Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Você que é católico, precisa ler esta série de artigos sobre a “Crise na Catequese” (Parte I)


 
Lembra-se daquele incidente no Evangelho, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, com 12 anos de idade, ficou perdido por três dias, e foi encontrado por seus pais no Templo de Jerusalém?
.
Ele estava discutindo com os doutores da Lei Mosaica. Tinha apenas 12 anos. Os doutores da Lei ficaram impressionados com sua sabedoria e Suas respostas às perguntas feitas por eles.
.
Nossa Senhora teve um alívio ao encontrar seu Filho seguro. Ela falou para Jesus como se antes Ele nunca tivesse estado longe dela.
.
“Filho, por que fizeste assim conosco? Eis que teu pai e eu Te procurávamos aflitos”.
..
São Lucas continua a assegurar-nos que Jesus voltou a Nazaré com Maria Santíssima e São José, e diz “Que Ele lhes era submisso”. Isso significa obediência e respeito. O evangelista também observa em sequência:
.
“E Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,49-52).
.
Observe que não há nenhuma menção em qualquer lugar dos Evangelhos sobre Jesus frequentar uma escola. Nós preferimos suspeitar que Ele nunca foi a qualquer escola terrena.
.
Sabemos que Ele podia falar com o Seu Pai celestial e o Espírito Santo a qualquer momento. Sua santa Mãe, criada no templo, tinha sido formada na Lei de Moisés. Isto incluiu os célebres Dez Mandamentos e muitas outras regras de boa conduta, moralidade e justiça para os judeus observar. Jesus certamente não precisou de formação da escola terrena.
,
Catequese na Antiga Aliança
.
E as crianças judias de outros casais? Será que Deus mandou que houvesse um sistema de escola judaica para os meninos e meninas hebreus? Será que Deus quer que os filhos aprendam Suas leis e as obedeça? Será que ele tinha alguns professores em mente que iriam passar para as crianças as leis de Deus reveladas a Israel especialmente pelo grande legislador Moisés?
.
A resposta para todas essas perguntas é: sim. Eram os pais que  ensinavam as leis de Deus para as crianças.
.
Vamos voltar aos anos de formação de Israel, quando, liderados pelo grande Moisés, eles estavam vagando pelo deserto do Monte Sinai em direção à Terra Prometida além do rio Jordão. Esta história é contada no Pentateuco, isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia, começando com o Gênesis.

Pe. Stephen Somerville
Traduzido por Andrea Patrícia
O quinto destes livros é Deuteronômio. No capítulo 4, Moisés diz: .
“Ó Israel, ouvi os preceitos que eu ensino a ti… Não deveis adicionar nada a palavra que eu vos dou, nem tirar nada dela” (v.2) “Não esqueçais as palavras (da lei)… Deveis ensiná-la aos vossos filhos e netos… (que as pessoas) ensinem aos seus filhos.” (v. 9-10) “Ponham essas palavras em seus corações e mentes… ensinem aos seus filhos que eles devem meditar sobre elas, quando te sentares na tua casa, e andares pelo caminho, e deitares para descansar.” (11,19) “Deveis escrever minhas palavras nos postes e portões da tua casa, para que teus dias sejam multiplicados e os dias de teus filhos” (20-21).


.
No capítulo 32, Moisés oferece o seu famoso Cântico da Lei: “Ouvi, ó céus, as coisas que eu falo…” Ele conclui dizendo a todas as pessoas:

.“Ponham os seus corações nas palavras que testifico a vós neste dia, que deveis mandar os vossos filhos guardá-las e cumpri-las, e cumprir todas as coisas desta lei, que estão escritas.” (32,36) .
Observe que a lei de Deus está escrita, bem como entregue, ensinada, meditada, mantida e feita. O que são essas exortações de Moisés? É um testemunho bíblico do ensino em casa.
.
Concluímos com uma citação do Livro do Eclesiástico:

“Aquele que ensina seu filho mais velho vai ser louvado por ele, e no meio de sua família, ele se gloriará nele. (Quando ele morre), ele terá deixado atrás de si alguém como ele mesmo” (30,2-4) .
Será que o povo hebreu, antigo, permaneceu contente com este ensino em casa dos seus filhos nas Leis de Deus? O único tipo de instrução entre eles era ensinado pelos pais? Não; não, de forma alguma.
.
Ao passo em que os judeus se tornaram mais estabelecidos na terra e mais avançados em educação, eles desenvolveram professores profissionais e escolas para diversos fins. Mas espero que os pais e mães judeus nunca tenham esquecido a sábia, santa e inspirada insistência de Moisés para ensinar aos seus filhos as leis de Deus.
. Transcrição (com pequenas alterações) de http://www.rosamulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário