Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 14 de março de 2012

MARÇO – O MÊS DE SÃO JOSÉ

4
Dois meses do ano são consagrados à devoção a Maria Santíssima: o mês de Maio e o mês de Outubro (do Santíssimo Rosário). Junho é dedicado à devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus.
Nos últimos tempos, a devoção a São José tomou grande incremento, sobretudo depois que Pio IX entregou ao Santo Patriarca o patrocínio da Igreja universal.
Louvamos a Mãe de Deus, realizando a profecia do “Magnificat”: Beatam me dicent omnes generationesTodas as gerações me hão de chamar bem-aventurada.
Em Março cumpre-se outro oráculo sagrado: – “Qui custos est Domini sui glorificabitur”Glorificamos aquele que mereceu ser o guarda do seu Senhor.
A devoção a São José cresce quanto mais também no mundo vai se desenvolvendo e afervorando a devoção à Santíssima Virgem. Nota-se que desde a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, a devoção a São José foi se propagando talvez como nunca . “O que Deus uniu, o homem não separe.”
Nosso Senhor quis associar São José aos mistérios da vida do Salvador e o uniu à Maria Imaculada nos laços do matrimônio virginal, para que ambos, com Jesus, formassem a Trindade da terra, à semelhança da Trindade celeste. Há um mês de Maria; deveria também ser honrado, em um mês, o Santíssimo José. É justo haver também o mês do Esposo de Maria e Pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Março é, pois, dedicado ao Santo Patriarca.
Louvar a Maria é louvar a Jesus; e louvar a São José, é louvar a Jesus e Maria.
A devoção a São José há de crescer sempre mais. Onde se louvem a Jesus e Maria, seja louvado também São José. Ressoem, em honra de tão grande santo, os cânticos do povo católico: “Te cuncti resonent christianorum chori.”
O mês de Maria é o mês das flores; o mês do Rosário é o mês das rosas do Santo Rosário; o mês de Junho, o mês dos frutos da Santidade, o outono de nossa piedade cada ano, e o mês de Março é o mês dos lírios de São José.

ORIGEM DO MÊS DE SÃO JOSÉ.
A devoção a São José por muitos séculos esteve, senão ignorada e desconhecida, pelo menos não teve o merecido brilho, fervor e entusiasmo. Agora, porém, há duas festas litúrgicas em sua honra: a de 19 de Março e a do Patrocínio, na quarta feira depois do segundo domingo da Páscoa.
Há, em todo mundo, um afervoramento na bela devoção. Era justo que também se escolhesse um mês para São José.
Essa prática de celebrar o mês de São José teve origem na Itália e principalmente na cidade Roma. O povo romano sempre consagrou especial devoção a São José e, assim, não se contentava em honrá-lo apenas em sua festa litúrgica. Algumas pessoas mais resolutas resolveram celebrar, unidas, cada dia do mês de março com uma prática especial.
O Santo Padre abençoou e incentivou a propaganda desta devoção. Da Itália, se difundiu ràpidamente, no século XIX, para a França. Depois tornou-se universal, sendo levada pelas missionárias ao Oriente e ao mundo todo.

Fontes: “Glória e poder de São José” – Mons. Ascânio Brandão – Editora Ave Maria Ltda e “Mística Cidade de Deus”  -  Soror Maria de Ágreda – Edição do Mosteiro Portaceli – Ponto Grossa – Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário