Igreja

Rádio GOTHMLP

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos; Beato Nicolau de Furca Palena, presbítero

Primeira Leitura: Daniel 7,9-10.13-14
Leitura da Profecia de Daniel:

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 137

 Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos ae ante o vosso templo vou prostrar-me.

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: "Como a glória do Senhor é grandiosa!"

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,47-51
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" 51E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Bernardo (1091-1153)
Monge cisterciense e doutor da Igreja - 1º Sermão para a festa de São Miguel

«Bendizei o Senhor todos os Seus anjos, [...] que executais a
Sua vontade» (Sl 102,20-21)

Celebramos hoje a festa dos santos anjos. [...] Mas que podemos dizer destes espíritos angélicos? Eis o que nos diz a fé: acreditamos que eles gozam da presença e da visão de Deus, que possuem uma felicidade sem fim, os bens do Senhor que «nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passaram pelo pensamento do homem» (1Cor 2,9). O que pode um simples mortal dizer sobre este assunto a outros mortais, ele que é incapaz de conceber tais coisas? [...] Se é impossível falar da glória dos santos anjos em Deus, podemos pelo menos falar da graça e do amor que eles manifestam relativamente a nós, pois gozam, não apenas de uma dignidade incomparável, mas também de um espírito de serviço cheio de bondade. [...] Não podendo compreender a sua glória, deixamo-nos prender tanto mais fortemente à misericórdia de que estão cheios estes familiares de Deus, cidadãos do céu e príncipes do paraíso.

O próprio apóstolo Paulo, que contemplou com os seus olhos a corte celestial e que conheceu os seus segredos (2Cor 12,2), atesta que todos os anjos são «espíritos ao serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão-de herdar a salvação» (2Cor 12,2). Não tomeis tal afirmação por inconcebível, pois o Criador, o próprio Rei dos anjos, «não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por todos» (Mc 10,45). Que anjo desdenharia pois tal serviço, onde o precedeu Aquele que os anjos servem no céu com pressa e alegria?

Homenagem dos Homens do Terço a Pe. Idalmo

“Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isso fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem.” (I Tim 4,16)

Nós, do Grupo de Orações Terço dos Homens “Mãe Rainha”, reconhecemos em Pe. Idalmo, este ensinamento de São Paulo: perseverança, disciplina e dedicação total a instrução dos paroquianos. E, mais! Pe. Idalmo é um incentivador! Suas palavras, seus conselhos sempre vêm repletos de entusiasmo, de otimismo o que até nos remete a Jo 1,7: “Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente, observar toda a lei…”

Sim, nosso padre, em todas as oportunidades nos anima e nos enche de esperança para continuarmos no caminho do Senhor.

Por tudo isso, desejamos felicidades e bênçãos de Deus para ele, almejamos e pedimos ao Pai do Céu que Pe. Idalmo permaneça muitos anos a frente de nossa Paróquia, com o mesmo entusiasmo, com alegria e saúde.

Muito obrigado Pe. Idalmo por nos ter dado essa oportunidade de conhecer esse novo caminho, que é o de Maria Santíssima.

Grupo de Oração terço dos Homens "Mãe Rainha"

PADRE JOSÉ MANUEL CELEBRA NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS!

Nesta quarta-feira dia 28 de setembro do corrente ano, a noite de novena dos festejos de São Francisco de Assis foi celebrada pelo Pároco José Manuel da Silva e como côo – celebrante o nosso Pároco Padre Idalmo César Barbosa Fernandes, e o Tema desta noite foi: Com São Francisco amar a palavra de Deus. Na sua Homilia o Pe. da Comunidade de Barros Preto atribui conselhos voltados para o amor ao próximo, trazendo em suas palavras conselhos voltados para a educação do município e colocando pontos onde devemos trabalhar com a palavra de Deus, ressaltando a paciência do afeto amoroso.

Noite dedicada: Terço dos Homens, Escola Estadual Virgílio Furtado, Cartório Local e Comunidades: Inharé, Barros Preto; Pastorais de Nossa Senhora da Conceição de Barros Preto e ao Terço dos Homens. Após o termino da celebração, os alunos da escola São Francisco apresentaram peças teatrais simbolizando o mundo das drogas vivenciado no dias atuais de hoje, dando como forma de alerta para os jovens.

ESTAS FOTOS FORAM COPIADAS DO BLOG 24 BARROS PRETO


Afilhadas da Noite: Socorro Fonseca, Djanira, Solange e Sazila

Homens do Terço
Aniversariante do dia Solange Cabral
Afilhadas de São Francisco: D. Alaide e sua Mãe
Afilhados: Djanira e José Gomes
Quivia e Marcos
Afilhadas: Guida, Micarla e Socorro Fonseca
Entrada: Francisco com o Estandarte do Terço
Entrada: Bião com o Terço e José Antonio com Mãe Rainha
O Senhor Luiz representando Barros Preto com a Imagem de N. S. da Conceição
Bandeira da E. E. São Francisco
Leitores da Noite: Rafaela Medeiros e Manoel Lopes
Celebrantes da Noite: Pe. José Manoel e Pe. Idalmo César

Djanilton entrando com o Livro da Vida
Pe. Idalmo recebe o Livro Sagrado
Pe. Idalmo Proclamando a palavra
Pe. José Emanoel transmitindo sua mensagem na homilia

Elevação do Vinho
Elevação do Pão e do Vinho - Pe. José Emanoel e Pe. Idalmo
Cântico da Oração que o Senhor nos ensinou - Pai Nosso
Santa Cumunhão
Afilhados recebendo a Benção do Sacerdote
Afilhados recebendo a Lembrança deste dia




Patrocinadora da Noite recebendo a sua Lembrança
Ministério de Música da Noite: Ilana, Eliana, Coroinha, Mena e Adelina
Comentarista da Noite: José Jorge
No teclado: Boy
Apresentação de uma peça Teatral da Escola São Francisco


Prof. Leodicéia e sua turma
Prof. Rosilene






Grupo de Oração Terço dos Homens "Mãe Rainha"

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: São Venceslau, mártir; São Lourenço Ruiz e companheiros, mártires; Beata Amalia Abad Casasempere, mártir

Primeira Leitura: Neemias 2,1-8
Leitura do Livro de Neemias:

1Era o mês de Nisã, no vigésimo ano do rei Artaxerxes. Como o vinho estivesse diante do rei, eu peguei no vinho e ofereci-o ao rei. Como em sua presença eu nunca podia estar triste, 2o rei disse-me: 'Por que estás com a fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração'. Fiquei muito apreensivo e disse ao rei: 3'Que o rei viva para sempre! Como o meu rosto poderia não estar triste, quando está em ruínas a cidade onde estão os túmulos de meus pais e suas portas foram consumidas pelo fogo?' 4E o rei disse-me: 'O que desejas?' Então, fazendo uma oração ao Deus do céu, 5eu disse ao rei: 'Se for do agrado do rei e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para a Judéia, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la'. 6O rei, junto de quem a rainha se sentara, perguntou-me: 'Quanto tempo vai durar a tua viagem e quando estarás de volta?' Eu indiquei-lhe a data do regresso e ele autorizou-me a partir. 7Eu disse ainda ao rei: 'Se parecer bem ao rei, sejam-me dadas cartas para os governadores de além do rio, para que me deixem passar, até que chegue à Judéia. 8E também outra carta para Asaf, guarda da floresta do rei, para que me forneça madeira de construção para as portas da cidadela do templo, para as muralhas da cidade, e para a casa em que vou morar'. E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 136

Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião. Nos salgueiros por ali penduramos nossas harpas.

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

Pois foi lá que os opressores nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: 'Cantai hoje para nós algum canto de Sião!'

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão!

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria!

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,57-62
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: 'Eu te seguirei para onde quer que fores.' 58Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.' 59Jesus disse a outro: 'Segue-me.' Este respondeu: 'Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai.' 60Jesus respondeu: 'Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus.' 61Um outro ainda lhe disse: 'Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares.' 62Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.'

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por Um companheiro de São Francisco de Assis (séc. XIII)
Sacrum commercium, 22

«O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça»

Ó Senhora Pobreza, o filho do Pai soberano enamorou-Se da tua formosura (Sb 8,2) [...], sabendo que serias a mais fiel das companheiras. Antes de Ele ter descido da Sua pátria luminosa, foste tu quem lhe preparou um lugar conveniente, um trono onde Se sentar, um leito onde descansar: a paupérrima Virgem, de quem nasceu. Desde o Seu nascimento estiveste à Sua cabeceira; deitaram-nO «numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria» (Lc 2,7). E tu acompanhaste-O sempre, enquanto Ele esteve na terra: «as raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». Quando começou a ensinar, depois de ter deixado os profetas falarem em Seu nome, foi a ti quem primeiro Ele elogiou: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu!» (Mt 5,3).

Depois, ao escolher alguns amigos como Suas testemunhas para a salvação da humanidade, não foi por comerciantes ricos que optou, mas por modestos pescadores, para a todos mostrar o quanto a estima que te tem, Senhora Pobreza, devia gerar amor por ti. Por fim, como se fosse necessária uma prova gloriosa e definitiva do teu valor, da tua nobreza, da tua coragem e da tua proeminência sobre as outras virtudes, foste a única a manter-te ligada ao Rei da glória, enquanto os amigos escolhidos o abandonaram.

Companheira fiel, terna amante, nem por um instante O deixaste; a Ele cada vez mais ligada ficaste, à medida que O vias mais e mais universalmente desprezado [...]. Foste tu a única a consolá-lO. Não O deixaste até à morte, «e morte de cruz» (Fl 2,8), nu, com os braços abertos em esforço, com as mãos e os pés trespassados por pregos [...], de tal forma que nada mais Lhe restava para mostrar da Sua glória para além de ti.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

TERCEIRO DIA DE NOVENA

FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Tema: "SÃO FRANCISCO, MODELO DE MISSIONÁRIO A SERVIÇO DO REINO".
LAJES PINTADAS-RN
PARTE RELIGIOSA: DE 25 DE SETEMBRO À 04 DE OUTUBRO DE 2011.


CONVITE

Queridos Irmãos e Irmãs, estamos celebrando a festa do nosso Padroeiro nestes dez anos de criação da nossa Paróquia, pôr isso temos a honra de convidar você e sua família para celebrar conosco a festa que é nossa. Como também reavivar a adesão de Discípulos Missionário de Jesus, e o compromisso de uma vida de serviço e missão.
Venha Participoar da Festa de São Francisco, Padroeiro de de Lajes Pintadas - RN.
Pe. Idalmo César Barbosa Fernandes - Pároco

DIA 27 - TERÇA - FEIRA
Sub tema:
Com São Francisco, acolher os pobres
05h00min: Caminhada saindo da Igreja até a resid~encia de D. Creuza André - Terço da Misericórdia
05h30min: Celebração Eucarística
06h30min: Café partilhado - Resp.Pastoral da PASCOM e coleta - participantes do Estudo Bíblico
12h00min: Ofício de Nossa Senhora - Resp. Missionários do setor 3 - Pastoral do Dízimo e Catequese
19h00min: Celebração Eucarística
Noite dedicada: Secretaria de Assistência Social e suas Ramficações, Conselho Tutelar, AAPL, Desportista, Ateliê do Artesão - Comunidades: Pedra Preta, Bento Nunes e Tapera - Pastoral da PASCOM e da Coleta.

Fotos de Santa Terezinha



EVANGELHO DO DIA

SANTO DO DIA: São Vicente de Paulo, Presbítero; Beato Lourenço de Ripafratta, presbítero

Primeira Leitura: Zacarias 8,20-23
Leitura da Profecia de Zacarias:

20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: 'Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: 'Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 86

O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: 'Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança'.

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: 'Foi ali que estes nasceram'. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: 'Estão em ti as nossas fontes!'

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,51-56
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?' 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Boaventura
(1221-1274), franciscano, Doutor da Igreja - Itinerário da alma para Deus, 7 (trad: Breviário)

Jesus dirigiu-Se resolutamente para Jerusalém

Cristo é o caminho e a porta. Cristo é a escada e o veículo, [...] e o sacramento escondido desde os séculos. Quem olha para este propiciatório de rosto plenamente voltado para Ele, contemplando-O suspenso na cruz com fé, esperança e caridade, com devoção, admiração e alegria, com veneração, louvor e júbilo, realiza com Ele a Páscoa, isto é, a passagem. E assim por meio da vara da cruz, atravessa o Mar Vermelho. [...] Nesta passagem, se for perfeita, é necessário que se deixem todas as operações intelectivas e que o ápice mais sublime do amor seja transferido e transformado totalmente em Deus. Isto porém é uma realidade mística e ocultíssima, que «ninguém conhece a não ser quem recebe» (Ap 2,17), que ninguém recebe senão quem deseja, nem deseja senão aquele que é inflamado, até à medula da alma, pelo fogo do Espírito Santo, que Cristo enviou à terra. Por isso diz o Apóstolo que esta sabedoria mística é revelada pelo Espírito Santo.

Se pretendes saber como isto sucede, interroga a graça e não a ciência [...], a nuvem e não a claridade. Não interrogues a luz, mas o fogo que tudo inflama e transfere para Deus, com unção suavíssima e ardentíssimos afectos. Este fogo é Deus; «a Sua fornalha está em Jerusalém» (Is 31,9). Cristo acendeu-o na chama da Sua ardentíssima Paixão. [...] Quem ama esta morte pode ver a Deus, porque é indubitavelmente verdade que «nenhum homem poderá ver-Me e continuar a viver» (Ex 33,20).

Morramos, pois, e entremos nessa nuvem; imponhamos silêncio às preocupações terrenas, paixões e imaginações; passemos, com Cristo crucificado, «deste mundo para o Pai» (Jo 13,1), a fim de que, ao manifestar-se-nos o Pai, digamos com o apóstolo Filipe: «Isso nos basta» (Jo 14,8); e ouçamos com São Paulo: «Basta-te a Minha graça» (2Cor 12,9); e exultemos com David, exclamando: «Desfalece a minha carne e o meu coração: Deus é o meu refúgio e a minha herança para sempre» (Sl 72,26).