Igreja

Rádio GOTHMLP

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Meditações para cada uma das Estações da Via Sacra – 1ª, 2ª e 3ª

Senhor, meu Jesus Cristo, com que amor andastes este caminho de dores aos irdes morrer por mim; e eu, quantas vezes vos desprezei, mas agora procuro amar-vos com toda a minha alma, e por isso pesa-me de todo o coração de vos haver ofendido; dignai-vos perdoar-me e permitir que vos siga nesse doloroso caminho. Vós ides morrer por amor de mim; meu Jesus, quero viver e morrer sempre unido a Vós.
1ª Estação – Jesus é condenado à morte
Jaculatória: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos –  Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo.
Nosso Senhor Jesus Cristo foi injustamente condenado por Pilatos à morte de cruz. Seus inimigos O recusaram tanto que não mais suportavam Sua presença entre os viventes, e quiseram a sua morte. Tanto foi assim que a altivez romana, vitoriosa no Reno, no Danúbio, no Nilo e no Mediterrâneo, afogou-se na bacia de Pilatos…
Christianus alter Christus”, o cristão é um outro Cristo.   Compadecei-Vos, ó meu Deus, e dai forças aos verdadeiros cristãos de nossos dias.  Daí forças aos meninos e meninas para recusarem profanar a sua inocência face aos programas de televisão e às aulas de matérias imorais nos colégios; daí forças às mulheres que recusam usar os trajes indecorosos que a moda impõe; daí forças, enfim, àqueles que procuram manter fiéis aos vossos ensinamentos não pactuando com adulterações na divina integridade de vossa doutrina.
Um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

2ª Estação – Jesus com a cruz nas costas
Jaculatória: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos –  Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo.
Considerai a Jesus Cristo caminhando para o Calvário com a cruz nos seus ombros: Ele pensa em nós e oferece a Deus, para a nossa salvação, a morte que vai padecer…
Nosso Senhor Jesus Cristo foi um modelo de paciência. A paciência é a virtude pela qual se sofre para um bem maior. Por exemplo, precisa de paciência aquele que debruça sobre as dores alheias para consolar, como Nosso Senhor consolou os que o procuraram; precisa de paciência o doente para aceitar resignado a dor que um mal incurável lhe impõe.
Dai-nos, Senhor, essa capacidade de suportar o sofrimento, heroicamente, em união com Vossa Mãe Santíssima, até o dia em que tenhamos a coroa da vitória eterna.
Um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

3ª Estação – Jesus cai pela primeira vez
Jaculatória: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos –  Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo.
Considerai esta primeira queda de Jesus debaixo da sua cruz. As carnes do seu corpo estão rasgadas pelos açoites, a sua cabeça coroada de espinhos, o seu sangue corre com abundância. Vergado sob o peso da cruz, é ainda empurrado grosseiramente por soldados desumanos. Mas acima de tudo pairou a determinação de fazer aquilo para o que havia sido enviado pelo Pai celeste.
Ó, meu Deus, dai-nos graças para que, na luta contra o pecado, contra os pecadores e contra aqueles que propagam o mal, nunca abandonarmos  o caminho do dever.  Se correspondermos à vossa graça tudo poderemos. Senhor, nós queremos corresponder à vossa graça. Para isso recorremos à intercessão de vossa Santíssima Mãe.
Um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

Extraído do livro: “As mais elas orações de Santo Afonso”

Nenhum comentário:

Postar um comentário