Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

QUARTA - FEIRA DE CINZAS E SUA ORIGEM

 
Após as festividades de carnaval, os Arautos do Evangelho, na quarta-feira, recordaram no ato de imposição das cinzas, de onde saímos e para onde iremos, pois quando o sacerdote pronuncia a frase: “Lembra-te que és pó e para o pó retornarás”, nos deixa bem claro com que estado de espírito devemos passar o tempo quaresmal.

Nos primeiros séculos, apenas cumpriam este rito de imposição das cinzas os grupos de penitentes ou pecadores que queriam receber a reconciliação com Deus no final da quaresma, na Quinta-feira Santa, às portas da Páscoa. Vestiam um hábito penitencial e espalhavam as cinzas na sua própria cabeça, e desta forma apresentavam-se diante da comunidade, expressando a sua vontade de conversão.



A partir do século XI, quando desaparece o grupo de penitentes como instituição, o Papa Urbano II estendeu este rito a todos os cristãos no início da quaresma. As cinzas, símbolo da morte e do nada que é a criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados no ano anterior, na celebração do Domingo de Ramos. Nesta ocasião Nosso Senhor é aclamado como rei em Jerusalém e uma semana depois foi crucificado e morto no alto do Calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário