Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O coração é inconstante: tende a Deus, teu fim último

Cristo – Meu filho, não confie em teu sentimento: de um momento para outro ele muda. Em toda a tua vida, queiras ou não, estarás sujeito à mudança.

Passarás da alegria à tristeza, da paz à agitação, do fervor à aridez, da aplicação à apatia, do abatimento à euforia. Mas o sábio, perito em vida espiritual, domina essas vicissitudes: não se interessa por suas próprias impressões e não procura saber de que lado sopra o vento da mudança. Toda a aplicação de seu espírito tende para o fim que ele deseja e deve alcançar.

Assim é possível permanecer sempre idêntico, inabalável, dirigido sem cessar para mim, no meio de tantos acontecimentos diversos, o olhar simples (Mt 6,22; Lc 11,34) de suas intenções.

Quanto mais pura a intenção, mais firme a conduta em meio aos furacões. Mas o propósito da intenção pura tem muitas ocasiões de se obscurecer: fixa-se o olhar nos prazeres que se oferecem e é raro que escape à mancha da busca de si.

Outrora, os judeus foram a Betânia, à casa de Marta e Maria (Jo,11,45), não somente por Jesus, mas também para ver Lázaro (Jo, 12,9). É preciso purificar o olho da intenção, para que ele seja simples e reto, e dirigi-lo para mim, passando além de todo outro meio.

Extraído do livro “A imitação de Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário