Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Intenções do Papa Francisco, - Março de 2014 -

PAPA FRANCISCO.jpg
Geral:

Respeito pela natureza
Para que cresça o respeito pela natureza,
obra de Deus confiada à nossa
responsabilidade.

Missionária:
Clero anunciador do Evangelho
Para que os bispos, sacerdotes e diáconos
sejam anunciadores incansáveis do
Evangelho até aos confins da terra..

Todos os meses o Papa confia suas intenções ao apostolado da oração. Esta iniciativa é seguida por milhões de fiéis em todo mundo

Evangelho Diário

Santo do dia: Santas Marana e Cira, virgens; Beato Daniel Brottier, presbítero
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Marcos 10, 1-12
Primeira leitura: São Tiago 5, 9-12
Leitura da carta de São Tiago:

9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu - pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 102 (103)

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

- Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

O Senhor é indulgen te, é favorável. é paciente, é bondoso e compassivo. Não fic asempre repetindo as suas queixas nem guarda eternamente o seu rancor.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quando dista o nascemte do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 1-12

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17, 17)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fari­seus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fari­seus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moi­sés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário do dia Beato João Paulo II (1920-2005), Papa 
Audiência geral de 02/04/1980 (trad. Copyright © Libreria Editrice Vaticana)
 «Desde o principio da criação, Deus fê-los homem e mulher»
Pelo facto de o Verbo de Deus Se ter feito carne, o corpo entrou, eu diria, pela porta principal na teologia. […] A encarnação – e a redenção que dela provém – tornou-se também a fonte definitiva da sacramentalidade do matrimónio. […] Muitos homens e muitos cristãos procuram no matrimónio o cumprimento da sua vocação. Muitos querem encontrar nele o caminho da salvação e da santidade.

Para eles é particularmente importante a resposta dada por Cristo aos fariseus, zeladores do Antigo Testamento. […] Com efeito, como é indispensável, no caminho desta vocação, a profunda consciência do significado do corpo, na sua masculinidade e feminilidade! Como é necessária uma consciência precisa do significado esponsal do corpo, do seu significado gerador – dado que tudo isto, que forma o conteúdo da vida dos esposos, deve encontrar constantemente a sua dimensão plena e pessoal na convivência, no comportamento e nos sentimentos! E isto ainda mais no contexto de uma civilização que permanece sobre a pressão de um modo de pensar e de julgar materialista e utilitário. […]

Como é significativo que Cristo, na resposta a todas estas perguntas, ordene ao homem que retorne, de certo modo, ao início da sua história teológica! Ele ordena-lhe que se coloque no limite entre a inocência-felicidade original e a herança da primeira queda. Porventura não quererá dizer-lhe, deste modo, que o caminho por onde conduz o homem, varão e mulher, no Sacramento do Matrimónio, isto é, o caminho da «redenção do corpo», deve consistir em recuperar esta dignidade em que se realiza, simultaneamente, o verdadeiro significado do corpo humano, o seu significado pessoal e «de comunhão»?

HOMENS DO TERÇO DA MÃE PEREGRINA SE REÚNEM EM MAIS UMA QUARTA-FEIRA DE ORAÇÃO


















terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Missa na Basílica Vaticana: Espírito Santo sustenta sempre a esperança do Povo de Deus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-02-2014, Gaudium Press) Na Basílica Vaticana neste domingo, 23, o Papa Francisco presidiu à solene Celebração Eucarística com os novos cardeais e com os membros do Colégio Cardinalício, entre eles, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
papa_francisco.jpg
Em sua homilia, o Santo Padre referiu-se à oração da coleta da liturgia de hoje: "a vossa ajuda, Pai misericordioso, sempre nos torne atentos à voz do Espírito".

"Com a sua força criativa e renovadora, o Espírito Santo sustenta sempre a esperança do Povo de Deus, que caminha na história e sempre sustenta, como Paráclito, o testemunho dos cristãos. Neste momento, juntamente com os novos Cardeais, queremos ouvir a voz do Espírito, que nos fala através das Escrituras proclamadas", disse.

O Papa citou a passagem da primeira Leitura, do Levítico, que mostra o apelo do Senhor ao seu povo: "sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo" e as palavras de Jesus no Evangelho: "Haveis, pois, de ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".
"Essas palavras interpelam a todos nós, discípulos do Senhor, e hoje são dirigidas especialmente a mim e, de modo particular, a vocês, queridos Irmãos Cardeais, que, desde ontem, começaram a fazer parte do Colégio Cardinalício."

O Pontífice lembrou também que o nosso esforço, sem a força do Espírito Santo, é em vão, pois a santidade cristã não é, primeiramente, obra nossa, mas fruto da docilidade do Espírito de Deus, três vezes Santo.

O Santo Padre recordou ainda que "Jesus Cristo veio para nos salvar, para nos mostrar o caminho, o único caminho de saída das areias movediças do pecado: este é o caminho da misericórdia. Ser santo não é um luxo, mas é necessário para a salvação do mundo.
Logo depois, o Papa Francisco exortou os cardeais criados:

"Queridos Irmãos Cardeais, o Senhor Jesus e a mãe Igreja nos pedem para dar testemunho, com maior zelo e ardor, destas atitudes de santidade. É precisamente neste suplemento de oblatividade gratuita que consiste a santidade de um Cardeal."

O Pontífice ressaltou que a linguagem que o Cardeal deve pregar é a do Evangelho. "As nossas atitudes devem ser as das bem-aventuranças; e o nosso caminho, o da santidade", completou.

No final de sua homilia, o Papa dirigiu-se aos novos cardeais e pediu para que eles permaneçam "unidos em Cristo e entre nós" e pediu para o acompanhem de perto, com suas orações, conselhos e colaboração, e convidou as autoridades eclesiásticas e pessoas consagradas e leigos presentes na celebração a se unirem, na invocação ao Espírito Santo, para que o Colégio dos Cardeais seja cada vez mais abrasado de caridade pastoral e mais cheio de santidade para servir o Evangelho e ajudar a Igreja a irradiar pelo mundo o amor de Cristo. (LMI)

Evangelho Diário

Santo do dia: Santa Walburga, abadessa
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Marcos 9, 30-37
Primeira leitura: São Tiago 4, 1-10
Leitura da carta de São Tiago:

Caríssimos, 1de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. 4Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo toma-se inimigo de Deus. 5Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: “Com ciúme anela o espírito que nos habita”? 6Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”. 7Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. 9Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento. 10Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 54 (55)

— É por isso que eu digo na angústia: “Quem me dera ter asas de pomba e voar para achar um descanso! Fugiria, então, para longe, e me iria esconder no deserto.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— Acharia depressa um refúgio contra o vento, a procela, o tufão”. Ó Senhor, confundi as más línguas.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— Dispersai-as, porque na cidade só se vê violência e discórdia! Dia e noite circundam seus muros.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— Lança sobre o Senhor teus cuidados, porque ele há de ser teu sustento, e jamais ele irá permitir que o justo para sempre vacile!

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 30-37

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo (Gl 6, 14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MISSA DO 7º DOMINGO COMUM

No Evangelho de São Mateus o Sermão da Montanha ocupa três capítulos inteiros, e a Santa Igreja de tal forma valoriza esta pregação do Divino Mestre que lhe destinou seis domingos consecutivos do presente Ciclo Litúrgico, a fim de nos permitir considerá-la com maior profundidade e proveito espiritual.
   É no Evangelho deste 7º Domingo do Tempo Comum, entretanto, que se encontra o cerne de todo o Sermão da Montanha, o qual nos indica a via segura para atingirmos a santidade. No que consiste ser santo? Em alcançar a ousada meta traçada pelo Divino Mestre: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
E também nesta celebração houve três intenções especiais, pelo 4º ano de vida eterna do Sr. José Bezerra Furtado, (mais conhecido por Zé Olavo) de 30º dia do Sr. Francisco Valentim da Silva (mais por Chico Bira), e também de 7º dia da senhorita Ana Anita.