Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A caridade (amor de Deus), o mais elevado ato que se exerce neste mundo

Uma das principais qualidades do perfeito amor é a de ter todos os sentidos presos ao objeto amado e achar-se inteiramente unido a ele e nele transformado. Os que amam verdadeiramente a Deus, acham neste estado; pois, como diz São João, Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele (ISão João 4.16) .

E assim, sendo muito real e muito íntima essa espécie de união com o soberano Bem, faz com que a caridade prevaleça sobre todas as outras virtudes. É esta a razão da bela sentença de Santo Agostinho: Nada existe de maior que a alma vivendo na caridade, exceto Aquele que deu a caridade. Daí concluímos que, se esta virtude é a mais excelente de todas, a sua prática será mais elevada que a de todas as outras virtudes; pois a ação é tanto mais excelente quanto mais perfeito e excelente é o seu princípio.

E, se o hábito da caridade é o melhor de todos os hábitos espirituais, segue-se que o ato desta virtude, que consiste em amar atualmente a Deus é o mais elevado de todos os atos que se exercem neste mundo.

Extraído do livro : O Sagrado Coração de Jesus – Reinaldo F. Mota Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário