Pe. Stephen Somerville
Traduzido por Andrea Patrícia
Traduzido por Andrea Patrícia
Agora,
para a Nova Israel de Deus, nome inspirado de São Paulo para a Santa
Igreja Católica, como deve a Igreja transmitir aos seus filhos mais
jovens o conhecimento da nova lei, isto é, o Evangelho, a partir do Novo
Moisés, isto é, Jesus Cristo, Nosso Senhor?
O papel das escolas católicasA história da Educação Católica é maravilhosa! Os fantásticos vitrais das altíssimas catedrais medievais são um sermão permanente e instrução sobre os mistérios católicos num momento em que nem todas as pessoas tinham a vantagem da alfabetização e da escolaridade.
Com o tempo, especialmente após a Revolução Protestante (séc. XVI), as ordens religiosas católicas surgiram. Seu trabalho principal era ensinar a Fé, especialmente para crianças e adolescentes. .
Lembre-se que as primeiras universidades na Europa católica foram fruto do ensino católico das ordens religiosas na Idade Média. .
Chegando aos nossos próprios tempos, nos acostumamos a ter algum sistema de escolas católicas em nível primário e secundário, pelo menos no passado recente, de acordo com os altos e baixos da Igreja na sociedade secular em que vivemos. . Estas escolas católicas costumavam ensinar o catecismo, usando perguntas e respostas curtas e memorizadas, ainda na memória viva da geração mais velha de hoje. .
Esta catequese tradicional era muito eficaz quando ensinada por um bom religioso. Até os anos 40 e 50, a maioria dos nossos professores eram zelosos religiosos, superando de longe os professores leigos católicos.
Após o Vaticano II, uma revolução na Catequese
Desde a década de 1960 e do Concílio
Vaticano II, a história é diferente e perturbadora. A revolução na
Igreja destruiu catequese e teologia católica, assim como tem feito na
liturgia e na fé. Um sintoma é a perda de conteúdo claro, do
conhecimento sólido. Depois de vários anos de escolaridade católica, os
nossos alunos parecem saber quase nada de definitivo. Eles passam o
tempo na história de outras religiões, mas parecem negligenciar a sua
própria fé católica. Ouvem pouco sobre conhecimento, dever e herança. Pelo contrário, Experiência, atitude e sentimento, são as palavras que se tornaram importantes.
Mas, os novos professores dizem: “Estas são apenas coisas
subjetivas”, o que significa que eles estão em mim, em vez de coisas
objetivas estáveis, fora de mim.Algumas verdades são ignoradas ou negadas. Por exemplo, anjos e demônios são retratados como meros símbolos, e não seres espirituais reais. O sacerdote é principalmente um facilitador e conselheiro, não é um verdadeiro ofertante hierático do sacrifício. .
A Presença Real é apenas um símbolo de Cristo, e a Encarnação de Deus em Jesus Cristo deve ser questionada. A Primeira Confissão não é importante e deve ocorrer um ano ou mais após a Primeira Comunhão. .
A adoração da Hóstia é antes um absurdo. Milagres não aconteceram, mas foram histórias inventadas pelos primeiros cristãos para que Jesus e a Igreja parecessem atraentes e divinos. A inspiração da Bíblia é um mito, a Bíblia pode ser explicada por causas e processos naturais e racionais. .
Estas são algumas das falsidades religiosas que são ensinadas ou pelo menos sugeridas aos católicos em nossos tempos pós-modernos, a partir, principalmente, da década de 1960. Todas elas contradizem a Tradição Católica, e violam muitos dos dogmas definidos de nossa Fé. .
Como esses falsos ideais surgem? De onde é que eles vêm? Eles são um corpo de opinião organizado, deliberado, consistente, que tem um nome? O que podemos fazer para resistir e corrigir o fluxo contemporâneo de heresia? Como podemos proteger nossos filhos disso? .
Estas são algumas das perguntas que os católicos sensatos devem fazer e se esforçar para responder. Para levar a bom termo estas considerações sobre a catequese, fé e ensino em casa, vamos elaborar algumas respostas.
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