Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ordem da Imaculada Conceição celebra 500 anos

São Paulo (Segunda-feira, 12-09-2011, Gaudium Press) Uma Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, marcou os 500 anos da Ordem da Imaculada Conceição. A celebração eucarística aconteceu na Igreja do Mosteiro da Luz, localizada na região central da capital paulista que acolheu toda a comunidade monástica e representantes de 18 mosteiros da ordem no Brasil.

A Ordem da Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem Maria é um Instituto Religioso de vida contemplativa, de Direito Pontíficio, com votos perpétuos de castidade, pobreza de obediência e clausura, com regra e constituição próprias.

Em sua homilia o arcebispo de São Paulo recordou o testemunho da fundadora da regra Concepcionista, Santa Beatriz, que "recebeu o singular dom da contemplação que é ver as coisas de Deus e comunica-las aos demais".

Dom Odilo Pedro Scherer disse também que, apesar do dogma da Imaculada Conceição ter sido proclamado apenas em 1850, há séculos os cristãos já acreditavam e cultivavam este mistério, inclusive Santa Beatriz. "Ela foi agraciada por Deus com o fervor de promover o culto à Virgem Imaculada".

Segundo a presidente da Federação das Concepcionistas, Madre Maria Auxiliadora do Preciossíssimo Sangue, desde 2008, a ordem em todo o mundo está preparando a comemoração do quinto centenário da Ordem, sendo que o grande destaque será o Congresso Internacional que acontecerá em Toledo, na Espanha, onde nasceu a congregação.

Mesmo se tratando de uma Missa Solene de Ação de Graças, as 13 monjas que vivem em clausura no Mosteiro da Luz, acompanharam a celebração eucarística numa sala que dá acesso - através de uma grande janela - à Igreja. A única vez que obtiveram autorização para deixarem a clausura foi em 2007 para acompanharem a Missa de Canonização de Frei Galvão.

Ordem da Imaculada Conceição

Fundada em 1484, por Santa Beatriz, foi aprovada em 30 de Abril de 1489, pela Bula "Inter Universa" do Papa Inocêncio VIII e canonicamente eregida a 16 de fevereiro de 1491, sendo dotada de regra própria pelo Papa Júlio II, em 17 de Setembro de 1511. Essa regra própria é baseada na forma de vida instituída pela santa fundadora e por ela e por suas companheiras observada desde o início da fundação da ordem.

A Ordem da Imaculada Conceição é caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o amor a Maria Imaculada, a paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia.

Cronologicamente, as concepcionistas foram as primeiras religiosas a desembarcarem na América. A "Concepción do México" foi erigida em 1540 a pedido do bispo dom Juan de Zumárraga. As primeiras clarissas chegariam a Santo Domingo em 1552, isto é, 12 anos depois.

Na América Latina foram fundados 44 novos mosteiros da ordem em pouco mais de meio século. Destas, 36 estão no Brasil, México e Colômbia. Em território brasileiro estão instalados 19 mosteiros.

No Mosteiro da Luz, projetado por Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, cujos restos mortais estão depositados neste local.

A regra concepcionista foi oficialmente introduzida na década de 1920 à comunidade de senhoras do recolhimento instituído por Frei Galvão na ocasião da construção do mosteiro.

Hoje a comunidade concepcionista do Mosteiro da Luz conta com 13 monjas.

Com informações da Arquidiocese de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário