Igreja

Rádio GOTHMLP

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que é exorcismo?

Exorcismo, na Igreja Católica, é o ritual de expulsar demônios de pessoa(s) ou libertar objetos ou lugares da influência demoníaca.
Deriva-se da palavra grega exorkismós (fazer jurar alguém, adjurar). Mas no tempo dos apóstolos se empregou também no sentido de “expulsar”. (At 19, 13.)
Nosso Senhor Jesus Cristo praticou exorcismos e é dele que a Igreja recebeu o poder de expulsar os demônios. (Mt 10, 1.)
O exorcismo efetua-se não só com orações e bênçãos, mas especialmente por uma ordem categórica dirigida ao demônio. (Exi ab eo, immunde Spiritus.) Há várias espécies de exorcismo:
a) O pequeno exorcismo do batismo (exorcismo batismal), já praticado no século III; da bênção da água e dos santos óleos na quinta-feira santa.
b) O grande exorcismo, prescrito no Ritual, para livrar os possessos do poder do demônio, conhecido desde o século VIII; chama-se também solene. Seu uso depende da licença do bispo; mas também é lícito e eficaz o exorcismo privado, por  exemplo, pelo uso do SS. Nome de Jesus, etc.
 Referências: “Curso de Liturgia” – Pe. João Batista Reus, S. J. e “Católico pode ou não pode? Por quê?” – Pe. Alberto Gambarini
 Exorcismo Breve
“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém”.
Em seguida, persignar-se com água benta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário