. A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos.
Fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me
conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
R. A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois
misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
R. A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.
O Senhor é piedade e retidão, e reconduz
ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos
pobres ele ensina o seu caminho.
R. A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12, 18-27
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11, 25s)
- Eu sou a ressurreição, eu sou a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11, 25s)
Naquele tempo: 18Vieram ter com Jesus
alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe
propuseram este caso: 19'Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: 'Se
morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse
homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu
irmão.' 20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem
deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem
deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E
nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher.
23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher?
Por que os sete se casaram com ela!' 24Jesus respondeu: 'Acaso, vós não
estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de
Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as
mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao
fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na
passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: 'Eu sou o Deus de
Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'? 27Ora, ele não é Deus de
mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados.'
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário do dia Catecismo da Igreja Católica
& 293-294
Deus é um Deus de vivos
& 293-294
Deus é um Deus de vivos
É uma verdade fundamental, que a
Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: «O mundo foi
criado para glória de Deus» (Vaticano I). Deus criou todas as coisas,
explica São Boaventura, «não para aumentar a Sua glória, mas para a
manifestar e para a comunicar». Para criar, Deus não tem outra razão
senão o Seu amor e a Sua bondade: «As criaturas saíram da mão [de Deus],
aberta pela chave do amor» (São Tomás de Aquino). [...]
A glória de Deus está em que se
realize esta manifestação e esta comunicação da Sua bondade, em ordem às
quais o mundo foi criado. Fazer de nós «filhos adoptivos por Jesus
Cristo. Assim aprouve à Sua vontade, para que fosse enaltecida a glória
da sua graça» (Ef 1, 5-6): «Porque a glória de Deus é o homem vivo, e a
vida do homem é a visão de Deus: se a revelação de Deus pela criação já
proporcionou a vida a todos os seres que vivem na terra, quanto mais a
manifestação do Pai pelo Verbo proporciona a vida aos que vêem a Deus!»
(Santo Ireneu). O fim último da criação é que Deus Pai, «criador de
todos os seres, venha finalmente a ser "tudo em todos" (1Cor 15,28),
provendo, ao mesmo tempo, à Sua glória e à nossa felicidade» (Vaticano
II).
Nenhum comentário:
Postar um comentário