Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Começa em Aparecida a 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasileira

Aparecida (Quarta-feira, 18-04-2012, Gaudium Press) Teve início oficialmente nesta quarta-feira, 18, a 50ª edição da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O evento, que segue até o dia 26 de abril, na cidade de Aparecida, São Paulo, começou com missa presidida pela arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis. A cerimônia contou com a presença dos 335 bispos que participarão do encontro.
assembleia geral.jpg
Dom Raymundo pediu que prelados rezassem a Deus, para que a assembleia fosse conduzida pelo Espírito
Em sua homilia, inicialmente, Dom Raymundo pediu que todos os prelados presentes rezassem a Deus, para que a assembleia fosse conduzida pelo Espírito Santo. Em suas palavras iniciais, o purpurado ainda saudou o Papa Bento XVI pelo seu aniversário de 85 anos e pelo aniversário de 7 anos de pontificado, recordando que este último será comemorado no dia 24 de abril.
O prelado destacou também aos participantes as datas importantes que estão sendo lembradas pelo Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. São elas: o aniversário de 60 anos da CNBB, que será comemorado no dia 14 de outubro deste ano; o jubileu de 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II; o 20º aniversário da promulgação do catecismo da Igreja Católica; além do Ano da Fé, que marcará 2012, e o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, que acontecerá também no mês de outubro em Roma.
Recordadas as datas importantes da Igreja para este ano, Dom Raymundo afirmou que o tempo litúrgico da Páscoa será o pano de fundo da realização da Assembleia e teceu comentários sobre o tema "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja" da Assembleia Geral deste ano. Neste sentido, o arcebispo declarou que "o amor de Deus deve fortalecer o compromisso de todos com o objetivo de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf Jo 10, 10), rumo ao Reino definitivo".

Momentos solenes
Conforme a CNBB, além de suas atividades corriqueiras como debates e eleições, a 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil contará com dois momentos solenes: um acontecerá amanhã, 19, na sessão das 18h, e o outro na última sessão da próxima segunda-feira, no dia 23.
No primeiro, será feita uma homenagem ao jubileu de 50 assembleias realizadas pelo episcopado do país. Conforme a CNBB, este número reforça a importância que cada um destes encontros teve para o fortalecimento da colegialidade episcopal e da animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Já o segundo momento, homenageará os 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II.
A CNBB informa também que no penúltimo dia de evento, 25 de abril, os bispos presentes em Aparecida receberão informações mais detalhadas sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2013. As informações, que mostrarão o caminho percorrido na preparação do evento, virão através de relatório feito por um comissão especialmente convocada pela CNBB e pela a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Demais pautas da Assembleia
Além do tema central, a Assembleia Geral da CNBB será destinada à discussão de diversos temas de grande relevância para a Igreja do país. Entre eles estão: o Fundo da Solidariedade, os 20 anos do Catecismo da Igreja; e a preparação para a 5ª Semana Social Brasileira.
O evento contará ainda com a exposições feitas pelas Comissões para a Amazônia e da Ação Missionária, e votações para delegados do Sínodo dos Bispos. Na ocasião serão eleitos, quatro representantes e dois suplentes para participar do evento que acontecerá em Roma.

Com informações da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário