Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

“Com Maria, Mãe da Salete, renovamos a nossa Fé”

São Paulo (Quinta-feira, 19-09-2013, Gaudium Press) "Reaviva o dom de Deus que há em ti" (2 Tm 1,6). Com este tema, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, localizada na Região Episcopal de Santana, em São Paulo, celebra a Festa de sua Padroeira nesta quinta-feira, 19.
santuario_salete_sao _1.JPG
Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora da
Salete | Foto: Santuário Salete São Paulo
"Com Maria, Mãe da Salete, renovamos a nossa Fé", a igreja convidou a todos da região para festejar este momento de devoção, marcado pelos 167 anos da Aparição da Virgem Santíssima, em La Sallete, na França, para as crianças Maximino e Melênia.

Entrevistado pela Gaudium Press, o Padre Guttenberg Souza, de 36 anos, pertencente a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salete, conhecida como "Ordem dos Saletinos", afirmou que a paróquia resolveu trabalhar no tema deste ano com base no Ano da Fé, através da experiência da Fé com a vida cotidiana.

"Trabalhamos em momentos sobre como a Fé pode nos ajudar em situações como depressão e dificuldade financeira. Trouxemos alguns padres que falaram sobre questões psicológicas, família, em razão do tema proposto pela Igreja da Salete, de reavivar a Fé consolando os fiéis, seguindo o Ano da Fé, sobre como podemos dinamizar nossa vida a partir de uma realidade de Fé, embasada em Jesus Cristo, vivenciando outras experiências na nossa vida", explicou.
padre_guttenberg_souza_2.JPG
Padre Guttenberg Souza | Foto: Santuário
Salete São Paulo
"Chegou a notícia da morte de um parente. Como é que a Fé vai me ajudar a ultrapassar os limites deste momento?", esse foi um dos questionamentos apontados pelo sacerdote tratado no contexto da Fé.

Novena e quermesse
De acordo com Padre Guttenberg, os paroquianos resolveram transferir a novena antes da Festa da Padroeira, devido o fato de que os envolvidos no trabalho com a quermesse não poderiam participar das celebrações enquanto estivessem trabalhando.
Apesar disso, o sacerdote enfatizou o trabalho e a comunhão dos paroquianos durante o período da novena. "O pessoal daqui é muito família. Eles vem, dão o sangue, dão a vida para trabalhar na perspectiva, que é a vivencia de nossa Fé da Festa de Nossa Senhora da Salete".

"Reaviva o dom de Deus que há em ti"
Sobre a temática da Festa de Nossa Senhora da Salete, com base na passagem bíblica de Timóteo, Padre Guttenberg reafirmou que a organização paroquial objetivou as questões "da realidade da Fé e do cotidiano das situações e do ser humano, como a morte, a dificuldade econômica, depressão, dependência química e dificuldades familiares". O padre acredita que a equipe preparatória conseguiu mostrar, de maneira clara e específica, "a nossa experiência de Fé que nos remete a ir além dos nossos problemas".
"A experiência de amor, realizada em Jesus, ela vai além do problema em si, porque as vezes, somos tendenciosos a ficar somente naquele problema, naquela dificuldade. A nossa vivência de Fé faz com que a gente vá além das nossas dificuldades, nos dê embasamento para percebermos a realidade da morte como um momento, uma instância que é a própria realidade da vida e que vamos viver este momento lá na eternidade. A nossa experiência de Fé faz com que a gente reanime o que está esquecido por muitas pessoas, porque a vida não termina com a morte, de maneira nenhuma. Isso quem garantiu foi Jesus Cristo para todos nós", refletiu o Padre.

Os Saletinos
Quando perguntado sobre a sua congregação, a dos Saletinos, o sacerdote afirmou que o carisma da de Nossa Senhora da Salete tem como fundamento principal a reconciliação, "que traz a vivência de conciliar", "voltar a conciliar, a viver uma nova experiência de Fé".
As atividades desenvolvidas pela Ordem dos Saletinos consiste em ajudar pastorais e movimentos eclesiásticos, levando sempre o carisma da reconciliação. Além disso, eles exercem seus trabalhos nas paróquias com equipes missionárias que promovem momentos de formação e espiritualidade sobre temas como conflitos familiares e desavenças.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, próxima a região Santana, na Vila Paulistana, também é atendida pelos missionários saletinos.
"Temos vários nuances nos quais a reconciliação está próxima", enfatizou.

Coroação de Nossa Senhora da Salete
O primeiro momento da Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Salete aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, com Santa Missa presidida pelo Padre Marcos Almeida, representante do Conselho provincial dos Missionários Saletinos.

Mais tarde, as 9h, haverá Eucaristia com a presença de escolas do bairro de Santana, como O Colégio Passionista São Paulo da Cruz. Ao 12h, a Legião de Maria participará do momento de oração Mariana.
coroacao_de_nossa_senhora_da_salete_3.JPG
Coroação de Nossa Senhora da Salete
| Foto: Santuário Salete São Paulo
O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges, presidirá a Celebração Eucarística as 15h, e às 20h, acontecerá a Missa de Encerramento e a Coroação de Nossa Senhora da Salete.

Grande graça, grande alegria, apelo
Para o Padre Guttenberg, o dia está sendo uma grande graça, onde "os saletinos de todo o mundo estão celebrando este dia de maneira muito conjunta", vendo "a presença de nossa Mãe, que nos acolhe de braços abertos como seus filhos, demonstrando-nos o seu desejo profundo de nos ver voltando para Deus".

Finalizando a entrevista, o sacerdote fez um apelo final a todos que estão longe do caminho do Pai:
"Independente de suas dificuldades e limitações, voltem, reconciliem com Deus, porque este é o papel de Maria como intercessora. Ela quer que nós voltemos a viver a graça de seu Filho.

 Somos convidados a refletir o Evangelho que Maria está ao pé da Cruz, quando Jesus dá a sua mãe como nossa mãe ao discípulo amado".
"Nós temos uma Mãe que intercede por nós, que olha por nós de uma maneira muito especial, que é a pessoa de Maria com o título aqui de Salete, mas é a Maria de nossa Fé, nossa Mãe, a Maria que nós cantávamos quando éramos crianças, a 'mãezinha do céu', é a nossa Mãe", concluiu Padre Guttenberg. (LMI)

Com informações Santuário Salete São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário