Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A devoção a São José é a predileta dos santos depois da Virgem Maria

As estrelas do sonho de São José

Depois da Santíssima Virgem, a devoção a São José foi sempre a devoção predileta dos santos. As relações próximas do Santo Patriarca com Jesus Cristo e Nossa Senhora levaram os justos a recorrerem a Ele, cheios de confiança, na certeza de melhor servirem a Jesus e Maria. É uma devoção de vida interior, uma escola de santidade.

São José é a criatura que mais aproveitou da intimidade de vida com os dois, vida que é o encanto de todas as almas interiores. A sua devoção afervora, leva à Maria Santíssima e ao Coração de Jesus. Muitos santos não cansavam de recomendar a devoção a São José como meio seguro de alcançar a perfeição e chegar à santidade.

A grandeza incomparável do grande santo foi figurada no Antigo Testamento naquelas onze estrelas que José, filho de Jacó, viu a seus pés com o sol e a lua. Segundo os comentários da Escritura, estas estrelas representam os santos que brilham no céu: Fulgebunt tanquam stellae in perpetuas aeternitatesBrilham como estrelas na eternidade.

As estrelas são os Apóstolos, no céu. Todos estão submissos a São José e o veneram depois que Maria e o próprio Jesus lhe obedeceram em Nazaré. Jesus, o sol; Maria, a lua, junto ao novo José da Nova Lei!

O maior dos santos é, pois, o mais querido e venerado dos próprios santos. Os Santos Doutores celebram com panegíricos e comentários admiráveis as glórias de São José, muito antes do esplendor do culto.

Santo Agostinho mostrou a beleza e a excelência da união de José e Maria. São João Crisóstomo exalta os méritos daquele que mereceu ser escolhido entre todos os homens para ser o Pai adotivo do Filho Unigênito de Deus.

São Jerônimo defendeu com ardor, contra os hereges a perpétua virgindade de São José.

São Bernardo fala com tanta ternura de São José como falou de Maria Santíssima.

São Bernardino de Sena é o apóstolo e cantor magnífico das glórias e privilégios de São José!

Santo Tomás de Aquino, com aquela autoridade de Doutor Angélico, defende muitos privilégios e glórias de São José.

Que dizer de São Francisco de Sales, Santo Afonso, Santo Inácio e tantos outros homens de Deus, fundadores de Ordens e Institutos religiosos, apóstolos do povo, doutores do povo cristão, almas angélicas de tantas virgens admiráveis cuja devoção a São José foi tão ardente e fervorosa?

São José é verdadeiramente o santo da devoção dos santos.

(Fonte: Glória e Poder de São José – Mons. Ascanio Brandão – Editora “Ave Maria” – 1957)

Nenhum comentário:

Postar um comentário