Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estamos no tempo do Advento


Advento quer dizer chegar, como se pode deduzir da própria palavra. Origina-se do verbo latino advenire. É um dos sete tempos do Ano Eclesiástico (ou Ano Litúrgico), aquele dedicado à preparação para as festas da vinda (chegada, advento, nascimento) de Nosso Senhor Jesus Cristo, há tanto tempo predito pelos Profetas e esperado das Nações.
O Senhor apareceu à Abrahão e lhe disse: “Sai de teu país, deixa tua família e vem para a terra que te mostrarei. Eu te farei pai de um grande povo, e em ti hão de ser abençoadas todas as nações da terra”.
Estas últimas palavras referem-se ao Redentor do mundo, que devia nascer da raça de Abraão, e nele todos os povos haviam de encontrar uma fonte de salvação e de bênção.
O Advento tem a duração de quatro semanas. Começa no domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro). Essas quatro semanas representam os quatro mil anos durante os quais o mundo esperou a vinda do Messias.
Portanto, para os católicos de hoje, devem ser semanas de anelos e ânsias pela vinda do Reinado Social do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, segundo o exemplo dos patriarcas que ansiosamente aguardavam a vinda do Salvador porque compreendiam que esta vinda era necessária e avaliavam quanto seria vantajosa para a humanidade toda.
No tempo do Advento os paramentos são roxos (conforme o rito tradicional), como sinal de tristeza e penitência. No primeiro Domingo do Advento o tema proposto para consideração e meditação é a respeito da segunda vinda do Filho de Deus e do Juízo Final (fim do mundo).
(Coroa do Advento)
A coroa do Advento é um dos muitos símbolos do Natal.
Por meio de seu formato circular e de suas cores, expressa a esperança e convida à alegre expectativa. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha.
Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno.
Os ramos verdes são sinais de esperança. Em alguns lugares, envolve-se a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus manifestado pelo nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A figura geométrica da coroa (circular) tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e sem fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade.
As quatro velas referem-se aos quatro domingos que antecedem o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo Nosso Senhor, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade.
Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo da Alegria, cuja cor litúrgica é rosa.
Nos oito dias que precedem o Natal (17 a 23 de dezembro) são rezadas as antífonas chamadas grandes antífonas dos Ós, por começarem todas com a invocação ao Salvador, tiradas dos escritos do Antigo Testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário