Igreja

Rádio GOTHMLP

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

“O que seria da Igreja no Brasil sem os catequistas?”, diz Dom Jacinto Bergmann

Brasília (Terça-feira, 20-08-2013, Gaudium Press) Neste próximo domingo, 25, será celebrado pela Igreja no Brasil o Dia do Catequista. Por ocasião da data, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Jacinto Bergmann, divulgou uma mensagem destinada a todos os catequistas dos Estados brasileiros.

Na mensagem, Dom Jacinto descreve que "um grande grito de louvor e ação de graças brota do nosso coração, Catequese.jpgporocasião, mais uma vez, do Dia do Catequista", onde celebramos o ministério Bíblico-Catequético "de todos nós", considerado essencial na vida da Igreja.

"O que seria da Igreja no Brasil sem a plêiade de catequistas espalhados por todas as "periferias existenciais" do seu imenso território?", indagou Dom Jacinto aos seus leitores.

O presidente da Comissão Episcopal da CNBB rememorou os estudos refletidos sobre o documento da "Catequese Renovada", em alusão ao Ano da Fé.

Ele desejou que cada catequista sentisse a profunda alegria pelas vidas geradas através dos ensinamentos do Evangelho, que impulsionaram a caminhada eclesial da Igreja.

"Muitos de vocês guardam na mente e no coração o grande mutirão, um verdadeiro "vendaval", provocado pelo Espírito Santo, que trazia um dinamismo novo à nossa prática Bíblico-Catequética", destacou.

Dom Jacinto retratou a dedicação e os esforços dos catequistas, "que gastaram o melhor de suas vidas para divulgar e tornar vivo em nossas comunidades este espírito novo."

Ao falar sobre a determinação de Frei Bernardo Cansi, pertencente a ordem dos capuchinhos e membro da Província do Brasil Central e da Academia de Letras de Brasília, ressaltou que ele fez da "Catequese Renovada" a "sua grande missão para servir Jesus Cristo de forma incansável."

"Na pessoa dele agradecemos a Deus toda a nuvem de catequistas e biblistas a serviço da renovação Bíblico-Catequética. E também agradecemos a Deus por cada um de vocês que até hoje lutam e, sem esmorecer, continuam a lutar para tornar realidade o processo de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, que são os frutos atuais desse esforço de renovação", disse Dom Jacinto.

Referente à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o presidente da Comissão Bíblico-Catequética afirmou que o evento promoveu um profundo processo Bíblico-Catequético, envolvendo um grande número de bispos, presbíteros, religiosos e leigos, especialmente os jovens vindos de diversos países para o encontro com o Papa Francisco, considerado o "catequista principal."

"Uma catequese, feita por ele (Papa Francisco), de gestos, de atitudes, de simbologias e de palavras cheias de afeto e unção dirigidas ao coração dos jovens e de todas as pessoas, provocando ânimo, coragem, esperança e intensa alegria. Uma perfeita experiência de catequese, como o próprio documento "Catequese Renovada" propõe", ressaltou.
No final, Dom Jacinto agradeceu o papel de Nossa Senhora Aparecida, "grande catequista que sustenta a Fé, a esperança e o amor do nosso povo brasileiro. Que Ela esteja sempre ao nosso lado e nos alcance a bênção da Trindade Santa", finalizou. (LMI)

Com informações CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário