Igreja

Rádio GOTHMLP

terça-feira, 27 de agosto de 2013

“A porta, que é Jesus, nunca está fechada, está sempre aberta a todos”, disse Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-08-2013, Gaudium Press) "Esforçai-vos para entrar pela porta estreita", disse o Papa Francisco, durante a Oração do Ângelus realizada neste domingo, 25.

O Pontífice recitou a Oração mariana da janela do apartamento Pontifício para os milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. O assunto discursado por ele remeteu sobre a salvação eterna e o convite de Jesus para passarmos pela "porta estreita."
Papa Francisco..jpg
Papa Francisco realiza Oração do Ângelus na janela do apartamento
Pontifício, no Vaticano | Foto: Gustavo Kralj/Gaudiumpress

"O Senhor indica assim qual é o caminho da salvação. Mas qual é a porta que devemos entrar?", perguntou o Santo Padre aos presentes.

O Papa afirmou que a imagem da "porta" aparece várias vezes no Evangelho, evocando "aquela da casa, do lar doméstico, onde encontramos segurança, amor e calor." O Pontífice alentou que "esta porta é o próprio Jesus", "a passagem para a salvação" que nos conduz ao Pai.

O Santo Padre explicou que a porta, "que é Jesus, nunca está fechada, está sempre aberta a todos", ressaltando que Ele prefere sempre acolher o pecador para perdoá-lo e amá-lo.

"Jesus nos diz que existe uma porta que nos faz entrar para a família de Deus, no calor da casa de Deus, da comunhão com Ele. Jesus está te esperando para abraçar-te e para perdoar-te. Não tenha medo. Ele te espera. Tenha ânimo, tenha coragem para entrar na sua porta. Todos são convidados a passar por esta porta, passar pela porta da Fé, entrar na sua vida e deixá-Lo entrar na nossa vida, para que a transforme, renove, dê a ela alegria plena e duradoura."

Logo em seguida, o Papa Francisco observou que todos nós passamos diante de inúmeras portas que nos convidam a entrar, prometendo "uma felicidade que dura um instante" e que "se esgota em si mesma e não tem futuro."

O Vigário de Cristo exortou seus fiéis enfatizando o convite para a salvação: "não tenhamos medo de passar pela porta da Fé em Jesus, de deixá-lo entrar sempre mais na nossa vida, de sairmos dos nossos egoísmos, dos nossos fechamentos, das nossas indiferenças em relação aos outros. Porque Jesus ilumina a nossa vida com uma luz que não se apaga nunca. É uma luz tranquila que dura para sempre e nos dá paz. Assim é a luz que encontramos se entramos pela porta de Jesus."

A ideia da "porta estreita", segundo o Papa, é equivalente a "porta de Jesus", que nos faz abrir nossos corações a Ele como pecadores, "necessitados de sua salvação, do seu perdão, do seu amor, de ter a humildade em acolher a sua misericórdia e de nos deixar renovar por Ele."

O Santo Padre novamente indagou os fiéis presentes na Praça São Pedro:

"E eu pergunto a vocês: vocês são cristãos de etiqueta ou de verdade? Mas cada um de nós responda dentro de si mesmo. Nunca cristãos de etiqueta! Mas cristãos de verdade, de coração. Ser cristão é viver e testemunhar a Fé na oração, nas obras de caridade, na promoção da justiça, no fazer o bem. Pela porta estreita que é Cristo deve passar toda a nossa vida."

Ao finalizar a oração, o Papa Francisco pediu a intercessão da Virgem Maria, Porta do Céu, para que "nos ajude a atravessar a porta da Fé, a deixar que o seu Filho transforme a nossa existência como transformou a sua para levar a todos a alegria do Evangelho."

O Pontífice ainda saudou diversos grupos religiosos, incluindo um grupo vindo de São Paulo, recordando que este período marca o fim das férias de verão e desejou a todos "um retorno sereno aos compromissos da vida cotidiana, olhando o futuro com esperança." (LMI)

Com informações Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário