SANTO DO DIA: São Lupicino, abade; São Nicolau de Flue
Primeira Leitura: Isaías 49, 8-15
Leitura do livro do Profeta Isaías:
Leitura do livro do Profeta Isaías:
8Isto diz o Senhor: 'Eu atendo teus
pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para
seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para
distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estóo presos:
‘Saí!` e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos`. E todos se alimentam
pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem
fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu
protetor toma conta deles e os conduz às fontes d'água. 11Farei de todos
os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que
estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da
terra de Sinim'. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei
ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos
pobres. 14Disse Sião: ‘O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de
mim!' 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não
ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me
esquecerei de ti.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus
SALMO 144/145
Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é
amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.
R. Misericórdia e piedade é o Senhor.
O Senhor é amor fiel em sua palavra, dá
santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e
levanta todo aquele que tombou.
R. Misericórdia e piedade é o Senhor.
É justo o Senhor em seus caminhos, é
santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.
R. Misericórdia e piedade é o Senhor.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5, 17-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos
judeus: "Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho". 18Então,
os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o
sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: "Em verdade, em verdade vos
digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê
o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho
e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores
ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os
mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De
fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar,
23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra
o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade,
vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui
a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida.
25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já
chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a
ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo,
do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além
disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não
fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que
estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que
fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o
mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu
julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não
procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
- Glória a vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 53; PL 52, 375; CCL 241, 498
São Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 53; PL 52, 375; CCL 241, 498
«Os que estão nos túmulos hão-de ouvir a Sua voz»: «Lázaro, vem cá para fora!» (Jo 11,43)
O
Senhor tinha ressuscitado a filha de Jairo mas, numa altura em que o
cadáver ainda estava quente, a morte ainda só tinha feito metade da sua
obra (cf. Mt 9,18ss). [...] Ressuscitou também o filho único duma mãe,
mas detendo a padiola antes de esta chegar à tumba [...], antes que esse
morto entrasse completamente na lei da morte (cf. Lc 7,11s). Mas o que
se passa com Lázaro é único [...]: Lázaro, em quem todo o poder da morte
já se tinha concretizado e em quem resplandeceu igualmente a imagem
completa da ressurreição. [...] Com efeito, Cristo ressuscitou ao
terceiro dia porque era o Senhor; Lázaro, que era servo, foi chamado à
vida ao quarto dia. [...]
O
Senhor dizia e repetia aos Seus discípulos: «Vamos subir a Jerusalém e o
Filho do Homem vai ser entregue aos sumos-sacerdotes e aos doutores da
Lei, que O vão condenar à morte. Hão-de entregá-Lo aos pagãos, que O vão
escarnecer, açoitar e crucificar» (Mt 20,18ss). E, dizendo isto, via-os
indecisos, tristes, inconsoláveis. Ele sabia que eles tinham de ficar
subjugados ao peso da Paixão, até que nada das suas vidas subsistisse,
nada da sua fé, nada da sua luz pessoal, mas que, pelo contrário, os
seus corações ficariam obscurecidos pela noite quase total da falta de
fé. Foi por isso que fez com que a morte de Lázaro se prolongasse por
quatro dias. [...] Daí que o Senhor tenha dito aos Seus discípulos:
«Lázaro morreu; e Eu, por amor de vós, estou contente por não ter estado
lá» (Jo 11,14-15) [...] «para, assim, poderdes crer». A morte de Lázaro
foi, portanto, necessária, para que, com Lázaro, a fé dos Seus
discípulos também se elevasse da tumba.
«Por
não ter estado lá». E haveria algum lugar onde Cristo não estivesse?
[...] Cristo Deus estava lá, meus irmãos, mas Cristo homem não estava.
Quando Lázaro morreu, Cristo Deus estava lá, mas, agora, Cristo vinha
para junto do morto, uma vez que Cristo Senhor ia entrar na morte: «É na
morte, no túmulo, nos infernos, é aí que todo o poder da morte tem de
ser abatido, por Mim e pela Minha morte».
Nenhum comentário:
Postar um comentário