Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Será de oração o último dia de Bento XVI

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28/02/2013, Gaudium Press) - Hoje, dia 28 de fevereiro de 2013 encerra-se o Pontificado de Bento XVI. Termina o prazo por ele determinado para ser concretizada sua renuncia ao Ministério Petrino: inicia-se o período de Sede Vacancia.
papa_bento_xvi.jpg
Diante de cerca de 200 mil fiéis, ontem, na Praça São Pedro, em sua última Audiência Geral, o Santo Padre afirmou que em seu Pontificado a Igreja passou por ‘momentos difíceis' e ele viveu esses momentos. Com a renuncia que hoje se efetiva, o Papa ‘não desce da Cruz', disse.
O Diretor da Sala de Imprensa, Padre Federico Lombardi, informou que hoje, após despedir-se dos cardeais que já estão em Roma para o conclave, o dia do Santo Padre será passado em oração e preparação para sua transferência para Castel Gandolfo.

Já como "Papa emérito", Bento XVI passará cerca de 2 meses na residência de verão dos Pontífices, aguardando a reforma pela qual passa o mosteiro de clausura localizado nos Jardins Vaticanos, local onde passará a residir.

Para o dia de hoje está programado que, a partir das 16:55 horas (hora local), Bento XVI recebe, no pátio de São Dámaso no interior dos muros do Vaticano, honras militares de um piquete da Guarda Suíça. Ele deverá, então, saudar o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone e outros colaboradores mais próximo. No heliporto, será a vez do decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, saudar o Papa dirigindo-lhe algumas palavras.

A chegada a Castel Gandolfo está prevista para as 17:15 horas. Então, o Papa será recebido pelo Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do governo do Estado da Cidade do Vaticano, e por Dom Giuseppe Sciacca, Secretário. Também estarão presentes, além do bispo da diocese de Albano, Dom Marcello Semeraro, autoridades civis da cidade.

Logo após ser acolhido, o Papa dirige-se ao balcão do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo de onde fará uma breve saudação aos fiéis presentes.
Às 20 horas, como o Santo Padre determinou no documento de sua renuncia, começa a Sé Vacante. A Guarda Suíça que presta serviço em Castel Gandolfo cessará seu serviço para Bento XVI. O serviço de segurança do Papa Emérito estará a cargo de outro corpo de Guarda: a Gendarmaria do Vaticano. (JS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário