Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Pecado nos afasta de Deus

A liturgia nos ajuda a compreender a necessidade de pedir perdão por nossas faltas contra Deus, na transgressão de algum de seus Mandamentos. Todas as vezes que pecamos distanciamo-nos mais de Deus.
No Segundo Livro de Samuel é narrada a história do Rei Davi e a reação de Deus diante do pecado dele.
 Ademais, como, pelo Batismo, passamos a fazer parte do Corpo Místico de Cristo, com o pecado atingimos todo o corpo da Igreja. .
Deus repudia o pecado, mas ama o pecador e é por isso que Ele procura ajudá-lo a recuperar a vida de graça que nos leva a uma alegria e felicidade sem fim.
. .
O Rei Davi cometeu o adultério com a mulher de Urias. Além do mais fez colocar Urias na frente de uma batalha para que assim ele fosse morto.
.
Deus envia o profeta Natã para, em seu nome, recriminar o Rei David, fazê-lo perceber a gravidade do mal praticado e anunciar-lhe as consequências disso para ele e para sua família.
.
O Rei Davi reconhece o amargor de ter pecado, humildemente se arrepende e pede perdão a Deus, dizendo: “Pequei contra o Senhor”, mas o profeta anunciou-lhe: “tu não morrerás”. Isso indica que Deus o perdoou e lhe deu oportunidade de recuperar a amizade com Ele.
.
Da parte de Deus, o perdão de nossos pecados vem até nós se arrependermos deles. Há verdadeiro arrependimento quando quem cometeu o pecado, ao pensar em suas culpas, sente tristeza de alma, o prazer do pecado lhe torna detestável, com a resolução de prostar-se aos pés do sacerdote, ministro do Senhor, confessar-se, aceitar a satisfação que ele lhe imponha e cumpri-la escrupulosamente.
.
O arrependimento começa pelo temor dos castigos que, conforme o que ensina a fé, impõe Deus justamente indignado pelos pecados. Mas é um temor misturado com a esperança de conseguir perdão, mediante a penitência, e mais tarde se converte em repulsa do pecado, porque dá morte à alma, privando-a da graça, e sobretudo por ser ofensa a Deus, Bem e objeto supremo de nosso amor.
.
São Paulo, Apóstolo, numa carta aos gálatas, diz que a Salvação é um dom gratuito que Deus oferece a cada um de nós. Mas esse dom que é dado a nós necessita que cada um abra o coração a Deus.
.
Isto significa viver em conformidade com os seus ensinamentos através dos exemplos dos Santos e do autêntico magistério da Santa Igreja. Nosso Senhor Jesus Cristo nos concedeu a dignidade de filhos amados de Deus. (Gl 2,16.19-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário