Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Romaria de 14km é percorrida por fiéis em honra à Nossa Senhora da Penha

João Pessoa (Terça-feira, 27-11-2012, Gaudium Press) Neste último final de semana, milhares de fiéis participaram da Romaria de 14 quilômetros até o Santuário de Nossa Senhora da Penha em João Pessoa,capital da Paraíba.
A 249ª Romaria da Penha teve início às 22h do sábado, 24, logo após o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, dar a Bênção de Envio, desejando a todos uma tranquila caminhada.
ns_penha.jpg
Por volta das 5h da manhã do domingo, 25, o andor com a imagem de Nossa Senhora da Penha chegou ao Santuário, onde logo depois Dom Aldo Pagotto presidiu uma Santa Missa.
O tema da Romaria deste ano foi: "Maria, saúde dos enfermos, ajuda-nos a perseverar na Fé e a construir a unidade", numa referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2012: "Fraternidade e Saúde Pública".
A caminhada começou em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado, Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte.
Atualmente o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco.

História da Romaria em João Pessoa
Em 1763, o português Sílvio Siqueira comandava uma embarcação que saíra do norte em direção à Europa. No litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha.
Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro. (EPC)

Com informações da Arquidiocese da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário