Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 23 de maio de 2013

«Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica», trecho comentado na Audiência Geral

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-05-2013, Gaudium Press) - Na Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa francisco voltou a tratar em sua catequese de um outro trecho do Credo: «Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica». Um trecho que segue logo após nossa profissão de Fé no Espírito Santo.
praca_sao_pedro.jpg
As palavras do Papa deixaram claro que existe uma ligação grande entre estas duas realidades da fé.
É o Espírito Santo que dá a vida à Igreja, que a guia e anima no anúncio do Evangelho. Evangelizar é a missão da Igreja: "Cada um deve ser evangelizador, sobretudo com a vida!", disse o Papa. "O Espírito Santo é o verdadeiro motor da evangelização. Para evangelizar, então, é necessário mais uma vez abrir-se à ação do Espírito de Deus, sem medo de saber o que quer e para onde nos leva."
O Santo Padre mostrou os sinais da intervenção do Espírito Santo:
Primeiro, a unidade e a comunhão, como se viu no dia de Pentecostes. Todos falavam uma língua nova: a língua do amor que o Espírito derrama nos nossos corações.
"Não há mais o fechamento de um para com o outro, mas a abertura a Deus, o sair para anunciar a sua Palavra. (...)Levar o Evangelho é anunciar e viver em primeira pessoa a reconciliação, o perdão, a paz, a unidade e o amor que o Espírito Santo nos doa." Disse o Papa.
O segundo sinal é a coragem humilde que o Espírito dá ao mensageiro do Evangelho. São palavras do Santo Padre: "Ele nos dá a coragem de anunciar a novidade do Evangelho de Jesus a todos, com franqueza, de voz alta, em todos os tempos e em todos os lugares. (...)Vivamos com humildade e coragem o Evangelho!"
O terceiro sinal: tudo parte sempre da oração, porque, sem ela, torna-se vazia a nossa ação e sem alma o nosso anúncio. Uma nova evangelização, uma Igreja que evangeliza deve partir sempre da oração, do pedir o fogo do Espírito.
Assim expressou-se o Pontífice: "Renovemos a cada dia a confiança na ação do Espírito Santo, deixemo-nos guiar por Ele, sejamos homens e mulheres de oração, que testemunham com coragem o Evangelho, tornando-se no nosso mundo instrumentos da unidade e da comunhão de Deus." (JSG)
Com informações Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário