Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 12 de março de 2012

OS TRÊS CONSELHOS

Certo dia o marido disse para sua esposa que iria arranjar serviço em alguma fazenda. Despediu-se dela, prometendo-se fidelidade mútua, e viajou. Por sorte encontrou um bom patrão, trabalhou vários anos e resolveu voltar para sua casa.
Na saída, muito grato pelos serviços prestados, o patrão perguntou o que preferia como pagamento: – Levar o dinheiro ou receber três conselhos. Preferiu ouvir os três conselhos.
Quais eram?

- Nunca tomes atalhos em tuas caminhadas.
- Nunca te deixes levar pela curiosidade.
- Nunca tomes uma resolução precipitada.

Despediu-se do patrão prometendo seguir fielmente os três conselhos. Durante a viagem teve oportunidade de aplicar os três. Num certo cruzamento do caminho, achou bom pedir informação. Responderam:
- O caminho certo é este. O outro atalha bem e a gente chega mais depressa.
Preferiu seguir o conselho do seu patrão. No dia seguinte ficou sabendo que havia um assaltante no atalho que ele ia tomar.
Caminhando sempre, cansou-se e parou numa pensão para dormir. À noite ouviu uns gritos histéricos, teve a curiosidade de ver o que estava acontecendo, mas pensou no conselho: não te deixes levar pela curiosidade…
No dia seguinte ficou sabendo o que aconteceu e deu graças a Deus: Lá morava uma pessoa louca que gritava de noite e matava quem fosse ver quem estava gritando.
Chegando à sua casa, viu nela um rapaz. Quem será? Dominou o ímpeto que sentiu de provocar uma tragédia, mas lembrou-se do terceiro conselho:
- Nunca tomes uma resolução precipitada. Aproximou-se de vagarinho, pensando o que iria fazer:
- Quem é esse rapaz? – perguntou para a esposa.
- Nosso filho! Eu já o havia concebido e ele nasceu depois de você viajar.
Então se abraçaram efusivamente. Ele braçou também o filho e contou toda a sua longa história.
Depois rezaram e se assentaram para comer o último pão que recebera do seu patrão.
Ao partir o pão, encontrou o dinheiro, o pagamento de quase vinte anos de trabalho dedicado.

Conclusão: Se aprendermos a Doutrina Católica e observarmos os mandamentos, chegaremos alcançaremos a bem-aventurança eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário