O nascimento de Maria Santíssima traz ao mundo o anuncio jubiloso de
uma boa nova: a Mãe do Salvador já está entre nós. Ele é o alvorecer prenunciativo de nossa salvação, o início histórico da
obra da Redenção.
uma boa nova: a Mãe do Salvador já está entre nós. Ele é o alvorecer prenunciativo de nossa salvação, o início histórico da
obra da Redenção.
E "como celebraremos o nascimento de Maria?"
Essa
pergunta, feita por São Pedro Damião em seu "Segundo Sermão sobre a
Natividade de Nossa Senhora", ainda surge hoje quando se trata de
comemorar essa solenidade. O acontecimento é grande demais. E assim o
santo justificou sua perplexidade:
Por ocasião do nascimento de Maria, as trevas desaparecem, o céu recobre-se de cores festivas, toda a natureza se enche de júbilo: Jesus ainda não aparece, mas seus primeiros raios resplandecem em Maria, como numa aurora de graça e amor |
"Às
trevas do paganismo e à falta de fé dos judeus, representadas pelo
templo de Salomão, sucede o dia luminoso no templo de Maria. É justo,
portanto, cantar este dia e Aquela que nele nasceu. Mas como poderíamos
celebrá-la dignamente? Podemos narrar as façanhas heroicas de um mártir
ou as virtudes de um santo, porque são humanas. Mas como poderá a
palavra mortal, passageira e transitória exaltar Aquela que deu à luz a
Palavra que fica? Como dizer que o Criador nasce da criatura?"
Uma Festa de Alegria
Está
inteiramente de acordo com o espírito da Igreja festejar com alegria a
Festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria. Sua comemoração é
feita no dia 8 de Setembro. "A celebração de hoje é para nós o começo de
todas as festas", afirma o Calendário Litúrgico Bizantino. O nascimento
de Maria Santíssima traz ao mundo o anuncio jubiloso de uma boa nova: a
mãe do Salvador já está entre nós. Ele é o alvorecer prenunciativo de
nossa salvação, o início histórico da obra da Redenção.
São Pedro Damião afirma em sua homilia para essa festa:
"Deus
onipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu,
antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu Ele encarnar-se em Maria."
"Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno,
pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse
para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com
sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos
sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a
inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de
Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu
sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu.
São Joaquim, seu pai, e Nossa Senhora menina |
O
Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós
escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a
Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para
ser a luz dos povos."
***
A
Natividade de Maria era celebrada no Oriente católico muito antes de
ser instituída no Ocidente. Ela tem provavelmente sua origem em
Jerusalém, em meados do século V. Foi em Jerusalém que se manteve viva a
tradição que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática.
Nessa
festa o mundo católico admira Nossa Senhora como sendo Ela a aurora que
anuncia o Sol de justiça que dissipa as trevas do pecado. Nela, a
Igreja convida a "contemplarmos uma menina como todas as outras, e que
ao mesmo tempo é única, pois, Ela é a "bendita entre todas as mulheres"
(Lc 1, 42), a Imaculada "filha de Sião", destinada a tornar-se a Mãe do
Messias".(João Paulo II, Audiência de 8/9/2004)
Alegria até para os Anjos
A
alegria nas comemorações da festa litúrgica do nascimento de Nossa
Senhora é justificadamente incentivada a todos, até aos anjos:
"Alegrem-se
os Patriarcas do Antigo Testamento que, em Maria, reconheceram a figura
da Mãe do Messias. Eles e os justos da Antiga Lei aguardavam há
séculos, serem admitidos na glória celeste pela aplicação na fé dos
méritos de Cristo, o bendito fruto da Virgem Maria.
"Alegrem-se todos os homens porque o nascimento da Virgem veio anunciar-lhes a aurora do grande dia da libertação pela qual aspiram todos os povos. Alegrem-se todos os anjos porque neste dia foi-lhes dada pela primeira vez a ocasião de reverenciar a sua futura Rainha." (Lehmann, P. JB. Na luz Perpétua, 1959 p.268)
"Alegrem-se todos os homens porque o nascimento da Virgem veio anunciar-lhes a aurora do grande dia da libertação pela qual aspiram todos os povos. Alegrem-se todos os anjos porque neste dia foi-lhes dada pela primeira vez a ocasião de reverenciar a sua futura Rainha." (Lehmann, P. JB. Na luz Perpétua, 1959 p.268)
Só no Céu houve Festa
Ainda
que sendo Maria a "Virgem bela e Gloriosa" que Deus amou com predileção
desde a sua eternidade, desde toda a Criação como sua obra-prima,
enriquecida das graças mais sublimes e elevada à excelsa dignidade de
Mãe de Deus, (Patriarca Fócio, Homilia sobre a Natividade,PG 43)
visivelmente, nenhum acontecimento extraordinário acompanhou o
nascimento de Maria.
Os
Evangelhos nada dizem sobre sua natividade. Nenhum relato de profecia,
nem aparições de anjos, nem sinais extraordinários são narrados pelos
Evangelistas. Só no Céu houve Festa, pois o Filho de Deus vê sua Mãe
nascer.
* * * * * *
Maria, santa desde o primeiro instante de sua vida
Maria, santa desde o primeiro instante de sua vida
Os
Santos e outros abalizados autores, de diversas maneiras exprimiram
essa doutrina. Em um de seus arrebatadores sermões dedicados a Nossa
Senhora, São Tomás de Villanueva ensina: "Era necessário que a Mãe de
Deus fosse também puríssima, sem mancha, sem pecado. E assim não apenas
quando donzela, mas em menina foi santíssima, e santíssima no seio de
sua mãe, e santíssima em sua concepção. Pois não convinha que o
santuário de Deus, a mansão da Sabedoria, o relicário do Espírito Santo,
a urna do maná celestial, tivesse em si a menor mácula. Pelo que, antes
de receber aquela alma santíssima, foi completamente purificada a carne
até do resíduo de toda mancha, e assim, ao ser infundida a alma, não
herdou nem contraiu pela carne mancha alguma de pecado, como está
escrito: "Fixou sua habitação na paz" (Sl. LXXV, 3). Quer dizer, a
mansão da divina Sabedoria foi construída sem a inclinação para o
pecado.
Santa Ana, sua mãe, e Nossa Senhora menina |
Ao assinalar os principais privilégios que acompanharam a Imaculada Conceição de Maria, escreve São João Eudes:
"A
gloriosa Virgem não apenas foi preservada do pecado original em sua
concepção, como foi também adornada da justiça original e confirmada em
graça desde o primeiro momento de sua vida, segundo muitos eminentes
teólogos, a fim de ser mais digna de conceber e dar à luz o Salvador do
mundo. Privilégio que jamais foi concedido a criatura alguma humana nem
angélica, pertencendo somente à Mãe do Santo dos Santos, depois de seu
Filho Jesus […]
"Todas
as virtudes, com todos os dons e frutos do Espírito Santo, e as oito
bem-aventuranças evangélicas se encontram no coração de Maria desde o
momento de sua concepção, tomando inteira posse e estabelecendo n'Ela
seu trono num grau altíssimo e proporcionado à eminência de sua graça".
"Santo
Afonso de Ligório, por sua vez, comenta: "A nossa celeste menina, tanto
por causa de seu ofício de medianeira do mundo, como em vista de sua
vocação para Mãe do Redentor, recebeu, desde o primeiro instante de sua
vida, graça mais abundante que a de todos os Santos reunidos. E que
admirável espetáculo para o Céu e para a Terra, não seria a alma dessa
bem-aventurada menina, encerrada ainda no seio de sua mãe! Era a
criatura mais amável aos olhos de Deus, pois que, já cumulada de graças e
méritos, podia dizer: 'Quando era pequenina agradei ao Altíssimo'. E ao
mesmo tempo era a criatura mais amante de Deus, de quantas até então
haviam existido.
"Houvera,
pois, nascido imediatamente após a sua Imaculada Conceição, e já teria
vindo ao mundo mais rica em méritos e mais santa do que toda a corte dos
Santos. Imaginemos, agora, quanto mais santa nasceu a Virgem, vendo a
luz do mundo só depois de nove meses, os quais passou adquirindo novos
merecimentos no seio materno!"
"Preciosa pérola no seio de Sant'Ana
"Com
seu gracioso estilo, o Pe. Manuel Bernardes nos apresenta Maria no seio
materno sempre santa: "Uma pérola deu a Rainha Cleópatra a Marco
Antônio, que se avaliava em muitos mil talentos. Em quanto avaliaremos
nós esta pérola animada, que se formou na concha do ventre de Sant'Ana?
Há nas Índias pérolas, que, em razão de sua diferente grandeza e figura,
se chamam pérolas Ave Marias e pérolas Padre-nossos. Ó que ricas Índias
se descobrirão hoje na casa da gloriosíssima e felicíssima matrona
Sant'Ana, donde nos veio tal pérola Ave Maria, que nos deu tal pérola
Padre Nosso? Por certo que ainda que todo o firmamento fora um livro
(como o considera São João no Apocalipse), e se escrevesse todo de
letras de algarismo, não somariam o valor destas duas pérolas. Porque,
enfim, como dizíamos, e é certo, tudo o que devemos a Cristo Filho de
Deus, devemos por conseguinte a Maria, escolhida para Mãe de Deus, e que
foi a que deu pés a Deus, para andar com os homens na Terra".
"Como fecho dos comentários ao presente louvor, ouçamos estas ardorosas palavras do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:
A Igreja convida a contemplarmos uma menina como todas
as outras, e que ao mesmo tempo é única, pois, Ela é a "bendita entre todas as mulheres " (Lc 1, 42), a Imaculada "filha de Sião, destinada a tornar-se a Mãe do Messias" (Beato João Paulo II, Audiência de 8/9/2004) |
""Porque
concebida sem pecado original, Nossa Senhora, afirmam os teólogos, foi
dotada do uso da razão desde o primeiro instante de seu ser. Portanto,
já no ventre materno Ela possuía altíssimos e sublimíssimos pensamentos,
vivendo no seio de Sant'Ana como num verdadeiro tabernáculo.
"Temos
uma confirmação indireta disso no que narra a Sagrada Escritura (Lc. I,
44) a respeito de São João Batista. Ele, que fora engendrado no pecado
original, ao ouvir a voz de Nossa Senhora saudando Santa Isabel,
estremeceu de alegria no seio de sua mãe.
"Assim,
pode-se acreditar que a Bem-aventurada Virgem, com a altíssima ciência
que recebera pela graça de Deus, já no seio de Sant'Ana começou a pedir a
vinda do Messias e, com Ele, a derrota de todo mal no gênero humano. E
desde o ventre materno se estabeleceu, com certeza, no espírito de
Maria, aquele elevadíssimo intuito de vir a ser, um dia, a servidora da
Mãe do Salvador.
"Na
realidade, por essa forma Nossa Senhora já começava a influir nos
destinos da humanidade. Sua presença na Terra era uma fonte de graças
para todos aqueles que d'Ela se aproximavam na sua infância, ou mesmo
quando ainda se encontrava no seio de Sant'Ana. Pois se da túnica de
Nosso Senhor - conta o Evangelho (Lc. VIII, 44-47) - se irradiavam
virtudes curativas para quem a tocasse, quanto mais da Mãe de Deus, Vaso
de Eleição!
"Por isso, pode-se dizer que, embora fosse Ele criancinha, já em seu natal graças imensas raiaram para a Humanidade". ("Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP; "Pequeno Ofício da Imaculado Conceição")
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